Gummersbach/Dortmund. No domingo, dia 24 de agosto de 2014, o apóstolo de distrito Rainer Storck celebrou um serviço divino em Gummersbach, RNV, Alemanha. Mais de 28 000 cristãos novos-apostólicos assistiram por satélite, telefone, e internet ao serviço divino na Renânia do Norte-Vestefália e em algumas áreas assistidas pela Igreja Regional. O apóstolo de distrito Storck apelou às comunidades para que se ocupassem ainda mais com o próximo.
No início do serviço divino, o apóstolo de distrito Rainer Storck, dirigente da Igreja Nova Apostólica da Renânia do Norte-Vestefália, dirigiu-se aos cristãos com o texto bíblico da 1.ª de Pedro 5,7: «Lançai sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós». O apóstolo de distrito abordou especificamente determinados grupos etários nas comunidades e citou alguns exemplos de preocupação.
“Lançai toda a vossa ansiedade sobre Deus, Ele prometeu-nos: eu cuido de ti”, afirmou o apóstolo de distrito Storck e acrescentou ainda que isso não significa que as situações se modifiquem de repente e que muitas das vezes também não se modificam como nós o desejamos. “Mas Deus oferece o que cada um necessita para poder enfrentar as situações e para se desenvolver. Esta é a forma de Ele cuidar de nós para que possamos ser felizes”, assim terminou o apóstolo de distrito a primeira parte da prédica.
A condizer com o lema do ano
O texto bíblico que serviu de base à segunda parte da prédica foi retirado de Gálatas 6,2: «Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo». Ao preparar a prédica, o apóstolo de distrito não tinha reparado que este texto bíblico já tinha sido usado no primeiro serviço divino deste ano, pelo apóstolo maior. Por isso mesmo, a palavra também condiz com o lema do ano que nos foi dado pelo apóstolo maior Jean-Luc Schneider: “Trabalhemos com amor”.
“A lei de Cristo pode resumir-se nas palavras de Jesus «ama Deus de todo o coração e o teu próximo como a ti mesmo» [segundo Marcos 12,30-31]”, disse o apóstolo de distrito e explicou o que significa cumprir a lei de Cristo e levar as cargas uns dos outros. Baseando-se no discurso de Jesus, que faz referência ao final dos tempos, o apóstolo de distrito abordou diversos estados da alma que podemos encontrar nas comunidades (segundo Mateus 25,35-40).
Levar as cargas uns dos outros na comunidade
“Nalgum lugar, poderá haver alguém que sente falta de reconhecimento e consideração. Será que estamos dispostos a levar esta carga e a cuidar dessas pessoas? Se assim for, então estamos a cumprir a lei de Cristo”, disse o apóstolo de distrito.
A seguir, enunciou alguns exemplos de coisas que se passam na comunidade e das quais por vezes nem nos apercebemos. “Talvez não compreendamos um ou outro: um porque fala de maneira diferente, outro porque se veste de maneira diferente. No fundo, porque não condizem com a nossa maneira de ser. Nestes casos, também é importante cumprir a lei de Cristo. O mesmo acontece com os que estão cheios de preocupações. Aproximemo-nos deles para os ouvir e conversar com eles. Desta forma ajudamos a levar as suas cargas”.
Cumprir a lei de Cristo
Como último exemplo, relativamente ao que se passa na comunidade, o apóstolo de distrito falou dos desprotegidos, aqueles que já não se conseguem defender. “Vamos ter com eles, vamos protegê-los e ajudá-los, mesmo que nos tenham ofendido, pois isso é algo que pode acontecer quando os crentes se empenham em cumprir a lei de Cristo.”
Os bispos Manfred Bruns e Karl-Erich Makulla, bem como o apóstolo Wilhelm Hoyer sublinharam estes pensamentos ao co-oficiar. O serviço divino central em Gummersbach terminou com a celebração da Santa Ceia na comunidade e da Santa Ceia para os falecidos.
Um serviço divino central por ano
Na Renânia do Norte-Vestefália, o apóstolo de distrito celebra, uma vez por ano, um serviço divino central, o qual é transmitido para muitas comunidades da área de apóstolo de distrito na Europa. Isso torna-se possível através da transmissão via satélite, através da internet e por telefone.
Em Gummersbach estiveram presentes cerca de 337 cristãos novos-apostólicos. Em toda a Europa, assistiram mais de 28 500 almas ao serviço divino por transmissão, entre elas, 1100 acompanharam o serviço divino por telefone e 250 pela internet.
Depois do serviço divino, o apóstolo de distrito Rainer Storck ainda dirigiu algumas palavras de agradecimento aos cristãos da Renânia do Norte-Vestefália.
© Igreja Nova Apostólica Portugal