Angola/Dortmund. Em fevereiro de 2015, o apóstolo maior Jean-Luc Schneider visitará, pela segunda vez, os cristãos novos-apostólicos em Angola. A pedido do apóstolo de distrito Rainer Storck, irá nomear um apóstolo de distrito adjunto, num serviço divino que oficiará na capital, em Luanda. Devido ao crescimento contínuo das comunidades em Angola, o apóstolo de distrito acha necessário reforçar a assistência espiritual no país.
Há 32 anos que existe a Igreja Nova Apostólica em Angola. De um início pequeno e humilde, no tempo de uma terrível guerra civil, desenvolveu-se uma ativa e grande Igreja que conta, atualmente, com quase 250 000 crentes. 15 apóstolos e 10 bispos prestam assistência espiritual aos cristão novos-apostólicos em mais de 2200 comunidades.
A fim de poder melhorar a assistência dos cristãos novos-apostólicos naquele país da África Ocidental, o apóstolo de distrito Rainer Storck pediu ao apóstolo maior para nomear um apóstolo de distrito adjunto, que passará a prestar-lhe apoio e a assumir mais responsabilidade no país. Até à data, existem os assim chamados „Lead-Apostel“, que coordenam os trabalhos nas várias regiões do país: Manuel Eduardo Mbuta, João Uanuque Misselo e Alfonso Avelino.
Apóstolo de distrito adjunto João Uanuque Misselo
O futuro apóstolo de distrito adjunto fazia parte do círculo dos “Lead-Apostel”: João Uanuque Misselo irá colaborar com o apóstolo de distrito Rainer Storck e passará a ser a pessoa de contacto para todos os assuntos que digam respeito à Igreja Regional de Angola. Como apóstolo de distrito adjunto também passará a participar nas Assembleias Internacionais de Apóstolos de Distrito e da Assembleia de Apóstolos de Distrito em África.
“Para mim, esta incumbência significa um alívio no que diz respeito ao trabalho em Angola“, disse o apóstolo de distrito Storck, e acrescentou que o Apóstolo Misselo tem uma boa visão sobre o país, uma vez que, já trabalhou em muitas regiões. “Ele tem uma aparência modesta, mas sabe o que quer”, assim descreveu o apóstolo de distrito o apóstolo Misselo.
A incumbência de apóstolo de distrito adjunto será dada pelo apóstolo maior Jean-Luc Schneider no serviço divino de 22 de fevereiro de 2015, em Luanda. Para além disso, ainda está planeado serem ordenados dois apóstolos: o bispo José Severino Ndala e o ancião de distrito Manuel Quefasse Mupila. Para esse serviço divino na Cidadela em Luanda são esperados 12 000 participantes.
Nasceu na Zâmbia
O apóstolo Misselo é descendente de uma família cristã: já o avô era novo-apostólico e o pai serviu, mais tarde, durante muitos anos, como evangelista em Saurimo (Província de Luanda-Sul). Nasceu a 10 de novembro de 1965, em Ndola (Zâmbia), onde os pais viviam na altura.
Depois de terminar o liceu, tirou um curso de pintor e desenhador e prestava assistência pastoral aos jovens em Kipushi (Zaire), onde a sua família passou a viver mais tarde.
Mudança para o leste de Angola
A pedido de um apóstolo, em 1983, a família mudou-se para o leste de Angola, para ali criar comunidades novas-apostólicas. O pai do apóstolo Misselo trabalhou primeiro na Província de Moxico ao lado do sacerdote José António Livamba, que mais tarde exerceu o ministério de apóstolo.
João Uanuque Misselo assumiu na comunidade a direção do coro e dava as aulas da escola dominical. Em 1985, o então apóstolo Armin Brinkmann fez a primeira vista Moxico e ordenou-o como diácono; tinha ele na altura 20 anos. Três meses depois, recebeu o ministério de sacerdote. Em 1994, por incumbência do apóstolo de distrito Horst Ehlebracht, mudou-se como evangelista de distrito para a Província de Luanda-Sul, onde ainda no mesmo ano foi ordenado ancião de distrito.
Recebeu o ministério de apóstolo em Iserlohn
A 23 de novembro de 1997, em Iserlohn, o na altura ancião de distrito João Uanuque Misselo recebeu do apóstolo maior Richard Fehr o ministério de apóstolo. Nos anos que se seguiram, o apóstolo trabalhou, sobretudo, na Província de Lunda-Sul e Moxico.
Atualmente, o apóstolo Misselo vive com a sua esposa Elizabete Joaquim Sapalo em Saurimo e têm oito filhos.
Primeira visita em 2013
De 7 a 10 de junho de 2013, o apóstolo maior Jean-Luc Schneider visitou pela primeira vez Angola. Num serviço divino, que teve lugar num estádio em Luanda, ordenou quatro apóstolos e três bispos. Nesse serviço divino participaram 13 000 crentes.
© Igreja Nova Apostólica Portugal