Portimão. Cerca de 45 jovens, maioritariamente cristãos novos-apostólicos, reuniram-se na igreja de Portimão, para celebrar o dia nacional da Juventude. O evento decorreu durante o fim de semana de 26 e 27 de julho. Como já vem sendo tradição, o apóstolo Manuel Luiz veio acompanhado pelo bispo Dimitrios Diniz. As atividades do encontro tiveram por base o lema: “Com fé e amor servimos ao Senhor”.Portimão. Cerca de 45 jovens, maioritariamente cristãos novos-apostólicos, reuniram-se na igreja de Portimão, para celebrar o dia nacional da Juventude. O evento decorreu durante o fim de semana de 26 e 27 de julho. Como já vem sendo tradição, o apóstolo Manuel Luiz veio acompanhado pelo bispo Dimitrios Diniz. As atividades do encontro tiveram por base o lema: “Com fé e amor servimos ao Senhor”.
O encontro começou com uma oração e breve apresentação das atividades que teriam lugar durante aquele fim de semana. Posto isto, iniciaram-se, em simultâneo, as duas primeiras atividades do encontro: o ensaio do coro e um debate sobre a verdade.
Ensaio do coro
Para o ensaio do coro foram escolhidos cânticos especiais e difíceis, ensaiados na cave da igreja, evitando que ouvidos mais curiosos estragassem a surpresa que estava a ser preparada. Esta atividade não teria sido possível, sem o espírito de sacrifício da dirigente do coro, que adoecera dias antes.
As duas verdades
Entretanto decorria o debate. Este contou com a participação de elementos da audiência, que para além de inventarem nomes peculiares tais como “Marcolino”, encarnaram as personagens, evidenciando talentos na arte da representação.
Com base na representação, foram lançadas na mesa algumas ideias sobre a definição de verdade. Do brainstorming, concluiu-se que existem dois tipos de verdade: a terrena e a divina. A primeira é relativa e, em contexto cristão, implica colocarmo-nos no lugar do outro, de forma a promover o amor fraternal. A segunda refere-se à verdade absoluta e inquestionável de Deus.
O Fundamento da Igreja de Jesus Cristo
Depois do almoço na Pousada da Juventude que se encontrava a escassos metros da igreja, os jovens reuniram-se, novamente, nas instalações da igreja, para um seminário presidido pelo apóstolo Manuel Luiz. Este preparou uma sintética, esquemática e interativa apresentação de PowerPoint onde foi apresentado o conceito da Igreja de Jesus Cristo. No final da exposição oral, os jovens presentes foram submetidos a um teste, o qual foi corrigido posteriormente.
Os ministros e a juventude
Pouco depois do seminário, jovens e ministros voltaram para a pousada, onde puderam desfrutar dos encantos da piscina e do campo de treino. Até os ministros exteriorizaram o seu espírito jovem, juntando-se para jogar voleibol, futebol, badminton, entre outros. É de destacar que o bispo sagrou-se se campeão no jogo do “tiro à baliza”.
O Biblionário e a vitória sem prémio
O frio começava a fazer-se sentir, quando foi anunciado o jogo do biblionário. Neste jogo foram formados vários grupos compostos por cinco elementos cada. Cada elemento do grupo teria de se ajoelhar, à vez, para servir de base para o botão de respostas, que era um balão de água que deveria ser arrebentado, caso a equipa quisesse dar resposta às perguntas que eram feitas. Quem obteve a doce vitória, sem direito a prémio, foi um grupo composto só por elementos femininos.
Caminhada à beira-mar
Com o jantar servido e logo depois da organização das boleias, os jovens e ministros dirigiram-se até à praia do Vau, para uma caminhada à beira-mar, promotora de um momento de contemplação da criação divina.
Serviço divino – o exemplo de Daniel
No dia seguinte, o serviço divino dedicado à juventude começou às 9.30, e foi oficiado pelo apóstolo Manuel Luiz, com base no texto bíblico que se encontra em Daniel 6:27 “Ele livra e salva; faz sinais e maravilhas nos céus e na terra”. O apóstolo salientou a forma como o jovem Daniel, através da sua conduta fiel, esforçada, lutadora, e servil para com o seu Deus, apesar de todas as adversidades, levou o Rei ateu a proferir as palavras presentes no versículo supracitado. Para além disso, concluiu que a nossa missão de propagar o evangelho vai muito além do uso de estratégias inteligentes. Esta missão deverá basear-se na nossa conduta, pois levará outros a reconhecer Deus em nós.
Até pareceu combinado, mas não. Antes da conclusão do serviço divino, o jovem Daniel Sippel foi confirmado no ministério para diácono na comunidade de Aldeia de Palheiros.
Despedidas
Após o serviço divino, os jovens regressaram à pousada onde assistiram a pequenos videoclipes feitos durante o dia da juventude. Depois do almoço, chegou a parte mais custosa: as despedidas e as viagens de regresso.
Observações de uma jovem convidada
«Nós, os jovens, como qualquer ser humano somos sempre influenciados por alguém, seja para o bem ou para mal, e portanto, existem vários motivos que nos levam a ir à Igreja, mesmo sem sabermos muito bem quais os fundamentos da Igreja que seguimos, ou qual a razão da nossa fé. E num mundo onde existem tantas forças, opiniões e influências contraditórias ao serviço a Deus e cumprimento da Sua vontade na nossa vida e na terra, é importante termos bases sólidas para o porquê da nossa fé.
O dia da juventude deste ano teve por base fortalecer, relembrar, e até, dar a conhecer os fundamentos da fé nova apostólica, que devem sempre ser lembrados. Esperamos que estas palavras permaneçam sempre no nosso coração, pelo menos até para ano, porque para o ano há mais! Se Deus quiser!»
© Igreja Nova Apostólica Portugal