Dortmund. Rainer Storck é o novo apóstolo de distrito da Igreja Nova Apostólica da Renânia do Norte-Vestefália. O apóstolo maior Jean-Luc Schneider ordenou o novo apóstolo de distrito no serviço divino que oficiou, no domingo, em Dortmund. Antes da ordenação, aposentou o apóstolo de distrito Armin Brinkmann, que serviu 31 anos no ministério de apóstolo. “Damos o louvor a Deus e agradecemos ao Seu servo “, resumiu o apóstolo maior. Ao novo apóstolo de distrito desejou a visão necessária e a concentração no essencial, em Jesus Cristo, no Seu Evangelho e na revinda do Senhor.
O serviço divino de domingo, dia 23 de fevereiro, que teve lugar no pavilhão “Westfalenhalle 3A”, foi uma data memorável na história da Igreja Nova Apostólica da Renânia do Norte-Vestefália. Rainer Storck é o sétimo apóstolo de distrito que dirige a Igreja Regional depois de, em 1955, os distritos de apóstolo da Renânia e da Vestefália terem fusionado.
“Confiamos em Deus, continuamos a trabalhar e vamos em frente com o novo apóstolo de distrito”, disse o apóstolo maior Jean-Luc Schneider logo no início do serviço divino.
Por amor a Deus
O apóstolo maior elogiou o apóstolo de distrito Brinkmann como um “enviado do Senhor“. “A consciência da tua missão provocou em ti uma confiança total em Deus. Para todos os lugares que Deus te enviou, tu foste – e por isso vivenciaste o Senhor. Tudo fizeste com humildade e sempre com a convicção: a vitória vem com o Senhor”.
O apóstolo maior frisou ainda que não era fácil fazer um resumo da atividade ministerial do apóstolo de distrito. “Com 34 anos foste ordenado como apóstolo. Até hoje, mantiveste o teu entusiasmo e a tua energia. Nunca te sentiste cansado, sempre seguiste em frente com um entusiamo ardente para o Senhor. A tua motivação foi o amor a Deus. Tinhas de fazer sempre mais, sempre melhor, porque para Jesus Cristo nunca era suficiente. Este entusiasmo saudável vinha do amor a Deus”.
“Um verdadeiro assistente pastoral “
O apóstolo maior referiu a assistência pastoral como uma terceira virtude da personalidade do apóstolo de distrito Armin Brinkmann. “Sempre estiveste próximo dos teus irmãos e irmãs de fé. Quando tinhas conhecimento de que algum deles tinha problemas ou estava doente, então o “grande Armin” ficava sempre profundamente comovido como um verdadeiro assistente pastoral.
Isso levou a que dedicasses a cada grupo especial atenção: às crianças, aos jovens, às famílias com um familiar portador de deficiência.”
Para além disso, o apóstolo maior ainda elogiou a competência, a inteligência, a vasta experiência, a coragem e as ideias do apóstolo de distrito que sempre foram uma mais-valia nas assembleias de apóstolos de distrito. “Na Igreja global também provocaste muita bênção através do teu trabalho e da tua ajuda. Foste um amigo fiel, colaborador e fiável”.
Agradecimento à família
O apóstolo maior também dirigiu algumas palavras de gratidão à Brigitte Brinkmann e à família do apóstolo de distrito, pois muitas vezes tiveram de prescindir do marido e do pai devido às mais de 400 viagens ultramarinas que teve de fazer.
O apóstolo de distrito Wilfried Klingler (Baixa Saxónia) agradeceu ao apóstolo de distrito Brinkmann em nome dois apóstolos de distrito pelo seu amor e pelo seu trabalho. “Foste para nós um companheiro alegre e crítico e agradecemos a Deus por ti e pela tua família”.
Um homem cheio de Amor
Por alguns minutos não houve apóstolo de distrito na Renânia do Norte-Vestefália, até o apóstolo maior ordenar o sucessor Rainer Storck. Em outubro de 2012, o apóstolo, com 56 de idade, recebeu o encargo de apóstolo de distrito adjunto e, nos últimos meses, acompanhou de perto o apóstolo de distrito Armin Brinkmann.
