Alemanha Ocidental. Pouco antes do final do ano, o apóstolo maior Jean-Luc Schneider visita a Igreja Regional da Alemanha Ocidental. Ele realizará o serviço divino do quarto domingo de advento, dia 19 de dezembro de 2021, na comunidade de Troisdorf. O serviço divino pode ser acompanhado ao vivo em muitas comunidades e através da internet e começa às 9 horas de Portugal Continental. Por volta das 8:50 da manhã será apresentado um pequeno filme.
Desta vez, o dirigente da Igreja Internacional vem à Alemanha Ocidental de forma planeada e anunciada. As duas últimas visitas foram uma surpresa para as comunidades: no dia 4 de julho, o apóstolo maior oficiou inesperadamente o serviço divino para os falecidos na comunidade de Velbert-Mitte e no dia 25 de julho, na comunidade de Bensheim, ambas na Alemanha Ocidental.
Mas o facto de o apóstolo maior vir a Troisdorf, também não é nada que tenha sido decidido há muito tempo. Originalmente estava previsto que o serviço seria realizado no grande salão do Hotel Maritim em Bona, a antiga capital da Alemanha. Estavam convidados mais de mil membros da Igreja dos distritos de Bona, Colónia Oriental e Colónia Ocidental. No entanto, a direção da Igreja decidiu há algumas semanas que um serviço divino com tantos participantes não seria apropriado enquanto se está a passar pela quarta onda da pandemia do coronavírus. Além disso, teria havido muitas imposições de segurança por parte das autoridades sanitárias para um "evento grande" como este.
Foi por isso que se decidiu a curto prazo que o serviço divino seria transferido para Troisdorf. Esta comunidade já é conhecida por numerosos serviços divinos por videotransmissão que têm sido emitidos a partir daí.
Como habitualmente, o serviço divino pode ser seguido ao vivo em muitas comunidades na área de trabalho do apóstolo de distrito Rainer Storck. Para este fim, é transmitido via satélite e pela internet. O sermão pode ser visto e ouvido nas comunidades da Alemanha Ocidental, Holanda e Portugal, assim como em outras Igrejas Regionais assistidas na Europa. Além disso, o sermão será transmitido através do portal IPTV interno da Igreja, bem como no canal YouTube da Igreja Nova Apostólica Portugal, sob www.inavideo.pt. O serviço também estará disponível noutros idiomas no YouTube: Além da língua gestual, os idiomas incluem inglês, lituano, albanês, português e russo.
Passados mais de 30 anos, será o último serviço divino a ser transmitido via satélite. A partir do próximo ano, a Igreja Nova Apostólica na Europa apostará nas transmissões via internet. Para este fim, a Igreja vai utilizar o portal IPTV, que foi completamente atualizado este ano. Assim, no futuro, as comunidades não receberão mais serviços divinos através das parabólicas no telhado das igrejas, mas através de uma ligação DSL em combinação com um mini-computador.
Esta mudança tecnológica foi decidida pelos apóstolos de distrito da Europa na sua reunião na primavera de 2021. O resultado será uma redução dos custos e, ao mesmo tempo, uma maior gama de possíveis serviços adicionais. Em vez do camião de transmissão normalmente usado, a editora Bischoff, que pertence à Igreja, irá operar no futuro com três carrinhas de transmissão IPTV totalmente equipadas. Esta descentralização torna possível o uso simultâneo em vários locais e - para além das transmissões em todo o mundo ou em toda a Igreja - permite cada vez mais transmissões regionais ou distritais.
A receção das transmissões é controlada através de um portal de IPTV cujos acessos devem ser geridos pelas próprias comunidades. Desta forma, as comunidades com câmaras próprias também podem oferecer transmissões para os seus membros que não possam participar presencialmente no serviço divino. Apesar desta expansão das possibilidades, os custos para as Igrejas Regionais vão diminuir.
© Igreja Nova Apostólica Portugal