Dili/Dortmund. Apesar das circunstâncias difíceis, vivem em Timor-Leste mais de 600 cristãos novos-apostólicos. No final de julho de 2015, o apóstolo de distrito Storck visitou os irmãos e irmãs de fé no sudeste da Ásia, onde se deslocou a algumas comunidades, em aldeias de acesso difícil, nas regiões montanhosas, ao redor de Díli, a capital.
O arquipélago da República Democrática de Timor-Leste fica situado no sudeste da Ásia. Desde 2004 que a Igreja Nova Apostólica está representada naquele país. Os 615 membros são assistidos por 38 ministros em 18 comunidades.
Serviço divino em pequenas aldeias
O apóstolo de distrito Rainer Storck iniciou a sua viagem a 22 de julho de 2015. Com partida de Frankfurt, fez escala em Singapura e dali continuou para Díli, a capital de Timor-Leste. Em Díli, o apóstolo de distrito foi recebido, na quinta-feira, dia 23 de julho, pelo apóstolo Manuel Luiz que já se encontrava no país para preparar a visita.
Na sexta-feira, o apóstolo de distrito deslocou-se a Manatuto-Rebutikeon, uma aldeia de cultivo de arroz nas montanhas, onde celebrou um serviço divino para 119 crentes. As pessoas vivem em simples cabanas que, devido às chuvas torrenciais no tempo das monções ou às cobras no verão, são construídas sobre estacas com cerca de um metro de altura.
A prédica do apóstolo de distrito foi traduzida diretamente ao altar, primeiro para português e, depois, para a língua nacional, o tétum.
Circunstâncias difíceis
No dia seguinte, em Manatuto-Behau, uma aldeia piscatória junto à costa, 203 crentes esperavam o apóstolo de distrito para assistirem ao serviço divino. O apóstolo de distrito ficou impressionado, pois, apesar das circunstâncias difíceis, os irmãos e irmãs têm uma fé profunda. Muitas vezes, os cristãos novos-apostólicos em Timor-Leste são agredidos pelos membros de outras igrejas cristãs e as igrejas são destruídas. Numa das comunidades, os irmãos tiveram de reconstruir três vezes os locais onde se reuniam, até os ataques cessarem.
Atualmente, em sete das 18 comunidades, os crentes não podem reunir-se, pois isso seria demasiado perigoso. Os irmãos têm de percorrer, em parte, caminhos difíceis para visitarem os serviços divinos nas comunidades vizinhas.
O primeiro dirigente de comunidade
O terceiro serviço divino que o apóstolo de distrito oficiou foi em Díli, a capital, no Bairro Pité. 220 crentes reuniram-se na igreja central para assistirem ao serviço divino. No mesmo edifício também se encontra a pequena administração da igreja.
Nesse serviço divino, o apóstolo de distrito ordenou o primeiro ancião de distrito naquele país, bem como um evangelista de distrito. Também foram ordenados um pastor, um evangelista e um diácono para fortalecer o grupo dos assistentes pastorais. Para além disso, o apóstolo de distrito Storck ainda ordenou, também pela primeira vez, seis dirigentes de comunidade.
Fundação de uma associação com fundamento jurídico
Na segunda-feira, os ministros reuniram-se para assistir a um seminário. Na parte espiritual falou-se do encontro entre Eliseu e Naamã. A seguir, o apóstolo de distrito Storck apresentou a sua área de trabalho e falou com os ministros sobre o conceito da Igreja de Cristo.
À tarde, juntamente com alguns membros da Igreja, foi fundada a “Associação Neo Apostólica Caritativa”. O objetivo da associação é permitir à Igreja fazer transações legais, como, por exemplo, a construção de igrejas. Já há vários anos que a Igreja Nova Apostólica se vem a esforçar para conseguir alcançar um estatuto oficial no país, o que, até há data, não foi possível devido às burocracias. Com o reconhecimento da associação, o Ministério sinalizou que, no futuro, a Igreja poderá passar a atuar oficialmente no país.
Na terça-feira, dia 28 de julho de 2015, chegou ao fim a primeira visita do apóstolo maior Rainer Storck a Timor-Leste. O país tinha sido assistido pelo apóstolo de distrito Armin Brinkmann até à data em que foi aposentado. Foi ele quem, ainda como apóstolo, fundou as primeiras comunidades em Timor-Leste.
Independência em 2002
Timor-Leste situa-se na Ilha de Timor, entre a Indonésia e a Austrália, e foi uma colónia portuguesa durante cerca de 400 anos. Depois da saída dos portugueses, em 1974, a Indonésia, país vizinho, ocupou o país. Seguiram-se 24 anos de guerra sangrenta. Num referendo da ONU, em 1999, a maioria do povo declarou-se a favor da independência. Depois da ocupação indonésia e do período debaixo da administração da ONU, Timor-Leste tornou-se independente em 2002. Foi assim o primeiro Estado a tornar-se independente no século XXI.
A única fronteira da República Democrática de Timor-Leste separa o arquipélago da parte ocidental da Indonésia, que faz parte da Província de Nusa Tenggara ocidental. A ilha conta atualmente com 1,1 milhões de habitantes.
© Igreja Nova Apostólica Portugal
Mit Hilfe einiger zusätzlicher Dienste können wir mehr Funktionen (z.B. YouTube-Video-Vorschau) anbieten. Sie können Ihre Zustimmung später jederzeit ändern oder zurückziehen.
Diese Internetseite verwendet notwendige Cookies, um die ordnungsgemäße Funktion sicherzustellen. Jeder Nutzer entscheidet selbst, welche zusätzlichen Dienste genutzt werden sollen. Die Zustimmung kann jederzeit zurückgezogen werden.
Nachfolgend lassen sich Dienste anpassen, die auf dieser Website angeboten werden. Jeder Dienst kann nach eigenem Ermessen aktiviert oder deaktiviert werden. Mehr Informationen finden sich in der Datenschutzerklärung.