Angola/NRW. De 28 de novembro a 10 de dezembro de 2013, o apóstolo de distrito Armin Brinkmann apresentou o seu sucessor, o apóstolo Rainer Storck, aos cristãos novos-apostólicos em Angola. No início de dezembro, depois da visita a Saurimo, constava do programa de viagem uma visita a Lubango, o centro administrativo da província de Huíla. Nesta região, vivem mais de 15 000 cristãos novos-apostólicos que se reúnem em 124 comunidades.
Na terça-feira, dia 3 de dezembro de 2013, o apóstolo de distrito Armin Brinkmann, juntamente com os apóstolos Manuel Eduardo Mbuta, Afonso Avelino e Rainer Storck viajaram, de manhã cedo, às 5:30 horas, de avião de Luanda para Lubango com escala em Cunene. Esta cidade, situada num planalto a 1770 metros de altitude acima do nível do mar, é a quarta maior cidade de Angola.
Serviço divino para ministros
Em Lubango, o apóstolo José Mario Cambinda, os dois bispos Severino e Germano, bem como um coro, deram as boas-vindas aos apóstolos.
Depois de um curto intervalo para descansar, o apóstolo de distrito oficiou um serviço divino, às 15 horas, na igreja de Lubango, no qual participaram quase 400 ministros com as respetivas esposas. O apóstolo de distrito serviu com um texto bíblico retirado de Lucas 12,49: «Vim lançar fogo na terra; e que mais quero, se já está aceso?»
Memória aos apóstolos que morreram num acidente de viação
Na manhã seguinte, o grupo fez uma excursão pelos arredores de Lubango. Entre outras coisas, os apóstolos visitaram também o local onde, a 13 de setembro de 1997, aconteceu um acidente de viação terrível. Na altura, morreram três apóstolos, a esposa de um apóstolo e um evangelista de distrito. Os outros 7 passageiros, entre eles o apóstolo de distrito Brinkmann, sobreviveram o acidente em parte com ferimentos graves.
Junto da pedra memorial reuniu-se um pequeno coro. O apóstolo de distrito Brinkmann recordou o acontecimento com palavras comoventes e fez uma oração.
Serviço divino com mais de 1000 participantes
Para as 15 horas, estava planeado mais um serviço divino na igreja de Lubango, para o qual se reuniram mais de 1000 cristãos novos-apostólicos. O texto bíblico que serviu de base a este serviço divino, onde também foram ordenados dois evangelistas de distrito, foi retirado de Marcos 13,37: «E, as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai».
Depois do serviço divino, os apóstolos ainda visitaram um centro médico que fica ao lado da nossa igreja de Lubango. Em 2011, a Igreja colocou o edifício à disposição de uma organização angolana, que passou a dirigir o centro médico. Ali, são prestados os primeiros socorros a doenças mais comuns.
Objetivo: uma universidade nova-apostólica
O assunto do projeto escolar situado em Matala, que foi inaugurado em 2007, foi discutido pormenorizadamente com os responsáveis locais. Ali, as aulas são frequentadas tanto por jovens como por adultos e, para o próximo ano, está planeado também serem admitidas crianças. Sob a direção do sacerdote Isaías Abel Cabinda, o “Colégio” desenvolveu-se maravilhosamente e tem como objetivo tornar-se a primeira universidade nova-apostólica em Angola.
Na quinta-feira, o grupo voltou para Luanda, onde chegou ao fim da manhã. No decorrer do dia houve novamente reuniões com temas administrativos e pastorais.
© Igreja Nova Apostólica Portugal