São Tomé e Príncipe/Dortmund. Em julho, o apóstolo de distrito Rainer Storck visitou os cristãos novos-apostólicos de São Tomé e Príncipe. Fizeram parte do programa não só vários serviços divinos, como também algumas reuniões. A Igreja Nova Apostólica é a segunda maior Igreja cristã do arquipélago. Mais de dez por cento da população confessa a fé nova-apostólica.
A viagem começou na sexta-feira, dia 11 de Julho de 2014: começando em Düsseldorf, passando por Munique, depois por Lisboa e, por fim, com escala em Accra (Gana), até São Tomé. No sábado, às 19:00 horas, o apóstolo de distrito foi recebido pelo apóstolo responsável, Massamba Tuku, e por alguns ministros.
À noite, o apóstolo de distrito ainda teve uma reunião com o apóstolo para falar sobre as ordenações previstas.
Três serviços divinos na ilha de Príncipe
No domingo, às 9.00 horas, a viagem prosseguiu, com um voo de 35 minutos, até à ilha vizinha de Príncipe, onde se reuniram mais de 200 cristãos novos-apostólicos para assistir ao serviço divino, que teve início às 13h, na igreja central de Santo António. O apóstolo de distrito Storck oficiou o serviço com o texto bíblico que se encontra em 1ª de Samuel 16,7: «(…) porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.»
O apóstolo de distrito apelou aos cristãos que trabalhassem com o coração cheio do amor de Deus e que dominassem o egoísmo.
Baseando-se em exemplos bíblicos, o apóstolo de distrito mencionou que o coração pode ter intentos que não são visíveis no exterior. Por isso, Saúl foi rejeitado, pois preferiu agradar ao povo, em vez de obedecer a Deus. Ananias e Safira foram castigados por terem mentido, para obterem prestígio perante a comunidade.
Mais espaço para o próximo
„Importante é ter um coração cheio de amor pelo próximo”, afirmou o apóstolo de distrito. Para Deus a reconciliação é mais importante do que o sacrifício. “Demos mais espaço ao próximo no nosso coração!”, foi este o pedido feito no serviço divino.
No final da sua visita a Santo António, o apóstolo de distrito Storck ordenou um ancião de distrito, um evangelista de distrito, dois evangelistas e seis sacerdotes.
Serviço divino para ministros
No sábado à tarde, às 16 horas, 177 ministros e as suas esposas reuniram-se na igreja de Picão para assistir a um serviço divino. O texto bíblico que serviu de base à prédica encontra-se em Gálatas 6,9: «E não nos cansemos de fazer bem …». Como exemplos de boas e agradáveis obras a Deus, o apóstolo de distrito mencionou a oração (pelo próximo, pela obra do Senhor, e por nós próprios), a reconciliação e o sacrifício.
Na segunda-feira de manhã, o programa prosseguiu com uma visita ao posto médico, situado no terreno da igreja de Santo António, onde, juntamente com os responsáveis, foram discutidas questões sobre o melhoramento do equipamento do posto, e, em especial, do laboratório. Além disso, o apóstolo de distrito Storck visitou alguns terrenos que podem ser interessantes para a construção da nova igreja.
De barco para o serviço divino
Às 14:30 horas, o apóstolo de distrito Storck, juntamente com o apóstolo Tuku e o evangelista Hermann Bethke, que é responsável pelas áreas de expressão portuguesa, na administração da Igreja em Dortmund, viajaram de barco até à comunidade de Praia Campanha no norte da ilha. Nesta comunidade, o apóstolo de distrito oficiou um serviço divino para 171 crentes . O texto bíblico usado para a prédica foi retirado de João 5, 6: «E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?»
Na terça-feira, depois do regresso de barco e de uma noite de descanso, regressaram de avião à ilha principal, São Tomé, onde, durante o dia, se realizaram algumas reuniões, e onde depois, o apóstolo de distrito visitou o projeto agrícola “Terra Batata”.
Melhoramento do abastecimento de medicamentos
Na quarta-feira, foram recebidos pela Dra. Maria Tomé, a ministra da Saúde e dos Assuntos Sociais. Em diálogo, mencionaram-se os três postos médicos da A.N.A.C. (Ação Nova Apostólica da Caridade) – registada como organização humanitária da igreja em São Tomé e Príncipe – cujo abastecimento de medicamentos decorre, atualmente, com grandes dificuldades de importação. O Governo prometeu emitir o respetivo certificado para a importação de medicamentos.
À tarde, às 16 horas, em Porto Alegre, que fica a duas horas de carro da capital São Tomé, o apóstolo de distrito oficiou mais um serviço divino, no qual participaram 155 crentes. O apóstolo de distrito oficiou com o texto bíblico de Actos 10,28, e ordenou um novo ancião de distrito para o distrito de Caué Angolares.
Reunião com os ministros distritais
A quinta-feira foi dedicada aos ministros distritais de São Tomé. O apóstolo de distrito Storck presidiu um seminário, nas instalações da administração da Igreja, onde os 45 presentes ouviram falar sobre o bom pastor e as suas características, as quais podem ser aplicadas na assistência pastoral. Além disso, ainda foi abordada a liturgia e, para finalizar, o tema “A Igreja de Cristo” contido no Catecismo.
À noite, houve um serviço divino na comunidade Vila Maria, com 265 participantes. O apóstolo de distrito ordenou dois pastores, passando a ser um deles o novo dirigente de comunidade de Vila Maria. Foi aposentado um evangelista de distrito do distrito de Mé-Zóchi Ototó e um novo foi ordenado.
Convidados de Angola
O apóstolo de distrito Storck convidou os três apóstolos regionais de Angola que chegaram, nessa noite, com um pequeno atraso.
Na sexta-feira, o apóstolo de distrito reuniu-se com o apóstolo Tuku e os dois bispos de São Tomé para falarem sobre o desenvolvimento da Igreja no país, sobre as finanças, a construção de igrejas e projetos sociais.
À noite, houve um serviço divino na igreja O quê del Rei, que tinha sido inaugurada em janeiro, onde 300 cristãos novos-apostólicos assistiram à prédica do apóstolo de distrito e dos três apóstolos de Angola que foram chamados a co-oficiar. Neste serviço divino foram ordenados seis evangelistas e um pastor.
O apóstolo maior visita Angola em 2015
No sábado, decorreu uma reunião com os apóstolos de Angola. Temas como a ordenação de evangelistas, pastores e ministros distritais, estratégias de investimento e a visita do apóstolo maior, em janeiro de 2015, a Angola, assim como o decurso da viagem do apóstolo de distrito em outubro/novembro de 2014, fizeram parte da ordem de trabalhos.
À noite, chegou a hora de regressar. Passando por Acra e Lisboa, o apóstolo de distrito chegou a Düsseldorf no domingo à tarde. Mais de 1200 crentes participaram nos seis serviços divinos que o apóstolo de distrito oficiou. No total, durante esta viagem, foram ordenados dois anciãos de distrito, dois evangelistas de distrito, três pastores, oito evangelistas e seis sacerdotes.
© Igreja Nova Apostólica Portugal