No domingo passado, dia 20 de maio de 2012, o bispo Diniz realizou um pequeno workshop com a juventude da comunidade de São Brás no qual participaram seis jovens.
A palavra que serviu de base para orientação dos trabalhos foi extraída de:
Provérbios 4,11-12
No caminho da sabedoria te ensinei, e pelas carreiras direitas te fiz andar. Por elas andando, não se embaraçarão os teus passos; e, se correres, não tropeçarás.
Tratam -se, portanto, de caminhos que temos que percorrer como por exemplo:
- O caminho da sabedoria;
- Tratam-se de coisas que podem acontecer nestes caminhos;
- Trata-se de Deus, que nos fez a sua oferta.
Para andarmos no caminho da sabedoria com segurança e não tropeçarmos, temos que ter também muito em conta o que está escrito em II Crónicas 18:4
«Consulta hoje, peço-te, a palavra do Senhor. »
Fez-se uma abordagem na base destas palavras e dos respetivos tópicos.
Depois foram preparadas 4 pequenas histórias para serem discutidas; duas das quais foram abordadas por todos em conjunto e as duas últimas trabalhadas em trabalho de grupo:
No contexto destas histórias a pergunta central era:
Como lidaríamos nós (sobretudo como lidarias TU) com situações e perguntas idênticas que se cruzassem no nosso/TEU caminho?
Depois ainda perguntou-se:
- O que fariam em lugar deles?
- Qual é a relevância que Deus/Jesus têm neste contexto?
- Que ilações e aprendizagens retiramos destes exemplos?
Workshop
Cada grupo, constituído por 3 elementos, dispôs de um quadro de cortiça com folhas, pioneses e marcadores. Os dois grupos foram distribuídos pela sacristia e sala das crianças. No fim, cada grupo escolheu um porta-voz para apresentar o resultado dos trabalhos. À semelhança dos resultados da reunião de jovens em Corroios também aqui a juventude concluiu que Deus deve ter sempre a devida importância nas nossas decisões. Devemos escutar a sua palavra e procurar uma estreita ligação com os nossos portadores de bênção. Assim andaremos seguros no caminho que Deus nos preparou.
© Igreja Nova Apostólica Portugal