São Tomé/Príncipe. No início de junho de 2015, o apóstolo de distrito Rainer Storck visitou os cristãos novos-apostólicos de São Tomé e Príncipe. Neste estado insular da África Ocidental, mais de 19 000 pessoas confessam a fé nova-apostólica. Do programa constavam vários serviços divinos e uma reunião com o Primeiro-Ministro. 168 crentes receberam o Santo Selamento.
A viagem do apóstolo de distrito Rainer Storck começou na quinta-feira, dia 4 de junho de 2015, em Bruxelas (Bélgica), de onde partiu em direção a São Tomé, via Lisboa e Acra (Gana). Assim que chegou, à noite, teve uma reunião com o apóstolo Massamba Tuku, o responsável pelo país.
Serviço divino com selamentos em Príncipe
Na sexta-feira de manhã, o apóstolo de distrito seguiu de avião para a Ilha de Príncipe, onde visitou a nova igreja para a comunidade de Aeroporto. Às 11 horas, os cristãos novos-apostólicos da comunidade de Santo António Central reuniram-se para assistir a um serviço divino. Estiveram presentes 247 crentes e 32 receberam o Santo Selamento.
Na parte da tarde, o apóstolo de distrito teve uma reunião com os ministros distritais da ilha. No final da visita à Ilha de Príncipe, o apóstolo de distrito Storck visitou a sepultura do ancião de distrito Aurélio Fernandes que faleceu em outubro de 2014, com 61 anos, de uma doença repentina. A seguir, regressou à ilha principal, São Tomé.
O ancião de distrito Fernandes, para além de ter prestado assistência aos crentes na Ilha de Príncipe desde 2001, trabalhava também no posto médico da Igreja. A Ilha de Príncipe tem uma área de 142 quilómetros quadrados. Dos cerca de 8000 habitantes da ilha, 2133 fazem parte da Igreja Nova Apostólica. Os crentes reúnem-se em 28 comunidades que estão divididas em dois distritos de ancião.
Serviços divinos no sábado e no domingo
No sábado, dia 5 de junho de 2015, às 15 horas, teve lugar um serviço divino na comunidade de Pantaufu, onde se reuniram 460 cristãos para receber o apóstolo de distrito. Também ali, 46 crentes receberam o sacramento do Santo Selamento. Antes disso, o apóstolo de distrito tinha tido várias conversas com os ministros responsáveis.
No domingo, 1124 cristãos novos-apostólicos assistiram ao serviço divino na igreja central de Santana. Neste serviço divino, o apóstolo de distrito selou 90 crentes e celebrou a Santa Ceia para os falecidos.
Visita ao posto médico de Santana
A seguir, o apóstolo de distrito visitou o posto médico de Santana, onde teve reuniões com os funcionários. Para além da assistência em medicina geral, a principal especialidade do posto médico é a medicina técnica dentária, onde também são construídas próteses.
Um jovem colaborador do posto médico regressou no final de maio da Alemanha, depois de ter feito uma formação de seis semanas em técnica de construção de próteses dentárias, em várias empresas. A Igreja financiou a viagem e as empresas ofereceram a formação gratuita.
Na segunda-feira, teve lugar uma reunião com os ministros distritais dos 15 distritos na ilha principal, São Tomé. À tarde, o apóstolo de distrito Storck visitou o posto médico Ototó e o projeto agrícola Terra Batata e realizou reuniões com os funcionários de ambos os projetos. Os temas tratados foram, entre outros, as relações interpessoais, bem como a forma como são usados os donativos da Igreja.
Audiência com o Primeiro-Ministro
No último dia da viagem, o apóstolo de distrito Storck teve uma reunião com o Primeiro-Ministro de São Tomé, Patrice Émery Trovoada, na qual falaram sobre a cooperação entre o governo e a Igreja Nova Apostólica.
Devido à grande escassez de medicamentos no país, o apóstolo de distrito pediu que fosse concedida uma licença à organização caritativa da Igreja Nova Apostólica A.N.A.C. (Ação Nova Apostólica de Caridade), para esta poder importar equipamentos médicos que estão a ser extremamente necessários. O Primeiro-Ministro prometeu intervir perante o Ministério da Saúde para conseguir a aprovação.
Depois de uma reunião final com os apóstolos e bispos, o apóstolo de distrito regressou a Düsseldorf (Alemanha), onde chegou na quarta-feira à tarde.
© Igreja Nova Apostólica Portugal