Dortmund. A 25 de agosto de 1985, precisamente há 30 anos, o apóstolo maior Hans Urwyler oficiou um serviço divino no pavilhão “Rudolf-Oetker-Halle” em Bielefeld. Nesse serviço divino foram ordenados três apóstolos para três países assistidos pela Renânia do Norte-Vestefália: Nicoló Augello para o norte do Brasil, Manuel Luiz para Portugal e Sukami Landu Ronsard para Angola.
1985: três apóstolos novos
Em 1981, o apóstolo maior Hans Urwyler incumbiu a área de apóstolo da Renânia do Norte-Vestefália de iniciar o trabalho missionário em Portugal. Em função dos laços ainda existentes com outros países de expressão lusófona, Portugal também foi o ponto de partida para muitos outros países em que se fala o português. Um ano mais tarde, deu-se início ao trabalho de assistência pastoral no arquipélago de Cabo Verde e em 1983 foram feitas as primeiras viagens para São Tomé e Príncipe, para o norte do Brasil e para Angola.
Até 1985, foram-se desenvolvendo muitas comunidades nos países assistidos pela Renânia do Norte-Vestefália e o número de membros na Igreja foi crescendo cada vez mais. Durante alguns anos, os apóstolos da Alemanha viajaram para todos estes países, tendo muitas vezes de se deparar com certos problemas para obter os vistos. Foi esse um dos motivos que levou o apóstolo de distrito Hermann Engelauf a começar a procurar homens nos respetivos países que assumissem funções de liderança na Igreja.
Manuel Luiz para Portugal
O apóstolo de distrito Engelauf conhecia pessoalmente um dos novos apóstolos: Manuel Luiz. Na sua primeira viagem a Portugal, a 22 de fevereiro de 1982 o apóstolo de distrito Engelauf estava à procura de um imóvel para a Igreja. Em Carcavelos, Sassoeiros, que fica no distrito de Lisboa, interessou-se por um imóvel que estava em construção e foi procurar o vendedor. Foi encontrá-lo numa casa de madeira a ler a Bíblia: Manuel Luiz, o atual apóstolo. Na altura, Manuel Luiz recomendou-lhe outro terreno, que ainda hoje é propriedade da Igreja e no qual se encontra construída a igreja local e a Escola Nova Apostólica.
A partir desse dia, o apóstolo Manuel Luiz começou a acompanhar o grupo vindo da Alemanha por Portugal inteiro. Graças aos seus conhecimentos adquiridos como mediador imobiliário, ajudou a adquirir muitos outros imóveis para a Igreja tanto em Portugal continental, como na Madeira e nos Açores. A 11 de julho de 1983, Manuel Luiz recebeu o Santo Batismo e o Santo Selamento. Em novembro, casou-se com Fátima Jerónimo Monteiro, a diretora da Escola Nova Apostólica em Lisboa. Em novembro de 1983, foi ordenado sacerdote e, mais tarde, evangelista e evangelista de distrito. Em 1985, com 32 anos, foi ordenado em Bielefeld como primeiro apóstolo para Portugal. Atualmente, para além de Portugal, presta também assistência aos cristãos novos-apostólicos na Guiné-Bissau e em Timor-Leste.
Nicoló Augello para o Brasil
Nicoló Augello nasceu a 11 de fevereiro de 1940 na Sicília. Quando tinha 17 anos, os pais imigraram com os cinco filhos para o Brasil. Em Salvador, durante o curso de arquitetura, conheceu a sua esposa que pertencia a uma família nova-apostólica. Em 1982, Nicoló Augello mudou-se com a esposa e os quatro filhos para Regensburg, Alemanha, onde depressa estabeleceram contacto com a comunidade. Em 1983, tornou-se novo-apostólico.
Nessa altura, a administração da Igreja em Dortmund estava à procura de um arquiteto e construtor que supervisionasse a compra de terrenos e a construção de igrejas no norte do Brasil. Nicoló Augello era a pessoa ideal para essa tarefa, uma vez que, para além do italiano, também domina o português e conhecia bem as condições e as leis do país. Mudou-se então para Dortmund e em 1984 recebeu o ministério de diácono. Entre 1984 e 1985, recebeu o ministério de sacerdote, pastor e ancião de distrito. A partir de agosto de 1985 exerceu, durante 20 anos, o ministério de apóstolo da Igreja Nova Apostólica e prestou assistência sobretudo aos crentes no Brasil, sendo aposentado a 1 de agosto de 2005.
Sukami Landu Ronsard para Angola
O apóstolo Sukami Landu Ronsard foi o pioneiro da Igreja Nova Apostólica em Angola. Na primeira viagem de dois apóstolos a Angola, em 1983, ele foi um dos primeiros a receber um ministério. No espaço de poucos meses foi ordenado sacerdote e evangelista. Em Dortmund recebeu o encargo de evangelista de distrito pelo apóstolo de distrito Hermann Engelauf.
Desde o primeiro contacto que tiveram, Ronsard foi sempre companheiro de viagem do então apóstolo Brinkmann, que prestou assistência às primeiras comunidades em Angola. “Sem ele nunca teria sobrevivido as muitas viagens que fiz naquele país marcado pela guerra civil. Ele conseguia arranjar, assim do nada, um jerricã de gasolina”, disse o apóstolo de distrito e.d. Brinkmann lembrando o seu amigo e companheiro.
Entre as visitas do apóstolo da Alemanha, Sukami Landu Ronsard tomava conta das comunidades e mandava ministros para outras zonas e províncias do país para fundarem novas comunidades.
Atentado ao grupo
Em 1989, aconteceu algo que chocou o mundo novo-apostólico e do qual ainda muitos hoje se lembram: no início do ano tudo fazia parecer que em breve a guerra civil em Angola iria terminar. Por isso, em agosto, o apóstolo Armin Brinkmann viajou para o norte de Angola. No domingo, dia 27 de agosto de 1989, oficiou um serviço divino em Uíge.
Depois do serviço divino, os apóstolos Brinkmann e Ronsard, bem como outros irmãos iniciaram a viagem de regresso a Luanda num Jeep branco. Por volta do meio-dia, depois de cerca de uma hora de viagem, à saída de Uíge, três homens abriram inesperadamente fogo contra o Jeep. O apóstolo Ronsard foi atingido e morreu pouco tempo depois. O apóstolo Brinkmann, apesar de ter ficado gravemente ferido, ainda conseguiu tirar o carro da zona de perigo.
Uma grande Igreja Regional
O apóstolo Ronsard deixou a sua esposa Jacky e três filhos. Nos quatro anos em que esteve ativo como apóstolo ele colocou o fundamento para o desenvolvimento abençoado da Igreja em Angola que ainda hoje se faz sentir. No final de 1983, no primeiro ano de atividade da Igreja em Angola, foram criadas três comunidades com 300 membros. Atualmente, 32 anos mais tarde, vivem em Angola 249 000 cristãos novos-apostólicos que se reúnem em mais de 2000 comunidades. Desde 2009 que, a 25 quilómetros de Uíge, uma lápide lembra os primeiros apóstolos angolanos da Igreja Nova Apostólica.
A nac.today, o portal de notícias da Igreja Nova Apostólica Internacional, publicou um retrato detalhado do apóstolo Ronsard.
Cingidos, vestidos e calçados
Para o serviço divino em Bielefeld, no qual foram ordenados os três apóstolos, o apóstolo maior Hans Urwyler escolheu o texto bíblico de Efésios 6,14 e 15: «Estai, pois, firmes, tendo cingido os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçados os pés na preparação do evangelho da paz.»
© Igreja Nova Apostólica Portugal