São Tomé e Príncipe/Dortmund. Em julho, o apóstolo de distrito Rainer Storck visitou os cristãos novos-apostólicos de São Tomé e Príncipe. Fizeram parte do programa não só vários serviços divinos, como também algumas reuniões. A Igreja Nova Apostólica é a segunda maior Igreja cristã do arquipélago. Mais de dez por cento da população confessa a fé nova-apostólica.
A viagem começou na sexta-feira, dia 11 de Julho de 2014: começando em Düsseldorf, passando por Munique, depois por Lisboa e, por fim, com escala em Accra (Gana), até São Tomé. No sábado, às 19:00 horas, o apóstolo de distrito foi recebido pelo apóstolo responsável, Massamba Tuku, e por alguns ministros.
À noite, o apóstolo de distrito ainda teve uma reunião com o apóstolo para falar sobre as ordenações previstas.
Três serviços divinos na ilha de Príncipe
No domingo, às 9.00 horas, a viagem prosseguiu, com um voo de 35 minutos, até à ilha vizinha de Príncipe, onde se reuniram mais de 200 cristãos novos-apostólicos para assistir ao serviço divino, que teve início às 13h, na igreja central de Santo António. O apóstolo de distrito Storck oficiou o serviço com o texto bíblico que se encontra em 1ª de Samuel 16,7: «(…) porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.»
O apóstolo de distrito apelou aos cristãos que trabalhassem com o coração cheio do amor de Deus e que dominassem o egoísmo.
Baseando-se em exemplos bíblicos, o apóstolo de distrito mencionou que o coração pode ter intentos que não são visíveis no exterior. Por isso, Saúl foi rejeitado, pois preferiu agradar ao povo, em vez de obedecer a Deus. Ananias e Safira foram castigados por terem mentido, para obterem prestígio perante a comunidade.
Mais espaço para o próximo
„Importante é ter um coração cheio de amor pelo próximo”, afirmou o apóstolo de distrito. Para Deus a reconciliação é mais importante do que o sacrifício. “Demos mais espaço ao próximo no nosso coração!”, foi este o pedido feito no serviço divino.
No final da sua visita a Santo António, o apóstolo de distrito Storck ordenou um ancião de distrito, um evangelista de distrito, dois evangelistas e seis sacerdotes.
Serviço divino para ministros
No sábado à tarde, às 16 horas, 177 ministros e as suas esposas reuniram-se na igreja de Picão para assistir a um serviço divino. O texto bíblico que serviu de base à prédica encontra-se em Gálatas 6,9: «E não nos cansemos de fazer bem …». Como exemplos de boas e agradáveis obras a Deus, o apóstolo de distrito mencionou a oração (pelo próximo, pela obra do Senhor, e por nós próprios), a reconciliação e o sacrifício.
Na segunda-feira de manhã, o programa prosseguiu com uma visita ao posto médico, situado no terreno da igreja de Santo António, onde, juntamente com os responsáveis, foram discutidas questões sobre o melhoramento do equipamento do posto, e, em especial, do laboratório. Além disso, o apóstolo de distrito Storck visitou alguns terrenos que podem ser interessantes para a construção da nova igreja.
De barco para o serviço divino
Às 14:30 horas, o apóstolo de distrito Storck, juntamente com o apóstolo Tuku e o evangelista Hermann Bethke, que é responsável pelas áreas de expressão portuguesa, na administração da Igreja em Dortmund, viajaram de barco até à comunidade de Praia Campanha no norte da ilha. Nesta comunidade, o apóstolo de distrito oficiou um serviço divino para 171 crentes . O texto bíblico usado para a prédica foi retirado de João 5, 6: «E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?»
Na terça-feira, depois do regresso de barco e de uma noite de descanso, regressaram de avião à ilha principal, São Tomé, onde, durante o dia, se realizaram algumas reuniões, e onde depois, o apóstolo de distrito visitou o projeto agrícola “Terra Batata”.
