Luanda/Angola. No último fim-de-semana de agosto, 1600 jovens participaram no dia da juventude que se realizou em Panguila, no norte de Luanda (Angola). Os jovens pernoitaram num acampamento e vivenciaram um programa com palestras e muita música. No serviço divino de domingo, o apóstolo Manuel Eduardo Mbuta ordenou 110 ministros jovens. O fim-de-semana esteve sob o lema: “façamos obras de amor – jovens ao serviço da Igreja“
O dia da juventude teve lugar num terreno pertencente à Igreja Nova Apostólica, na Província de Bengo, Município de Dande, Bairro Panguila. Na sexta-feira, de manhã, começaram a chegar os primeiros jovens em autocarros alugados. Os organizadores do evento já se encontravam no local há dois dias para assegurar que tanto a parte técnica como a logística funcionassem bem no fim-se-semana.
Participantes dos doze distritos eclesiásticos
Participaram no evento jovens dos doze distritos pertencentes à área de trabalho do bispo Katusevanako Matos de Almeida. Em Angola, esta área é designada diocese A e é uma das doze áreas de bispo em Luanda. Participaram ainda jovens das Províncias Bengo, Huambo, Kuanza Sul e Malanje. Até da Bélgica houve participantes! Trata-se de irmãos que se encontravam de férias na capital, Luanda.
A montagem das tendas prologou-se até a meio da tarde. “Enquanto montavam as tendas, sentia-se entre os jovens uma grande alegria e expetativa, bem como um ambiente agradável”, relatou o bispo Almeida, o anfitrião do fim-se-semana da juventude. Foi com uma oração que, à noite, o bispo deu início ao dia da juventude e deu as boas-vindas aos jovens vindos de outras localidades.
Palestra e seminário
O programa principal teve início no sábado, de manhã, a seguir ao pequeno-almoço, com uma palestra. O sociólogo Dr. Elísio Afonso Ndonga fez uma palestra sobre o tema “delinquência juvenil”. Em paralelo, o bispo Almeida realizou um seminário para os jovens que no domingo iriam receber o ministério de diácono e sacerdote.
A parte espiritual foi baseada no texto bíblico retirado dos Actos dos apóstolos 6,3: «Escolhei, pois, irmãos, de entre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio».
O tema principal do seminário foi o ministério na Igreja Nova Apostólica. Com base no Catecismo, foram tratados temas como os aspetos da ministeriologia, virtudes do ministério, posição do ministro na comunidade, deveres e tarefas, bem como o perfil necessário. Os jovens bombardearam o bispo com perguntas, o que fez com que se desenvolvesse um diálogo muito agradável.
A banda e a orquestra foram um sucesso
Depois do seminário e das palestras seguiu-se uma parte musical. Duas bandas e uma orquestra interpretaram peças do hinário, bem como músicas tradicionais africanas. O entusiasmo e a alegria dos jovens foi tão grande que não queriam deixar os músicos parar de tocar.
Para o final da tarde, os organizadores tinham previsto mais palestras: o apóstolo Manuel Eduardo Mbuta, que chegara entretanto, fez um palestra sobre o tema “o cristão novo-apostólico na sociedade”. O apóstolo abordou, em particular, os 10 artigos de fé, explicou o seu significado e conteúdo e salientou que existem várias possibilidades de viver a fé com seriedade e de forma sustentável dentro da sociedade. Por fim, pediu aos jovens que fossem exemplos na sociedade.
Esclarecimento sobre a saúde
Depois do jantar, seguiu-se uma palestra sobre “ITS” (infeções transmissíveis sexualmente), e a gravidez precoce. Para o efeito, a Igreja convidara a médica do Hospital, a Dr.ª Teresa Nunes.
Esta informou os jovens sobre os tipos, sintomas e consequências de doenças sexualmente transmissíveis e deu instruções para a prevenção. Para além disso, abordou ainda o tema de uma gravidez precoce e dos perigos inerentes. Os jovens acompanharam as instruções com muita atenção e fizeram muitas perguntas.
Para a noite, estavam previstas várias atividades: apresentações de poesia e teatro, brincadeiras e danças, bem como música e outros jogos.
Serviço divino no domingo
No domingo, o serviço divino começou às 10:30 horas. Muito embora sem grandes condições, os jovens vestiram-se e preparam-se nas suas próprias tendas. O serviço divino foi oficiado pelo apóstolo Manuel Eduardo Mbuta, mas também estiveram presentes o apóstolo Zé Nsusu Pembele, os bispos Daniel Lunguenda e Katusevanako Matos de Almeida, bem como todos os ministros distritais da diocese.
Foi grande a alegria dos jovens quando o apóstolo lhes transmitiu os cumprimentos do apóstolo de distrito Rainer Storck, que tinha estado em Angola em abril deste ano.
Sentir a proximidade de Deus
Para a prédica, o apóstolo escolheu o texto bíblico de Daniel 6,26. «... porque Ele é o Deus vivo e para sempre permanente, e o seu reino não se pode destruir; o seu domínio é até ao fim». O apóstolo nomeou Daniel como um exemplo da confiança em Deus. “Através da sua confiança, Daniel pôde contar com a proximidade e a presença de Deus e foi guardado”, disse o apóstolo Mbuta e motivou os jovens a tentar sentir a proximidade e a presença de Deus.
“Isto pode acontecer no serviço divino, onde Deus está presente em palavra e sacramento. Confiem no nosso Deus ainda com mais força, porque só através da confiança se pode sentir a Sua proximidade”, pediu ele aos jovens. E lembrou ainda a oração, pois através da oração o crente também está muito próximo de Deus e vivencia a comunhão com Ele.
Ordenações e noivado
Depois da celebração da Santa Ceia, 110 jovens dirigiram-se ao altar, que se encontrava num atrelado, para receber o ministério. O apóstolo ordenou 72 jovens diáconos e 38 sacerdotes. “Servi ao Senhor com confiança e alegria”, aconselhou o apóstolo. Para além disso, ainda lembrou o lema do ano do apóstolo maior Jean-Luc Schneider: “trabalhai com amor”.
Depois das ordenações, dois jovens receberam a bênção para o noivado. “Desejo que possam sentir que o amor é uma fonte da vida”, disse o apóstolo ao par e motivou-os a apoiarem-se mutuamente na fé e no caminho da vida a dois.
Refeição conjunta
Antes da partida, ainda houve um almoço para todos, durante o qual o apóstolo e os bispos se misturaram com os jovens. Os jovens manifestaram o desejo de que encontros destes se deveriam realizar com maior frequência. Até à data, os dias da juventude têm tido lugar em intervalos irregulares. As despesas são suportadas pelos próprios jovens.
© Igreja Nova Apostólica Portugal