Angola. A terceira etapa da viagem à África Ocidental do apóstolo de distrito Armin Brinkmann e do apóstolo Rainer Storck foi com destino a Malanje e Uíge, no centro de Angola. A caminho, os apóstolos visitaram o local onde o apóstolo Sukami Landu Ronsard, em 1989, perdeu a vida num ataque de rebeldes e ao qual o na altura apóstolo Brinkmann sobreviveu por pouco.
De 28 de novembro a 10 de dezembro de 2013, o apóstolo de distrito Armin Brinkmann apresentou o seu sucessor, o apóstolo Rainer Storck, aos cristãos novos-apostólicos em Angola. Nos primeiros dias, os dois apóstolos, juntamente com os apóstolos responsáveis daquela região, visitaram as cidades de Luanda, Saurimo e Lubango.
Visita a uma Escola Nova Apostólica
Na sexta-feira, dia 6 de dezembro de 2013, às 6 horas da manhã, o apóstolo de distrito Armin Brinkmann, bem como os apóstolos Manuel Eduardo Mbuta, Afonso Avelino e Rainer Storck partiram de Luanda em direção a Malanje. Depois de percorrerem quase 400 quilómetros, chegaram finalmente à comunidade de Lombe, onde foram recebidos calorosamente por um coro e pelos apóstolos responsáveis por aquela região.
Após uma curta pausa, o programa previa uma visita à igreja e à escola. Ambas ficam situadas ao lado da Igreja Nova Apostólica de Malanje. Na escola, 40 professores dão aulas a 600 crianças entre os cinco e os catorze anos. A escola está envolvida no sistema educativo nacional e é subvencionada pela Igreja Nova Apostólica, o que proporciona uma vasta gama de contactos e cooperações com as outras escolas da cidade.
Serviço divino em Malanje
Às 17 horas, o apóstolo de distrito Brinkmann oficiou um serviço divino na igreja de Malanje para o qual usou o texto bíblico de Mateus 17,20: «E Jesus lhes disse: Por causa da vossa pouca fé; porque, em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui, para acolá – e há-de passar; e nada vos será impossível».
Neste serviço divino, foi aposentado um ancião de distrito e foram ordenados um ancião de distrito e doze evangelistas de distrito.
Em memória do apóstolo Ronsard
No dia seguinte, a 7 de dezembro de 2013, às 7 horas da manhã, a viagem continuou para Malanje que fica a 350 quilómetros de Uíge. Mais ou menos 25 quilómetros antes de chegar à cidade, os apóstolos pararam junto à pedra memorial do apóstolo Sukami Landu Ronsard. Muitos irmãos e irmãs daquela comunidade, bem como alguns coros, já se encontravam no local à espera.
Retrospetiva: a 26 de agosto de 1989, o na altura apóstolo Brinkmann e o apóstolo Ronsard encontravam-se a caminho de Uíge, quando, perto da aldeia de Kindando, foram alvejados por um grupo de rebeldes. O apóstolo Ronsard foi morto pelas balas dos rebeldes. O apóstolo Brinkmann, que conduzia o carro, sobreviveu bastante ferido.
O apóstolo de distrito Brinkmann consagrara aquele local memorial em 2009. Desta vez, colocou ali flores e fez uma oração comovente.
Visita a Uíge
A seguir, a viagem continuou para Uíge, onde os apóstolos foram recebidos por uma comunidade cheia de alegria e entusiasmo. Às 17 horas, o apóstolo de distrito oficiou um serviço divino para ministros na comunidade de Jardim. A palavra que serviu de base à prédica foi retirada de 2.ª a Timóteo 4,5: «Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério».
No domingo de manhã, o apóstolo de distrito Brinkmann serviu os cristãos novos-apostólicos de Uíge no pavilhão desportivo de uma escola, nos arredores da cidade. Reuniram-se por volta de 3000 almas para participar neste serviço divino. A prédica foi baseada no texto bíblico de Aos Romanos 15,13: «Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz, em crença, para que abundeis em esperança, pela virtude do Espírito Santo». O apóstolo de distrito ordenou um ancião de distrito e cinco evangelistas de distrito.
1200 quilómetros em três dias
Depois do serviço divino, os apóstolos puseram-se novamente a caminho de Luanda onde chegaram à noite sãos e salvos. Durante este fim-de-semana, percorreram um total de 1200 quilómetros de carro, em parte, por terrenos e florestas difíceis de atravessar.
Na segunda-feira, dia 9 de dezembro de 2013, ainda tiveram lugar algumas reuniões, entre elas, uma com os apóstolos e bispos de Luanda. À noite, já bastante tarde, o apóstolo de distrito Brinkmann e o apóstolo Storck regressaram a Frankfurt.
A próxima viagem já está planeada para 17 de dezembro de 2013. Nessa data, os apóstolos irão fazer a viagem ao arquipélago de Cabo Verde que tiveram de cancelar, no final de outubro, devido a atrasos nos voos.
© Igreja Nova Apostólica Portugal