Hamburgo/Zurique. Quando o apóstolo maior Wilhelm Leber, no domingo de Pentecostes, de manhã, começar o serviço divino na comunidade nova-apostólica de Hamburgo Borgfelde, estarão ligadas mais de 1000 comunidades, em mais de 100 países, por satélite ou por Internet. Vários milhões de pessoas, no mundo inteiro, irão poder assistir, no dia 19 de maio de 2013, à celebração do serviço divino central de Pentecostes da Igreja Nova Apostólica; um evento apropriado para marcar o jubileu dos 150 anos que a Igreja Nova Apostólica celebra este ano.
“Este ano, a festa de Pentecostes vai ser, para muitos cristãos novos-apostólicos, um acontecimento especial”, afirma o porta-voz da Igreja, Peter Johanning. O Pentecostes não lembra apenas o aniversário da Igreja de Cristo em geral, mas, este ano, marca o jubileu dos 150 anos da Igreja Nova Apostólica. Em 1863, a comunidade de Hamburgo desempenhou um papel fundamental. Hoje, 150 anos depois, o apóstolo maior Wilhelm Leber irá dirigir-se aos crentes, novamente a partir de Hamburgo, de onde transmitirá as saudações pentecostais e a palavra que servirá de lema para o próximo ano eclesiástico. “Estamos muito felizes pelo facto de o serviço divino de Pentecostes poder ser transmitido via satélite, a partir de Hamburgo, para centenas de comunidades no mundo inteiro e, desta forma, milhões de crentes poderem sentir a força da mensagem espiritual que vai ser transmitida”, conclui o bispo Johanning.
Alterações no ministério de apóstolo maior
O apóstolo maior Wilhelm Leber, que exerce este ministério desde o Pentecostes de 2005, irá ser aposentado precisamente oito anos depois de ter recebido o mistério. “O facto de este dia poder ser celebrado em Hamburgo vai ser para ele uma vivência muito especial” assim o continua o bispo Johanning. O apóstolo maior adjunto Jean-Luc Schneider receberá, no final deste mesmo serviço divino, o ministério de apóstolo maior. O novo apóstolo maior é francês, tem 54 anos e exerce, desde há muitos anos, vários ministérios na Igreja.
O serviço divino festivo será transmitido para todos os cinco continentes e para mais de 100 países por satélite, cabos de fibra ótica, emissoras de rádio e através da internet. A prédica será traduzida em inglês, diretamente no altar e, depois, em simultâneo em mais de 20 idiomas diferentes. A transmissão é organizada pela editora da Igreja, a “Bischoff Verlag”, em Frankfurt do Meno.
20 traduções diferentes para comunidades em 100 países
Em Hamburgo, o camião de transmissão da editora grava diretamente o serviço divino com cinco câmaras. Outra unidade móvel de transmissão (uplink), do provedor de radiodifusão e dos media, envia o sinal misturado e processado através de um dos satélites Eutelsat para Frankfurt, para os estúdios da editora Bischoff. É também ali que os intérpretes fazem a tradução em simultâneo nos diversos idiomas.
Em Frankfurt, existem mais dois uplinks: um envia a imagem, o tom original e a tradução para o satélite Eutelsat, que, por sua vez, o distribui para a Europa, o Norte de África e uma parte da Ásia. O outro, envia o sinal original apenas com a tradução em francês, português e espanhol, igualmente através do satélite Eutelsat, para as estações terrestres em Fuchsstadt e Jerusalém. A partir daqui, a transmissão segue através de outros satélites e cabos de fibra ótica para estações terrestres nos outros continentes. Estas estações, por sua vez, distribuem a transmissão por satélite e rádio para os recetores nas comunidades. Na América, devido à diferença do fuso horário, a transmissão é gravada e disponibilizada mais tarde às comunidades.
Também está planeado um “internet streaming”
Para comunidades no sudeste de Ásia e para alguns países de África, bem como para outros crentes que não possam ter acesso por satélite, existe a possibilidade de acompanhar o serviço divino via internet. Os participantes recebem antes uma autorização de acesso. O streaming para a internet é feito pela editora Bischoff através de um provedor. Para isso, encontram-se à disposição dez streams com larguras de banda e níveis de qualidade diferentes, assim como diferentes idiomas.
Três segundos para 140 000 quilómetros
Atualmente, em mais de 40 países da Europa e numa parte da Ásia, mais de 1600 casas de Deus da Igreja Nova Apostólica estão equipadas para receberem a transmissão dos serviços divinos por satélite e, em parte, por internet. A área estende-se da Escandinávia até à Madeira, à Malta, ao Chipre e a Israel e ainda dos Açores até para lá do Ural.
A partir de Hamburgo, o local de transmissão deste ano, o sinal percorre cerca de 144 000 quilómetros até chegar aos lugares de receção. Para este percurso, necessita apenas de três segundos.
© Igreja Nova Apostólica Portugal