Melhoramento do abastecimento de medicamentos
Na quarta-feira, foram recebidos pela Dra. Maria Tomé, a ministra da Saúde e dos Assuntos Sociais. Em diálogo, mencionaram-se os três postos médicos da A.N.A.C. (Ação Nova Apostólica da Caridade) – registada como organização humanitária da igreja em São Tomé e Príncipe – cujo abastecimento de medicamentos decorre, atualmente, com grandes dificuldades de importação. O Governo prometeu emitir o respetivo certificado para a importação de medicamentos.
À tarde, às 16 horas, em Porto Alegre, que fica a duas horas de carro da capital São Tomé, o apóstolo de distrito oficiou mais um serviço divino, no qual participaram 155 crentes. O apóstolo de distrito oficiou com o texto bíblico de Actos 10,28, e ordenou um novo ancião de distrito para o distrito de Caué Angolares.
Reunião com os ministros distritais
A quinta-feira foi dedicada aos ministros distritais de São Tomé. O apóstolo de distrito Storck presidiu um seminário, nas instalações da administração da Igreja, onde os 45 presentes ouviram falar sobre o bom pastor e as suas características, as quais podem ser aplicadas na assistência pastoral. Além disso, ainda foi abordada a liturgia e, para finalizar, o tema “A Igreja de Cristo” contido no Catecismo.
À noite, houve um serviço divino na comunidade Vila Maria, com 265 participantes. O apóstolo de distrito ordenou dois pastores, passando a ser um deles o novo dirigente de comunidade de Vila Maria. Foi aposentado um evangelista de distrito do distrito de Mé-Zóchi Ototó e um novo foi ordenado.
Convidados de Angola
O apóstolo de distrito Storck convidou os três apóstolos regionais de Angola que chegaram, nessa noite, com um pequeno atraso.
Na sexta-feira, o apóstolo de distrito reuniu-se com o apóstolo Tuku e os dois bispos de São Tomé para falarem sobre o desenvolvimento da Igreja no país, sobre as finanças, a construção de igrejas e projetos sociais.
À noite, houve um serviço divino na igreja O quê del Rei, que tinha sido inaugurada em janeiro, onde 300 cristãos novos-apostólicos assistiram à prédica do apóstolo de distrito e dos três apóstolos de Angola que foram chamados a co-oficiar. Neste serviço divino foram ordenados seis evangelistas e um pastor.
O apóstolo maior visita Angola em 2015
No sábado, decorreu uma reunião com os apóstolos de Angola. Temas como a ordenação de evangelistas, pastores e ministros distritais, estratégias de investimento e a visita do apóstolo maior, em janeiro de 2015, a Angola, assim como o decurso da viagem do apóstolo de distrito em outubro/novembro de 2014, fizeram parte da ordem de trabalhos.
À noite, chegou a hora de regressar. Passando por Acra e Lisboa, o apóstolo de distrito chegou a Düsseldorf no domingo à tarde. Mais de 1200 crentes participaram nos seis serviços divinos que o apóstolo de distrito oficiou. No total, durante esta viagem, foram ordenados dois anciãos de distrito, dois evangelistas de distrito, três pastores, oito evangelistas e seis sacerdotes.
© Igreja Nova Apostólica Portugal
Mit Hilfe einiger zusätzlicher Dienste können wir mehr Funktionen (z.B. YouTube-Video-Vorschau) anbieten. Sie können Ihre Zustimmung später jederzeit ändern oder zurückziehen.
Diese Internetseite verwendet notwendige Cookies, um die ordnungsgemäße Funktion sicherzustellen. Jeder Nutzer entscheidet selbst, welche zusätzlichen Dienste genutzt werden sollen. Die Zustimmung kann jederzeit zurückgezogen werden.
Nachfolgend lassen sich Dienste anpassen, die auf dieser Website angeboten werden. Jeder Dienst kann nach eigenem Ermessen aktiviert oder deaktiviert werden. Mehr Informationen finden sich in der Datenschutzerklärung.