Guiné-Bissau/Dortmund. No início de maio, o apóstolo de distrito Rainer Storck visitou pela primeira os crentes na Guiné-Bissau, que fica situada na África Ocidental. Desde 2008 que as comunidades na Guiné-Bissau são assistidas pela Igreja Nova Apostólica da Renânia do Norte-Vestefália. Do itinerário constavam vários serviços divinos e reuniões, bem como a inauguração de uma nova igreja no interior.
Depois de ter visitado os cristãos novos-apostólicos em Portugal, o apóstolo de distrito Rainer Storck seguiu para a Guiné-Bissau, via Dakar, onde chegou ao meio-dia de segunda-feira, dia 05 de maio de 2014. Para a tarde, estavam planeadas reuniões com os apóstolos e bispos. O apóstolo de distrito pediu aos ministros dirigentes que continuassem a dar estabilidade às comunidades, reforçando a formação dos ministros e as aulas para as crianças e jovens.
Seminário e serviço divino
Na terça-feira, os ministros distritais deslocaram-se à capital, Bissau, para assistir a um seminário. Para a parte espiritual, o apóstolo de distrito Storck escolheu a imagem do bom pastor que cuida das ovelhas e vai atrás delas. Os temas para a parte de formação foram a liturgia e o conceito da Igreja de Cristo.
Às 18 horas, realizou-se um serviço divino em Bissau-Santa Luzia, para o qual tinham sido convidadas mais quatro comunidades. O texto bíblico que serviu de base à prédica foi retirado dos Atos dos Apóstolos 4,33: «E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus». O apóstolo de distrito chamou particularmente a atenção para o efeito que a crença na ressurreição tem nas pessoas e frisou, entre outros aspetos, a importância da fidelidade ao Evangelho, da predisposição para perdoar, bem como da necessidade de santificar o domingo.
No final do serviço divino, aposentou um evangelista de distrito antecipadamente, por motivos de saúde, e ordenou um novo evangelista de distrito. Para além disso, ainda incumbiu dois anciães de distrito da liderança de mais um distrito respetivamente.
Uma escola em Semcasa
A 130 quilómetros da capital, Bissau, o apóstolo de distrito Storck inaugurou, no dia seguinte, uma nova igreja. Semcasa, no distrito de Ingoré, fica no meio do mato. A Igreja investiu cerca de 7000 euros na nova casa de Deus. Mais de 300 crentes vivenciaram o serviço divino, para o qual o apóstolo de distrito usou o texto bíblico de Marcos 11,17: «E os ensinava, dizendo: Não está escrito - A minha casa será chamada, por todas as nações, casa de oração?» Neste serviço divino foram ordenados quatro anciães de distrito e dois evangelistas de distrito.
Antes do serviço divino, o apóstolo de distrito tinha tido uma conversa com o dirigente de Tabanca (traduzido: aldeia no mato). Este pôs um terreno à disposição da Igreja, no qual irá ser construída uma escola com duas salas de aulas.
19 pastores ordenados
Para a parte da tarde, o programa previa mais um serviço divino em Campada Papai, no distrito de Campada Papai, com quase 40 graus à sombra, no qual participaram 818 cristãos novos-apostólicos de seis comunidades. O texto bíblico de Deuteronómio 28,2 serviu de base à prédica: «E todas as bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor, teu Deus».
O apóstolo de distrito Storck incentivou os crentes a ouvir a voz de Deus e a aceitar a Sua bênção e explicou os efeitos da bênção natural e espiritual. E ainda acrescentou que se trata de ouvir a palavra de Deus, de a compreender e de a pôr em prática. No fim do serviço divino, o apóstolo de distrito ordenou 19 pastores.
44 400 membros
Para finalizar a viagem à Guiné-Bissau, na quinta-feira, dia 8 de maio de 2014, estava prevista uma visita à administração da Igreja em Bissau. À tarde, o voo partiu em direção à Alemanha, onde o apóstolo de distrito Storck chegou na sexta-feira à tarde, depois de ter feito escala em Dakar (Senegal) e em Lisboa (Portugal).
Na Guiné-Bissau vivem 44 400 cristãos novos-apostólicos distribuídos por 672 comunidades. 2200 assistentes pastorais prestam assistência aos crentes, entre eles, 22 anciães de distrito e 46 evangelistas de distrito. Nas comunidades atuam 78 pastores, 138 evangelistas, 824 sacerdotes e 1112 diáconos. Três apóstolos e dois bispos dirigem, por incumbências do apóstolo de distrito Storck, a Igreja Regional da África Ocidental.
© Igreja Nova Apostólica Portugal