Dortmund. Mais de 12 600 espetadores assistiram, no sábado, dia 01 de junho de 2013, a uma noite inesquecível no pavilhão da Vestefália em Dortmund. A estreia do Oratório Pop “Eu sou – Jesus, a palavra e os milagres” foi o ponto alto, a nível musical, do dia da Igreja novo-apostólico da Renânia do Norte Vestefália. Desde a música ao imponente show de luzes e ao desempenho dos atores, tudo contribuiu para um espetáculo deslumbrante.
No final do espetáculo, durante mais de dez minutos, os espetadores agradeceram com aplausos aos cantores, músicos, atores e solistas, bem como aos promotores do Oratório Pop. “Um ambiente indescritível”, assim descreveu um dos visitantes as suas impressões, no final do show.
1500 cantores no coro
O Oratório Pop apresentou, em forma de música e em oito partes, a peça “Eu sou” – palavras de Jesus e os respetivos milagres. Atores e solistas representaram cenas bíblicas como “As bodas em Caná” ou a “A multiplicação dos pães”. O coro de jovens, composto por 1500 cantores com vozes grandiosas, assumiu as palavras de Jesus Cristo. O coro foi acompanhado por uma banda e por 120 músicos da orquestra sinfónica da juventude da Igreja Nova Apostólica da Renânia do Norte Vestefália.
Determinadas cenas foram representadas pelos atores não só em palco mas também movimentando-se entre o coro e entre os espetadores. Uma das peças representadas foi a história de três assaltantes que se dirigem para uma galeria, durante a noite, a fim de roubarem um determinado quadro. Mas ao entrarem no local deparam-se com um quadro que representa os milagres de Jesus, o que os faz pensar. Com a afirmação “Eu sou a vida” termina, após quase duas horas, o espetáculo no pavilhão 1 da Vestefália.
O interesse pela estreia superou todas as expetativas. Por volta de 1500 visitantes tiveram de assistir ao espetáculo num outro pavilhão por não caberem no principal.
Uma produção de duas Igrejas Regionais em equipa
“Um enorme desempenho por parte de todos os envolvidos”, foi a conclusão do apóstolo de distrito Armin Brinkmann, dirigente da Igreja Nova Apostólica da RNV, que assistira ao espetáculo juntamente com o apóstolo de distrito Rüdiger Krause, dirigente da Igreja Nova Apostólica do Norte da Alemanha. O Oratório Pop foi uma produção conjunta das duas Igrejas Regionais.
Dos 1500 jovens cantores, metade eram da RNV e a outra metade do Norte da Alemanha. Os quase 800 cantores do norte chegaram, na sexta-feira, de autocarro e pernoitaram num pavilhão desportivo, perto do pavilhão da Vestefália.
Segundo espetáculo em Hamburgo no dia 15 de junho
Está planeada uma segunda apresentação do Oratório Pop, a 15 de junho de 2013, às 19 horas, no “O2-World” em Hamburgo. Para a segunda apresentação são os cantores e a orquestra da RNV que se deslocarão ao norte.
Um DVD do Oratório Pop poderá ser adquirido, daqui a algumas semanas, na editora Bischoff-Verlag em Frankfurt.
© Igreja Nova Apostólica Portugal