Düsseldorf. Por quatro dias, a capital da Renânia do Norte-Vestefália tornou-se o centro do mundo novo-apostólico de toda a Europa e não só, pois estavam também presentes alguns jovens da África do Sul, da Austrália e até da Coreia do Sul.
Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer...
Este velho ditado português descreve na perfeição os primeiros passos dos nossos jovens no dia 21 de Maio de 2009. Alguns deles tiveram de levantar-se às duas da manhã, outros, no caso dos jovens da Madeira e dos Açores, até tiveram de viajar na véspera.
Primeiro encontro no aeroporto de Lisboa
De manhã cedo, todos se encontraram no aeroporto de Lisboa, o ponto de partida para Frankfurt, Alemanha. Vindos de todos os cantos do país, de avião, autocarro, carrinha ou carros particulares. Dois jovens partiram directamente da Polónia e da Suíça, respectivamente. Boa disposição e grande expectativa caracterizaram a atmosfera vivida. Após algumas peripécias, nomeadamente uma troca de nome de um dos jovens, que quase impossibilitou a sua viagem, finalmente, a aventura começou.
Chegada à Alemanha
Após cerca de duas horas e meia de voo, chegada a Frankfurt. Não havia tempo a perder: foi só buscar as malas e entrar no autocarro que já estava à espera. Mais uma viagem de cerca de duas horas até chegar ao destino final, a Arena LTU em Düsseldorf.
Recepção lusitana
Ao chegar a Düsseldorf, já se viam as primeiras placas da INA a indicar o caminho para a arena e ao chegar ao recinto, o grupo de 48 jovens e acompanhantes foi surpreendido com a recepção calorosa em português "Bem-vindos a Düsseldorf" e a bandeira portuguesa também não faltou.
Quatro dias de festa cristã
Desde o primeiro minuto ao último, foi um evento espantoso, caracterizado por uma boa organização, uma variedade fantástica de eventos, um sentimento vigoroso de comunhão sem fronteiras e uma vivência da presença divina que nenhum dos participantes vai esquecer tão depressa. O próprio apóstolo maior expressou que nunca teria vivenciado tal coisa. Descrever os grandiosos serviços divinos, todos os eventos musicais e corais, os debates interessantes e francos, as brincadeiras, os efeitos especiais da "noite das luzes", as actividades desportivas e artísticas etc. etc. é praticamente impossível. Só revendo o Guia que foi entregue a cada participante e, mesmo assim, ainda não seria suficiente.
Será que haverá mais um?
A unanimidade foi esmagadora: todos os participantes agradeceram entusiasticamente ao apóstolo maior e pediram "bis". Fica aqui a pergunta: amado apóstolo maior, quando será o próximo Dia Europeu (ou Mundial) da Juventude?
Obrigado não chega
Grande gratidão, é o que todos sentiram. Foram feitos grandes sacrifícios. Ninguém imagina quantos milhares de ajudantes houve nos bastidores. Este evento precisou de dois anos de preparação! Seria impensável realizar algo desta envergadura sem a ajuda de tantos voluntários. Fica aqui expresso o agradecimento de todos os jovens portugueses. Mas essa gratidão expressar-se-á também nos nosso actos!
Juventude nova-apostólica portuguesa
Durante uma reunião de ministros, o bispo Diniz descreveu um dos efeitos desta grande vivência da seguinte forma: "os nossos jovens partiram como jovens de diversas comunidades e regiões mas voltaram como A JUVENTUDE NOVA-APOSTÓLICA PORTUGUESA", o que expressa a aproximação que houve entre todos.
Reviver imagens e sons
Para quem não esteve presente, ou para todos os que queiram reviver alguns momentos indescritíveis, fica aqui a sugestão: procurem no "Youtube" por "EJT 2009 Düsseldorf" e encontrarão centenas de vídeos sobre os principais eventos.
Mas vejam também aqui no site, a nossa galeria do EJT 2009.
© Igreja Nova Apostólica Portugal