Guiné-Bissau/Cabo Verde/Dortmund. Para o final de outubro de 2013, constava do plano de viagem do apóstolo de distrito Armin Brinkmann e do apóstolo Rainer Storck uma visita à Guiné-Bissau, na África, e ao arquipélago de Cabo Verde, onde estavam planeados seminários para os ministros e serviços divinos. A visita a Cabo Verde acabou por não poder ser feita devido a atrasos nos voos. A visita ficou adiada para meados de dezembro de 2013.
A viagem começou, para os dois apóstolos, na quarta-feira, dia 25 de outubro de 2013, no aeroporto de Frankfurt. A partir dali, seguiram para Lisboa e à noite continuaram para a Guiné-Bissau, onde o avião aterrou à uma da manhã. À chegada, o apóstolo de distrito Armin Brinkmann e o apóstolo Rainer Storck foram recebidos pelo apóstolo Manuel Luiz e pelos três apóstolos e os dois bispos que atuam naquele país.
Formação dos responsáveis distritais
A 26 de outubro de 2013, os apóstolos, os bispos e os ministros distritais de todo o país estavam convidados para participar num seminário de um dia. Depois de uma parte espiritual, os temas tratados foram: apresentações sobre as formas especiais dos serviços divinos e os “150 anos da Igreja Nova Apostólica”. A parte da tarde foi aproveitada de forma intensa para discutir e trocar ideias.
No domingo, na parte da manhã, o apóstolo de distrito Brinkmann oficiou um serviço divino em “Lenox”, um espaço polivalente coberto, em Bissau, a capital, que a Igreja já antes tinha alugado várias vezes para serviços divinos. Em outubro de 2009, o apóstolo maior Wilhelm Leber tinha oficiado, no mesmo local, um serviço divino, no qual ordenou apóstolos e bispos para aquele país.
Doze novos ministros distritais
1500 crentes vieram para assistir ao serviço divino com o apóstolo de distrito Brinkmann. O texto bíblico que serviu de base à prédica foi retirado da epístola aos Romanos 14,8-9: «Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor. Foi para isto que morreu Cristo, e tornou a viver: para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos».
Para que a assistência nos distritos e nas comunidades na Guiné-Bissau possa continuar assegurada, o apóstolo de distrito Brinkmann ordenou quatro anciães de distrito, oito evangelistas de distrito e confirmou três anciães de distrito no seu ministério.
Para a parte da tarde constava do programa uma visita à igreja de Santa Luzia e à administração e à noite houve mais uma reunião com os apóstolos e bispos. A igreja de Santa Luzia está a necessitar de obras e deverá ser demolida no final de 2014. A Igreja está a planear construir uma igreja nova no mesmo terreno, que será financiada pelas oferendas feitas pelos membros da Igreja no Dia de Ação de Graças.
Não foi possível continuar a viagem
Na manhã seguinte, dia 28 de outubro de 2013, às 10 horas, os apóstolos dirigiram-se ao aeroporto, de onde deviam seguir, via Dakar (Senegal), para Praia, a capital do arquipélago de Cabo Verde. No entanto, o voo que estava planeado para as 12 horas foi sempre sendo adiado. À noite, chegaram à conclusão de que, nem durante a noite nem no dia seguinte, seria possível seguir para Cabo Verde.
O apóstolo de distrito Brinkmann e o apóstolo Storck ficaram agradecidos por ainda conseguirem arranjar, nessa mesma noite, lugares no avião para Lisboa. O avião partiu às 4:30 horas, com grande atraso, e aterrou em Lisboa na manhã seguinte. À tarde, a viagem de regresso a casa continuou via Frankfurt. A visita a Cabo Verde será feita em meados de dezembro de 2013.
© Igreja Nova Apostólica Portugal