Zurique. “Deus da vida, mostra-nos o caminho da justiça e da paz.” – é este o lema do Dia de Oração pela Paz, que este ano terá lugar no dia 21 de setembro. O Conselho Ecuménico de Igrejas (CEI) exorta os seus membros a colocar um símbolo de paz através desta oração que irá ser feita no mundo inteiro. A Igreja Nova Apostólica também participa ativamente neste dia. No dia 22 de setembro, irão ser feitas orações pela paz em todas as comunidades.
A CEI escolheu este lema intencionalmente e explica-o da seguinte forma: “as onze palavras juntas formam uma profissão de fé, um grito de esperança, uma reafirmação da unidade e uma promessa do discipulado. Alguns talvez fiquem a meditar sobre estas palavras; outros acrescentarão algo mais a esta frase, nas suas orações. Neste dia de oração pela paz oremos uns com os outros e uns pelos outros ligando-nos à Assembleia da CEI.”
Informações sobre o Dia Internacional de Oração pela Paz
“O Dia Internacional de Oração pela Paz constitui uma oportunidade, para todas as Igrejas do mundo, de orarem e colaborarem para que a paz que tanto desejam, seja nas comunidades, nas famílias, nos povos ou nas sociedades se enraíze”, assim consta da página web do CEI. A ideia partiu do Secretário Geral da CEI, Samuel Kobia, numa conversação com o Secretário Geral das Nações Unidas, Kofi Annan, sobre o papel das Igrejas no processo da paz, por ocasião de uma reunião, que teve lugar em maio de 2004.
Já desde 1981 que existe um Dia da Paz das Nações Unidas. Na altura, a Assembleia Geral da Nações Unidas aprovou a resolução 36/67, através da qual foi decidido criar um Dia Internacional da Paz. Este dia é comemorado todos os anos, desde 2001, no dia 21 de setembro. O objetivo desta decisão foi criar um dia global da paz e da não-violência.
A Igreja Nova Apostólica também participa
Já em 2005, o, na altura, apóstolo maior Wilhelm Leber escreveu numa circular dirigida a todas as comunidades novas-apostólicas do mundo: “em mim nasceu o desejo de que também a nossa Igreja e, portanto, todos os cristãos novos-apostólicos no mundo inteiro participassem nesta oração pela paz. O sofrimento e a desgraça, que existe por esse mundo fora, não devem deixar os cristãos novos-apostólicos indiferentes. A paz tornou-se frágil”, disse, na altura, o apóstolo maior.
Este ano, a Igreja também vai participar. O texto bíblico que vai ser usado, no dia 22 de setembro, para os serviços divinos da Igreja Nova Apostólica encontra-se no Evangelho de Lucas: «E, falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou, no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco.» (Lucas 24,36). Esta palavra está enquadrada na continuação da história dos discípulos de Emaús. O Ressuscitado apareceu aos discípulos e estes assustaram-se, pois pensavam que se tratava de um “espírito”. Através da saudação: «Paz seja convosco», Jesus dá-se a conhecer e eles perdem o medo. O medo transforma-se em alegria – a incerteza transforma-se em segurança – o luto transforma-se em confiança!
É nosso desejo que também isso aconteça com todas as pessoas ao redor do globo.
© Igreja Nova Apostólica Portugal