Hamburg/Zurique. A Igreja Nova Apostólica tem um novo apóstolo maior. O apóstolo maior Wilhelm Leber, dirigente internacional da Igreja desde 2005, oficiou o seu último serviço divino no domingo de Pentecostes, dia 19 de maio de 2013. Milhões de crentes, espalhados pelo mundo inteiro, assistiram ao serviço divino transmitido por satélite e por internet, que teve lugar em Hamburgo Borgfelde. O apóstolo maior apelou aos fiéis que usassem o poder do Espírito Santo nas suas vidas.
Tal como já é tradição, no início do serviço divino, o apóstolo maior Wilhelm Leber dirigiu uma palavra de saudação aos cristãos novos-apostólicos do mundo inteiro: «Eis que o Senhor fez ouvir até às extremidades da terra: Dizei à filha de Sião: Eis que a tua salvação vem» (Isaías 62, parte do versículo 11).
“Deus intervém”
O apóstolo maior sublinhou que entende esta palavra como uma “promessa divina”. “O Senhor intervém. Nem sempre o faz como nós esperamos e desejamos, mas intervém de forma que, por fim, acabamos por nos aperceber de que tinha de ser assim. Foi assim que Deus sempre ajudou e interveio na história da humanidade, como, por exemplo, quando enviou o Seu Filho. E assim continuará”, afirmou o apóstolo maior.
Por ocasião do jubileu dos 150 anos da Igreja Nova Apostólica, o apóstolo maior demonstrou a sua gratidão por tudo o que foi feito no passado, e acrescentou que também nós devíamos aproveitar o jubileu da nossa Igreja para daí tirarmos forças para o futuro.
Força vinda do alto
O texto que serviu de base para a prédica do serviço divino de Pentecostes foi retirado de Lucas 24,49: «(…) Ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder».
«O Espírito Santo é força que vem do alto», explicou o apóstolo maior, referindo-se ao texto bíblico. O seu desejo é que o poder do Espírito Santo se faça sentir ainda com mais força. “Essa força apresenta-se das mais variadas formas: ao colaborarmos nas comunidades, ao demonstramos amor uns para com os outros e ao permanecermos firmes na promessa da revinda de Jesus”, sublinhou o apóstolo maior.
Serviço divino num lugar histórico
A transmissão do serviço divino de Pentecostes começou com uma curta-metragem que apresentou uma retrospetiva dos 150 anos de existência da Igreja Nova Apostólica. Entre outras coisas, também foi apresentada a primeira comunidade, a qual, em 1863, se separara da Igreja Católica Apostólica. Foi dela que surgiu a Igreja Nova Apostólica.
Esta comunidade de Hamburgo construiu, mais tarde, uma capela no lugar onde hoje se encontra a comunidade de Hamburgo Borgfelde e onde o apóstolo maior Leber celebrou o serviço divino de Pentecostes deste ano.
Reuniram-se neste local por volta de 450 cristãos novos-apostólicos, entre eles todos os apóstolos de distrito ativos do mundo inteiro e apóstolos de distrito adjuntos, bem como todos os apóstolos da Europa.
“Tu és a pedra”
No final do serviço divino de Pentecostes, depois da celebração da Santa Ceia, o apóstolo maior Wilhelm Leber pediu ao seu sucessor para vir ao altar. “Tu és a pedra para os cristãos novos-apostólicos”, disse o apóstolo maior Leber, lembrando as palavras que o Senhor dirigiu a um dos Seus discípulos, a Pedro (segundo Mateus 16,18): «... sobre esta pedra edificarei a minha igreja».
A seguir, o apóstolo maior Leber descreveu alguns aspetos referentes ao ministério de apóstolo maior: “Tu deves ser uma pedra, ou seja, deves criar as condições para que o Senhor possa edificar a Sua Igreja. É responsabilidade do apóstolo maior manter a base, ou seja, um fundamento estável, zelar para que a doutrina seja clara e pura e para que tudo seja orientado para o céu. Mas tu irás sentir que estás rodeado de forças celestiais e de muitas orações dos fiéis filhos de Deus”.
Queres servir ao Senhor?
Por fim, o apóstolo maior perguntou ao seu sucessor se queria aceitar o ministério de apóstolo maior e se queria ser a pedra para os seus irmãos e irmãs de fé. “Queres amá-los a todos e trazê-los no teu coração? E queres, neste sentido, servir ao Senhor?”
Foi com grande comoção que o apóstolo maior Jean-Luc Schneider respondeu à pergunta que lhe foi colocada com um “Sim” vindo do coração. Nas palavras de ordenação, o apóstolo maior pediu a Deus sabedoria e forças para o seu sucessor. “Sê o apóstolo dos apóstolos. Que a plena força do Espírito Santo atue em ti”, assim terminou o apóstolo maior Leber.
Palavras de gratidão aos irmãos e irmãs de fé
A seguir, e pela última vez no seu tempo ativo de ministério, o apóstolo maior Wilhelm Leber dirigiu-se à comunidade e a todos os irmãos e irmãs de fé ligados por satélite e internet no mundo inteiro. Em primeiro lugar, agradeceu ao seu antecessor, o apóstolo maior Richard Fehr que, por motivos de saúde, não pôde estar presente. “Ele foi para mim um verdadeiro portador de bênção”, disse o apóstolo maior Leber.
Depois, agradeceu a todas as irmãs e irmãos: “Eu pude sentir sempre o grande amor que vocês me dedicaram.” A sua gratidão foi também dirigida aos apóstolos e apóstolos de distrito, bem como a todos os assistentes pastorais por todo o apoio que lhe deram.
A seguir, o novo apóstolo maior Jean-Luc Schneider dirigiu-se ao seu antecessor com as seguintes palavras de gratidão: “Nestes oito anos, tu serviste-nos de uma forma maravilhosa. Sob a tua liderança e graças aos teus impulsos, a Igreja pôde aprofundar e consolidar a sua doutrina. Tudo isto ficará na história da Igreja.
Todos nós admirámos o teu trabalho e agradecemos-te pela tua proximidade e pelas conversas sempre francas que pudemos ter contigo”, nestas palavras, o apóstolo maior Schneider colocou os pensamentos do círculo dos apóstolos de distrito.
Obrigado em nome de muitos milhões
Por fim, o apóstolo maior Schneider dispensou o apóstolo maior Wilhelm Leber das suas tarefas ministeriais e da sua responsabilidade de apóstolo maior e colocou-o em descanso. “Tu continuarás sempre a ser o nosso apóstolo maior “, assim lhe prometeu. “Neste aperto de mão estão representados os muitos milhões de irmãos e irmãs do mundo inteiro e exprime a gratidão por tudo o que fizeste. Essa gratidão é também dirigida à tua esposa e família. Desejamos-te muita bênção divina e pedimos-te que continues a estar connosco com o teu a amor, a tua força de oração e a tua sabedoria”.
O novo apóstolo maior ainda acrescentou que o seu programa se encontrava na primeira página do Catecismo da Igreja Nova Apostólica: “a Igreja Nova Apostólica deve ser uma Igreja, na qual as pessoas se sentem bem e, preenchidas pelo Espírito Santo e pelo amor de Deus, orientam a sua vida segundo o Evangelho de Jesus Cristo e se preparam para a Sua revinda e para a vida eterna” concluiu o novo apóstolo maior.
© Igreja Nova Apostólica Portugal