Após 43 anos de atividade ministerial, o apóstolo maior Wilhelm Leber (65) vai ser aposentado. No dia de Pentecostes de 2013, o apóstolo de distrito Jean-Luc Schneider (53) passará a ser o novo apóstolo maior da Igreja Nova Apostólica. (Foto: NAKI)
Zurique: daqui a quatro semanas, no dia de Pentecostes, vai ser ordenado um novo apóstolo maior para a Igreja Nova Apostólica. O atual líder internacional da Igreja, o apóstolo maior Wilhelm Leber será aposentado com 65 anos – o seu sucessor é o francês Jean-Luc Schneider de 53 anos. A mudança foi bem preparada e é do conhecimento de todos os membros da Igreja no mundo inteiro.
No Pentecostes de 2005, o apóstolo maior Wilhelm Leber assumira a liderança internacional da Igreja Nova Apostólica. Mais de 1,5 milhões de crentes, no mundo inteiro, assistiram, na altura, ao último serviço divino oficiado pelo apóstolo maior Richard Fehr, que tinha alcançado a idade de aposentadoria, e que nomeou Wilhelm Leber como seu sucessor. Agora, vai novamente haver uma mudança na liderança da Igreja: O apóstolo maior Wilhelm Leber vai depositar essa responsabilidade em mãos mais jovens. Tal como na altura, também desta vez está planeado um serviço divino internacional, que será transmitido por satélite para muitos milhares de comunidades novas-apostólicas espalhadas pelo mundo.
Precisamente há um ano, o líder da Igreja anunciou e começou a preparar este passo. No dia 27 de maio de 2012, num serviço divino que teve lugar em Colónia, o apóstolo maior Leber nomeou Jean-Luc Schneider apóstolo maior adjunto. A intenção foi dar oportunidade ao apóstolo maior adjunto de, nesta fase de transição, se familiarizar com as muitas e complexas tarefas de um líder internacional da Igreja. “Quero definir o rumo para o futuro antecipadamente”, disse o apóstolo maior Leber há um ano. Ao ser aposentado, este cidadão de Hamburgo, de 65 anos de idade, terá alcançado 43 anos como ministro e assistente pastoral da Igreja.
Chegou o tempo
Jean-Luc Schneider assumirá, no dia de Pentecostes, a grande responsabilidade de um apóstolo maior. Desde o ano passado, ele fez muitas viagens internacionais e transferiu a direção da Igreja Nova Apostólica de França e do Sudeste do Congo para outro apóstolo de distrito.
Quem é Jean-Luc Schneider?
Jean-Luc Schneider nasceu a 18 de setembro de 1959. É novo-apostólico desde criança. É casado e pai de dois filhos. Desde 26 de setembro de 2004, é apóstolo de distrito e, para além da Igreja Regional de França, dirige ainda muitas outras Igrejas Regionais, como a do Burundi, da Polinésia Francesa, do Sudeste da República Democrática do Congo e da Nova Caledónia.
O apóstolo maior na Igreja Nova Apostólica
“Os cristãos novos-apostólicos creem que Jesus Cristo, o filho de Deus, é a cabeça da Sua Igreja”, como consta no Catecismo da Igreja Nova Apostólica. Depois disso, cabe ao apóstolo maior assumir a responsabilidade de exercer o ministério de Pedro, ou seja, a purificação e o desenvolvimento da doutrina, de desenvolver novos conhecimentos assim como de propagar uniformemente o testemunho da fé. O apóstolo maior é, também, quem estabelece a ordem da Igreja, sendo a suprema autoridade espiritual. No círculo dos apóstolos é ele quem tem a posição de liderança.
© Igreja Nova Apostólica Portugal