Dortmund. Mais de 5500 cristãos novos-apostólicos assistiram, na passada quinta-feira, dia 30 de maio de 2013, às 18 horas, ao serviço divino de abertura do dia da Igreja. Foi a primeira vez, desde o dia da juventude de 1996, que a Igreja Nova Apostólica voltou a oficiar um serviço divino no pavilhão da Vestefália. O apóstolo de distrito Brinkmann pediu aos fiéis que se sentissem gratos para com Deus.
Duas horas antes do início do serviço divino, começaram a chegar os primeiros cristãos. Muitos aproveitaram o tempo de espera para comprar o cachecol do dia da Igreja: de cor azul com o emblema da Igreja e o emblema do jubileu dos 150 anos, bem como o lema “Uma fé – uma meta”.
“Estar grato a Deus”
No início do serviço divino, o apóstolo de distrito Armin Brinkmann dirigiu uma palavra de saudação aos crentes: «Eu te louvarei, Senhor, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas» (Salmos 9,1).
Visando os 150 anos de história da Igreja, o desenvolvimento dos distritos e das comunidades, bem como o desenvolvimento da própria vida de fé, o apóstolo de distrito apelou para a gratidão e chamou a atenção para os milagres que podemos viver hoje em dia. “Agradeçamos a Deus mais do que nunca”, foi a mensagem para o início do dia da Igreja.
A salvação divina vem
A prédica do apóstolo de distrito Brinkmann foi baseada no texto bíblico de Isaías 62,11: «Eis que o Senhor fez ouvir (…) eis que a tua salvação vem». Esta foi a palavra que o apóstolo maior Wilhelm Leber usou como palavra de saudação no dia de Pentecostes em Hamburgo. “O Senhor faz ouvir o Seu Evangelho. A salvação de Deus pertence ao passado, ao presente e ao futuro - e nós podemos receber a Sua salvação», foi com estas palavras que o apóstolo de distrito terminou a sua prédica.
“A salvação vem para todos os que procuram Deus”, acrescentou o apóstolo de distrito adjunto da Índia, David Devaraj ao co-oficiar. “Nós queremos ser uma comunhão na qual todos se sentem bem”, continuou o apóstolo Wilhelm Hoyer, referindo-se à visão da Igreja Nova Apostólica. “A gratidão deve levar-nos a proclamar os Seus milagres. Um dos milagres é a revinda iminente de Jesus”, exortou o apóstolo Rainer Storck.
30 anos no ministério de apóstolo
No final do serviço divino, o apóstolo de distrito adjunto Rainer Storck, que será o sucessor do apóstolo de distrito Brinkmann, dirigiu-se a todos os presentes. “O apóstolo de distrito Brinkmann celebra, este ano, diversos jubileus. Há pouco comemorou 30 anos no ministério de apóstolo. Para além disso, este ano também fez 50 anos que ele foi confirmado. O apóstolo de distrito não quis festejar estes jubileus, mas desejamos que ele aproveite este momento especial”.
“Eu, pessoalmente, quero agradecer-te de todo o coração pela colaboração fraternal e amigável”, assim se dirigiu o apóstolo Storck ao apóstolo de distrito desejando-lhe muita bênção divina enquanto lhe entregava um ramo de flores em nome dos irmãos e irmãs da Renânia do Norte Vestefália. “Eu olho com gratidão para os muitos anos no ministério de apóstolo, sinto-me grato para convosco e agradeço também à minha família”, disse o apóstolo de distrito Brinkmann visivelmente comovido.
O apóstolo de distrito tinha celebrado, em 2008, o jubileu de 25 anos de ministério de apóstolo. Por essa ocasião, os apóstolos, bispos e os funcionários da administração organizaram uma festa na administração da Igreja (ver relatório “25 anos como apóstolo”).
Apresentação dos convidados
Por fim, o apóstolo de distrito apresentou os apóstolos, bispos, e ministros distritais das áreas assistidas no estrangeiro, entre eles, o apóstolo Manuel Luiz (Portugal). O apóstolo de distrito pediu aos participantes do dia da Igreja que aproveitassem este evento em Dortmund e fizessem dele um dia do distrito, da comunidade e da família, e acrescentou ainda que se sentia feliz pela grande diversidade do programa. Na continuação do programa do Dia da Igreja muitos dos participantes apresentaram as suas próprias palestras. A irmã Fátima, esposa do apóstolo Manuel Luiz, fez a apresentação da Escola Nova Apostólica, da qual é diretora. A Escola Nova Apostólica está a funcionar com grande êxito, desde 1984.
A cerimónia de abertura começou na sexta-feira, às 10 horas, com o programa de exposição e eventos do dia da Igreja novo-apostólico da RNV de 2013. O programa prolongou-se até ao domingo, dia 02 de junho. Na sexta-feira teve lugar um serviço divino para a terceira idade, no sábado foi a vez das crianças e do grande evento, o “Oratório Pop” (ver relatório), e no domingo, terminou com o serviço divino para a juventude. Foi um fim de semana preenchido de bênção, de comunhão e de alegria.
A “WDR.de” (Radiodifusão da Alemanha Ocidental) transmitiu uma reportagem por ocasião da abertura do Dia da Igreja Novo-Apostólico.
© Igreja Nova Apostólica Portugal