“Tu és uma pessoa cheia de amor”, elogiou-o o apóstolo maior Schneider. “Vamos orar para que esse amor cresça ainda mais de forma que, nesta grande área com tantos e diversos países, possas amar todos os crentes da mesma maneira. Isso não acontece assim, sem mais nem menos, tem de ser pedido a Deus”.
“Os colaboradores também precisam de muito amor e compreensão”, continuou o apóstolo maior. “Mantem-te sempre disponível para eles e transmite-lhes tranquilidade e a paz. Se não perderes a visão geral necessária e te concentrares no essencial, então os cristãos novos-apostólicos podem orientar-se por ti. O essencial é Jesus Cristo, o Seu Evangelho e a revinda do Senhor. Pode acontecer muita coisa, mas tudo tem de se concentrar no essencial”.
Diferença entre a Igreja e o mundo
A base para a prédica do apóstolo maior foi o texto bíblico retirado de Mateus 6,13: «Porque teu é o reino, e o poder, e a glória para sempre».
O apóstolo maior começou por abordar o desígnio da Igreja de Jesus Cristo. “É isto que traz aos crentes a salvação. Na Igreja de Cristo os cristãos reúnem-se para orar e louvar a Deus. No entanto, o mundo é regido pelo poder”, disse o apóstolo maior na sua prédica. O apóstolo maior nomeou o poder da violência e o poder do dinheiro como exemplo. “Nós, os cristãos, temos a lei de Deus e por isso sofremos com o poder do mal. Todavia, ninguém, nem mesmo o mal, pode impedir o plano de salvação de Deus. Apesar de o mal continuar a crescer, ninguém precisa de ter medo, porque a boa semente de Deus também se desenvolve”!
“Deus quer ser glorificado em nós”
“Deus quer levar os Homens à salvação e à comunhão eterna com Ele”, resumiu o apóstolo maior. “Para isso, quando se trata da salvação dos Homens, Deus usa o Seu poder de forma específica. O poder de Deus é o poder do amor – ao contrário do poder do mal.
Para agradar a Deus é preciso ter fé e ser obediente. Assim, já hoje se pode desenvolver a glória de Deus e não somente na eternidade. Deus quer ser glorificado em nós”, concluiu o apóstolo maior Schneider.
“Não é a minha Igreja Regional”
Ao co-oficiar pela última vez, o apóstolo de distrito Armin Brinkmann agradeceu aos crentes por toda a colaboração. “Foi para mim uma honra e uma alegria servir a Deus e aos crentes. Demos todas as honras ao nosso Deus”, aconselhou ele os ouvintes.
Para além do apóstolo de distrito Noel Barnes (África do Sul) o apóstolo maior também pediu ao apóstolo Storck para servir.
“Porque é que trabalhamos na obra de Deus?”, perguntou o apóstolo aos cristãos. Ele, como apóstolo de distrito, não quer fazê-lo para si próprio nem como pessoa, porque não é a sua comunidade nem a sua Igreja Regional. São as comunidades de Jesu Cristo, são os Seus filhos.
O programa promete
Ele prometeu: “não quero ser aquele que manda e que acha que tudo o que faz está certo. Pois, são os apóstolos de Deus e os Seus servos, não os meus. De Deus vem todo o poder e por isso temos de ser humildes e dar todas as honras a Deus. Se assim fizermos, Ele dá-nos toda a força que precisamos e indica-nos o caminho para a meta da nossa fé.”
“O programa agrada-me”, disse com alegria o apóstolo maior Jean-Luc Schneider, antes da celebração da Santa Ceia.
Mais de 30 000 participantes
Mais de 1950 crentes participaram no serviço divino, no pavilhão “Westfalenhalle 3A”, em Dortmund. Estiveram ligados, via satélite, mais de 30 000 participantes nas comunidades da Renânia do Norte-Vestefália, bem como nas Igrejas Regionais assistidas na Europa e na África. Mais de 1100 doentes puderam assistir à prédica do apóstolo maior por transmissão telefónica.
© Igreja Nova Apostólica Portugal