Luanda/Angola. No último fim-de-semana de agosto, 1600 jovens participaram no dia da juventude que se realizou em Panguila, no norte de Luanda (Angola). Os jovens pernoitaram num acampamento e vivenciaram um programa com palestras e muita música. No serviço divino de domingo, o apóstolo Manuel Eduardo Mbuta ordenou 110 ministros jovens. O fim-de-semana esteve sob o lema: “façamos obras de amor – jovens ao serviço da Igreja“
O dia da juventude teve lugar num terreno pertencente à Igreja Nova Apostólica, na Província de Bengo, Município de Dande, Bairro Panguila. Na sexta-feira, de manhã, começaram a chegar os primeiros jovens em autocarros alugados. Os organizadores do evento já se encontravam no local há dois dias para assegurar que tanto a parte técnica como a logística funcionassem bem no fim-se-semana.
Participantes dos doze distritos eclesiásticos
Participaram no evento jovens dos doze distritos pertencentes à área de trabalho do bispo Katusevanako Matos de Almeida. Em Angola, esta área é designada diocese A e é uma das doze áreas de bispo em Luanda. Participaram ainda jovens das Províncias Bengo, Huambo, Kuanza Sul e Malanje. Até da Bélgica houve participantes! Trata-se de irmãos que se encontravam de férias na capital, Luanda.
A montagem das tendas prologou-se até a meio da tarde. “Enquanto montavam as tendas, sentia-se entre os jovens uma grande alegria e expetativa, bem como um ambiente agradável”, relatou o bispo Almeida, o anfitrião do fim-se-semana da juventude. Foi com uma oração que, à noite, o bispo deu início ao dia da juventude e deu as boas-vindas aos jovens vindos de outras localidades.
Palestra e seminário
O programa principal teve início no sábado, de manhã, a seguir ao pequeno-almoço, com uma palestra. O sociólogo Dr. Elísio Afonso Ndonga fez uma palestra sobre o tema “delinquência juvenil”. Em paralelo, o bispo Almeida realizou um seminário para os jovens que no domingo iriam receber o ministério de diácono e sacerdote.
A parte espiritual foi baseada no texto bíblico retirado dos Actos dos apóstolos 6,3: «Escolhei, pois, irmãos, de entre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio».
O tema principal do seminário foi o ministério na Igreja Nova Apostólica. Com base no Catecismo, foram tratados temas como os aspetos da ministeriologia, virtudes do ministério, posição do ministro na comunidade, deveres e tarefas, bem como o perfil necessário. Os jovens bombardearam o bispo com perguntas, o que fez com que se desenvolvesse um diálogo muito agradável.
A banda e a orquestra foram um sucesso
Depois do seminário e das palestras seguiu-se uma parte musical. Duas bandas e uma orquestra interpretaram peças do hinário, bem como músicas tradicionais africanas. O entusiasmo e a alegria dos jovens foi tão grande que não queriam deixar os músicos parar de tocar.
Para o final da tarde, os organizadores tinham previsto mais palestras: o apóstolo Manuel Eduardo Mbuta, que chegara entretanto, fez um palestra sobre o tema “o cristão novo-apostólico na sociedade”. O apóstolo abordou, em particular, os 10 artigos de fé, explicou o seu significado e conteúdo e salientou que existem várias possibilidades de viver a fé com seriedade e de forma sustentável dentro da sociedade. Por fim, pediu aos jovens que fossem exemplos na sociedade.
Esclarecimento sobre a saúde
Depois do jantar, seguiu-se uma palestra sobre “ITS” (infeções transmissíveis sexualmente), e a gravidez precoce. Para o efeito, a Igreja convidara a médica do Hospital, a Dr.ª Teresa Nunes.
Esta informou os jovens sobre os tipos, sintomas e consequências de doenças sexualmente transmissíveis e deu instruções para a prevenção. Para além disso, abordou ainda o tema de uma gravidez precoce e dos perigos inerentes. Os jovens acompanharam as instruções com muita atenção e fizeram muitas perguntas.
Para a noite, estavam previstas várias atividades: apresentações de poesia e teatro, brincadeiras e danças, bem como música e outros jogos.
Serviço divino no domingo
No domingo, o serviço divino começou às 10:30 horas. Muito embora sem grandes condições, os jovens vestiram-se e preparam-se nas suas próprias tendas. O serviço divino foi oficiado pelo apóstolo Manuel Eduardo Mbuta, mas também estiveram presentes o apóstolo Zé Nsusu Pembele, os bispos Daniel Lunguenda e Katusevanako Matos de Almeida, bem como todos os ministros distritais da diocese.
Foi grande a alegria dos jovens quando o apóstolo lhes transmitiu os cumprimentos do apóstolo de distrito Rainer Storck, que tinha estado em Angola em abril deste ano.
Sentir a proximidade de Deus
Para a prédica, o apóstolo escolheu o texto bíblico de Daniel 6,26. «... porque Ele é o Deus vivo e para sempre permanente, e o seu reino não se pode destruir; o seu domínio é até ao fim». O apóstolo nomeou Daniel como um exemplo da confiança em Deus. “Através da sua confiança, Daniel pôde contar com a proximidade e a presença de Deus e foi guardado”, disse o apóstolo Mbuta e motivou os jovens a tentar sentir a proximidade e a presença de Deus.
“Isto pode acontecer no serviço divino, onde Deus está presente em palavra e sacramento. Confiem no nosso Deus ainda com mais força, porque só através da confiança se pode sentir a Sua proximidade”, pediu ele aos jovens. E lembrou ainda a oração, pois através da oração o crente também está muito próximo de Deus e vivencia a comunhão com Ele.
Ordenações e noivado
Depois da celebração da Santa Ceia, 110 jovens dirigiram-se ao altar, que se encontrava num atrelado, para receber o ministério. O apóstolo ordenou 72 jovens diáconos e 38 sacerdotes. “Servi ao Senhor com confiança e alegria”, aconselhou o apóstolo. Para além disso, ainda lembrou o lema do ano do apóstolo maior Jean-Luc Schneider: “trabalhai com amor”.
Depois das ordenações, dois jovens receberam a bênção para o noivado. “Desejo que possam sentir que o amor é uma fonte da vida”, disse o apóstolo ao par e motivou-os a apoiarem-se mutuamente na fé e no caminho da vida a dois.
Refeição conjunta
Antes da partida, ainda houve um almoço para todos, durante o qual o apóstolo e os bispos se misturaram com os jovens. Os jovens manifestaram o desejo de que encontros destes se deveriam realizar com maior frequência. Até à data, os dias da juventude têm tido lugar em intervalos irregulares. As despesas são suportadas pelos próprios jovens.
© Igreja Nova Apostólica Portugal
Mit Hilfe einiger zusätzlicher Dienste können wir mehr Funktionen (z.B. YouTube-Video-Vorschau) anbieten. Sie können Ihre Zustimmung später jederzeit ändern oder zurückziehen.
Diese Internetseite verwendet notwendige Cookies, um die ordnungsgemäße Funktion sicherzustellen. Jeder Nutzer entscheidet selbst, welche zusätzlichen Dienste genutzt werden sollen. Die Zustimmung kann jederzeit zurückgezogen werden.
Nachfolgend lassen sich Dienste anpassen, die auf dieser Website angeboten werden. Jeder Dienst kann nach eigenem Ermessen aktiviert oder deaktiviert werden. Mehr Informationen finden sich in der Datenschutzerklärung.