Antes da sua viagem à Guiné Bissau e a Cabo Verde, o apóstolo de distrito Brinkmann fez escala em Lisboa para celebrar um serviço divino na comunidade da Marinha Grande no domingo, dia 24 de fevereiro de 2013.
Uma igreja repleta de almas ansiosas aguardava a visita do apóstolo de distrito, pois no passado, o distrito da Marinha Grande foi assistido pelo então apóstolo Brinkmann. Existe, portanto, uma estreita e muito especial ligação entre a comunidade da Marinha Grande e o atual apóstolo de distrito.
No decorrer do serviço divino o sacerdote Jorge Silva foi ordenado no ministério de evangelista e recebeu também o encargo de dirigente para a comunidade da Marinha Grande.
Durante o mesmo serviço divino, o casal Pausch, que reside há alguns anos em Portugal e tem participado ativamente na vida desta comunidade, tanto no coro como em todas as iniciativas programadas, recebeu do apóstolo do distrito Brinkmann a bênção para as suas bodas de ouro numa bonita cerimónia festiva e emotiva.
Mais tarde nesse domingo, o apóstolo de distrito viajou para a Guiné-Bissau acompanhado pelo apóstolo Luiz.
Desta vez o nosso apóstolo de distrito fez uma curta mas muito proveitosa viagem à Guiné. Chegado na madrugada de segunda-feira a Bissau, logo às 15:00 horas, teve uma reunião de trabalho com os apóstolos e bispos da Guiné, na qual ficou a par de todas as necessidades e dificuldades, mas também de todos os progressos feitos desde a sua anterior visita, em março do ano passado, e traçou estratégias para o futuro.
A terça-feira iniciou-se com um seminário para todos os ministros distritais, no qual num ambiente de autêntica ansiedade e disponibilidade de coração, o nosso apóstolo de distrito apresentou o novo catecismo e pode revelá-lo de forma muito bem esclarecida, salientando a importância de tal obra no presente e futuro da obra de Deus.
Seguiu-se um almoço em conjunto, no qual, mais uma vez, o novo espírito vigente no círculo dos ministros distritais ficou bem patente.
Às 17:00 horas iniciou-se o serviço divino programado para a comunidade de Sta. Luzia em Bissau, com a palavra de Mateus 5,8:«Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus». Durante o serviço divino também foram preparados os corações para o próximo Domingo em que era celebrado o serviço divino pelos falecidos.
No decorrer do serviço divino, dois anciãos de distrito foram ordenados: o evangelista de distrito Jorge Gomes do distrito de Campada Papaia para ancião do mesmo distrito, e o evangelista de distrito Yano Quade, do distrito de Binar, para ancião de distrito de Tchoquemon.
Na quarta-feira, depois de visitar no hospital a nossa irmã Mia, esposa do apóstolo Indami, o apóstolo de distrito ainda fez visitas nas casas dos apóstolos e depois viajou para Cabo Verde, a fim de oficiar o serviço divino para os falecidos na ilha do Fogo, na comunidade de S. Filipe.
O apóstolo Luiz e o bispo N’Dami continuaram a viagem para o Leste e para o Sul. Na zona Leste foi inaugurada uma bonita igreja em Bambadinca, principal cidade do distrito com o mesmo nome. Uma comunidade festiva e atenta assistiu à inauguração. No decorrer da mesma, ainda foram ordenados dois diáconos, quatro sacerdotes e o evangelista da comunidade recebeu o encargo de dirigente da comunidade.
À inauguração assistiram as autoridades locais, assim como o sacerdote da igreja católica local e as autoridades militares agora no poder. Todos puderam constatar a vitalidade da Igreja Nova Apostólica nesta zona predominantemente muçulmana.
Continuaram a viagem para o sul e, como previsto, oficiaram um serviço divino no distrito de Cufar, na comunidade de Dar-Salam, em plena floresta do parque nacional de Cantahês. Nesta comunidade, 275 almas aguardavam debaixo de duas enormes mangueiras pelo serviço divino durante o qual 107 almas receberam o santo selamento.
Depois deste ato, foi a altura de regressar a Bissau, para embarcar nessa mesma noite rumo a Lisboa.
© Igreja Nova Apostólica Portugal