Santana/São Filipe. Os cristãos novos-apostólicos em São Tomé e Príncipe e em Cabo Verde tiveram a grande alegria de receber a visita do apóstolo maior Jean-Luc Schneider em maio de 2014. O dirigente internacional da Igreja oficiou serviços divinos em Santana e São Filipe para mais de 3400 almas.
Um coro misto, bem como os ministros distritais com as respetivas esposas deram as boas-vindas ao apóstolo maior Jean-Luc Schneider à sua chegada ao aeroporto de São Tomé (São Tomé e Príncipe), no dia 16 de maio de 2014. O apóstolo maior aproveitou a oportunidade para fazer um discurso breve e incentivou os crentes a aceitar a palavra de Deus e a Sua bênção e a pô-las em prática no dia-a-dia. “Receber a bênção e a palavra de Deus e depois deitar-se na cama e esperar, isso não leva a nada”, disse o apóstolo maior.
Reunião com os apóstolos e bispos
Para a parte da tarde estava planeada uma reunião com os apóstolos e bispos, na administração da Igreja, no bairro Vila Maria, na qual foram discutidos muitos e variados temas. Na parte espiritual, o apóstolo maior explicou como iria ser a Festa de Pentecostes de 2014 em Munique. Neste contexto, mencionou a palavra «... diversidade dos dons espirituais» e salientou a importância dos dons da sabedoria, do reconhecimento e do amor.
Participaram na reunião os apóstolos e os dois bispos de São Tomé, bem como o apóstolo de distrito Rainer Storck e ainda mais alguns convidados. O apóstolo maior tinha convidado o apóstolo de distrito Michael Ehrich do sul da Alemanha, o apóstolo de distrito Montes de Oca do Brasil e os apóstolos António de Jesus Rocha Semedo e Amilo N‘Dam de Cabo Verde e da Guiné-Bissau para o acompanharem nesta viagem à África Ocidental.
Serviço divino para ministros
No sábado, dia 17 de maio de 2014, constava do programa um serviço divino par ministros e esposas. Reuniram-se na igreja de Santana cerca de 825 participantes. O apóstolo maior oficiou com o texto bíblico de Filémon 1, 21: «Escrevi-te confiado na tua obediência, sabendo que ainda farás mais do que te digo».
A seguir, o grupo visitou o posto médico de Santana, que é apoiado financeiramente pela Igreja Nova Apostólica e que faz parte integrante dos cuidados de saúde da região. Médicos e técnicos dentários da Alemanha ajudaram voluntariamente a formar o pessoal que hoje opera no posto médico.
Existe uma área de medicina geral, uma de tratamento odontológico, incluindo a possibilidade de fazer próteses, bem como um pequeno laboratório para análises clínicas. Uma ginecologista faz serviço no posto médico três vezes por semana.
24 comunidades deslocaram-se a Santana
Reuniram-se também em Santana, para assistir ao serviço divino de domingo, por volta de 1500 cristãos de 24 comunidades. Um coro infantil deu as boas-vindas ao apóstolo maior e aos seus acompanhantes em frente ao grande edifício.
O texto bíblico retirado de Êxodo 15,13: «Tu, com a tua beneficência, guiaste a este povo, que salvaste: com a tua força o levaste à habitação da tua santidade» serviu de base à prédica.
“Jesus Cristo é o exemplo”
“Deus quer libertar-nos da servidão do pecado e conduzir-nos à comunhão eterna com Ele. Esta libertação acontece através do Batismo com a água e o espírito. Mas isso é apenas o começo para todos os cristãos. Depois, começa a caminhada em direção à perfeita comunhão com Deus”, assim, explicou o apóstolo maior o texto bíblico.
O apóstolo maior fez também a comparação com a jornada do povo de Israel pelo deserto. “Ainda temos inimigos, por isso, temos de lutar sempre de novo para vencer o mal. Mas Deus guia-nos com a Sua graça e misericórdia. Ao povo de Israel Deus enviou as nuvens e a coluna de fogo. Hoje, é Jesus Cristo e o Seu Evangelho o exemplo pelo qual os crentes se podem orientar.”
”Temos de lutar, mas, através da Santa Ceia, Jesus oferece-nos a força e, por fim, a vitória”, elucidou o apóstolo maior.
Uma bênção para o país
Numa entrevista que deu aos jornalistas, depois do serviço divino, o apóstolo maior demonstrou-se muito grato pela vivência: “estou agradecido a Deus por termos aqui tantos crentes fiéis. Juntos, cumprimos a grande tarefa que o Senhor nos deu.” O dirigente da Igreja disse que está confiante de que a Igreja em São Tomé e Príncipe poderá continuar a crescer, uma vez que, existem todas as condições necessárias para tal.
“Os cristãos novos-apostólicos também são uma bênção para o país. Porque onde quer que os cristãos vivam a sua fé e orem a Deus, isso irá resultar em bênção”, disse o apóstolo maior Schneider.
O voo continua para Cabo Verde
À noite, o apóstolo maior e os seus acompanhantes seguiram de avião para Praia, na ilha de Santiago (Cabo Verde), onde chegaram depois de cinco horas de voo. O serviço divino no arquipélago de Cabo Verde estava planeado para o dia seguinte, às 12 horas, em São Filipe, na Ilha do Fogo. Para isso, foi necessário fazer mais um voo curto. Mais de 1100 crentes tinham-se reunido, na segunda-feira, dia 19 de maio de 2014, na Igreja Nova Apostólica local para assistir à primeira visita do apóstolo maior àquele arquipélago.
O texto bíblico que serviu de base à prédica do apóstolo maior foi retirado de Aos Romanos 12,1: «Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional».
Mais dois dias
À tarde, chegou a hora de o apóstolo maior regressar a casa: de São Filipe seguiu para Espargos, na Ilha do Sal, e daí para Lisboa (Portugal) e, por fim, para Frankfurt (Alemanha).
O apóstolo de distrito Rainer Storck ainda ficou mais dois dias em Cabo Verde. Na terça-feira, realizou um seminário para ministros e, na quarta-feira, oficiou um serviço divino para ministros e esposas em Achada Mato, na Ilha de Santiago. Neste serviço divino foi ordenado um novo evangelista de distrito. Na quarta-feira, à noite, o apóstolo de distrito regressou também à Alemanha.
© Igreja Nova Apostólica Portugal
Mit Hilfe einiger zusätzlicher Dienste können wir mehr Funktionen (z.B. YouTube-Video-Vorschau) anbieten. Sie können Ihre Zustimmung später jederzeit ändern oder zurückziehen.
Diese Internetseite verwendet notwendige Cookies, um die ordnungsgemäße Funktion sicherzustellen. Jeder Nutzer entscheidet selbst, welche zusätzlichen Dienste genutzt werden sollen. Die Zustimmung kann jederzeit zurückgezogen werden.
Nachfolgend lassen sich Dienste anpassen, die auf dieser Website angeboten werden. Jeder Dienst kann nach eigenem Ermessen aktiviert oder deaktiviert werden. Mehr Informationen finden sich in der Datenschutzerklärung.