“Fé – Ação – Salvação“ Com este lema realizou-se no fim de semana de 27 e 28 de julho, em Sassoeiros, o vigésimo terceiro dia nacional da juventude. Ao todo participaram 36 jovens que vieram do norte, centro e sul do país.
Sábado dia 27.07.13
No sábado à tarde realizou-se um seminário, moderado pelo apóstolo Manuel Luiz, sobre o catecismo da nossa Igreja. Houve uma participação muito ativa por parte dos jovens, sobretudo no que diz respeito ao tema do grau da culpabilidade, em termos de pecado, cuja parte suscitou uma discussão muito interessante e prolongada. O apóstolo ofereceu, no fim do seminário, a cada jovem um CD do catecismo. Todos acharam o seminário interessante e enriquecedor.
A seguir ao seminário realizou-se um Workshop, dirigido pelo bispo Diniz, com o tema: A minha Igreja. A minha Fé. Eu.
Em torno deste tema foram abordados e trabalhados os seguintes pontos:
- Porque somos membros da INA;
- Porque nos empenhamos em prol da INA;
- O que é realmente a INA;
- O que torna a minha igreja simpática e importante;
- Como se diferencia a INA das outras confissões religiosas.
A seguir foi pedido aos jovens para criarem o seu cartaz, escrevendo nele as suas respostas, com desenhos e mensagens. O objetivo foi: marcar uma posição clara sobre a nossa fé, descobrindo frases curtas e marcantes, que fizessem a diferença. Isso foi conseguido. Todos participaram com empenho e alegria! Posteriormente, os cartazes foram colocados no hall da entrada da igreja.
Peça de teatro e apresentação musical
À noite teve lugar uma peça de teatro muito divertida e bem representada pelos nossos jovens tendo como encenador o nosso sacerdote Manuel José. A peça baseou-se no jubileu dos 150 anos da nossa igreja, relatando cronologicamente e com muito sentido de humor e descontração, a história da igreja desde 1863 até 2013. Logo de seguida, viveu-se um espetáculo musical da nossa juventude, dirigido pela dirigente do coro Marlene Sennewald, onde fomos brindados com vários cantos e apresentações instrumentais notáveis, como o violino e o piano. Para presenciar este espetáculo, foram convidados os familiares dos nossos jovens, assim como as duas comunidades mais próximas de Sassoeiros (Benfica e Corroios). O ambiente estava simplesmente contagiante e com uma moldura humana fantástica.
Ceia de confraternização
No fim do espetáculo houve ocasião para confraternizamos uns com os outros no recinto da igreja. Fica aqui um especial agradecimento à nossa irmã Fátima Jerónimo e alguns elementos da escola Nova Apostólica que nos ofereceram uma ceia maravilhosa.
Serviço Divino no domingo, dia 28.07.13
No domingo de manhã realizou-se o serviço divino da juventude. Participaram 43 almas sendo 37 jovens. O apóstolo Manuel Luiz oficiou com a palavra em Colossenses 2:6-7 “Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim, também, andai nele, arraigados e sobreedificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, abundando em ação de graças”. Fomos elucidados que quem aceita receber o Senhor de forma consciente e responsável sabe que não se encontra no fim do seu desenvolvimento espiritual, mas sim no início. Trata-se, portanto, de um processo com várias fases que tem como meta, levar-nos até ao dia do Senhor. Ao vivermos arraigados e sobre edificados em Jesus, solidificamos e estabilizamos a nossa vida de fé, tendo como fundamento o Evangelho, sobre qual edificamos tudo o que diz respeito à nossa vida. Quanto mais profundas forem as raízes, mais consistências têm. Todavia, só podemos aprofunda-las se tivermos uma fé ativa e não passiva, isto é, uma fé com obras, uma fé que atua, que não guarda para manhã o que pode fazer hoje. Assim, entendeu-se o lema: primeiro à que ter fé, a seguir deve-se agir e só depois vem a Salvação!
Serviram ainda no altar os sacerdotes Sebastião Sennewald, Sasha e Manuel José, assim como o bispo Dimitrios Diniz. O coro da juventude, dirigido pela nossa irmã Marlene, contribuiu para embelezar ainda mais o serviço divino. Um momento elevado também foi o selamento de um jovem vindo da comunidade de Almeirim.
Em suma:
Viveram-se dois dias verdadeiramente abençoados onde houve ocasião para trocar impressões, conviver, aprender, aprofundar o espírito de união e cultivar o sentimento Novo Apostólico.
© Igreja Nova Apostólica Portugal