Dortmund. De 23 de fevereiro a 4 de março de 2013, o apóstolo de distrito Armin Brinkmann visitou três países de expressão portuguesa, nos quais os cristãos novos-apostólicos são assistidos pela Renânia do Norte-Vestefália. O apóstolo de distrito oficiou o serviço divino para os falecidos na Ilha do Fogo, que faz parte do Arquipélago de Cabo Verde.
Na sua viagem rumo à África Ocidental, o apóstolo de distrito Armin Brinkmann passou primeiro por Portugal. O serviço divino de domingo, dia 24 de fevereiro, teve lugar na Marinha Grande, onde o apóstolo de distrito administrou a bênção para as bodas de ouro a um casal alemão que vive há muitos anos em Portugal.
Desenvolvimento estável
No dia 24, à noite, o apóstolo de distrito Brinkmann e o apóstolo Apostel Manuel Luiz (Portugal) seguiram para a Guiné-Bissau. Quando aterraram, a meio da noite, os apóstolos e os bispos deste país da África Ocidental encontravam-se à espera deles no aeroporto. Umas horas mais tarde, realizou-se uma reunião no círculo dos apóstolos e bispos.
Já há alguns anos que a Guiné-Bissau é assistida pela Igreja Regional da Renânia do Norte-Vestefália. Pode dizer-se que apesar da instabilidade política que se faz sentir naquele país, as comunidades novas-apostólicas, pelo contrário, têm-se desenvolvido de forma estável. O serviço divino é frequentado por cerca de 60 por cento da população, o que mostra o bom trabalho que tem sido feito por parte dos apóstolos e dos bispos e a boa colaboração que existe com os ministros distritais.
Apresentação do Catecismo
Na terça-feira, dia 26 de fevereiro de 2013, reuniram-se em Bissau, a capital, quase 70 ministros distritais, vindos de todo o país, para participarem num seminário. A situação das comunidades e dos distritos foi um dos temas abordados ao pormenor. Para além disso, o apóstolo de distrito Brinkmann fez ainda a apresentação do novo Catecismo que, entretanto, já se encontra publicado em português.
À tarde, foi oficiado um serviço divino na igreja de Santa Lúcia, que entretanto está a necessitar de remodelações. O texto bíblico que serviu de base ao serviço divino foi retirado dos Actos dos Apóstolos 10,34.35: «Reconheço, na verdade, que Deus não faz distinção de pessoas; mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e obra o que é justo.» Neste serviço divino foram ordenados dois anciães de distrito.
A viagem continua para o Arquipélago de Cabo Verde
Na quarta-feira, a viagem continuou para Cabo Verde com escala em Dakar (Senegal). A partir da Cidade da Praia, a capital, a viagem prosseguiu para a Ilha do Fogo, onde se reuniram os ministros distritais do Arquipélago de Cabo Verde. Para preparar o serviço divino para os falecidos, os assistentes pastorais visitaram, na sexta-feira, dois cemitérios, onde oraram pelas almas na eternidade.
Para o sábado estava planeado um seminário. “A Igreja Nova apostólica está muito bem representada em Cabo Verde. As comunidades são bem assistidas e são oficiados serviços divinos, regularmente, por toda a parte”, afirma o apóstolo de distrito Armin Brinkmann no seu relatório de viagem.
Serviço divino para os falecidos
No domingo, dia 3 de março de 2013, reuniram-se na igreja de São Filipe (Ilha do Fogo) quase 1200 cristãos novos-apostólicos, para assistirem ao serviço divino para os falecidos. Esta ilha é o centro novo-apostólico de Cabo Verde. É ali que se encontram a maior parte das comunidades, dos membros e dos assistentes pastorais.
O serviço divino foi baseado na história de Loth e da sua família quando saíram de Sodoma: «E ao amanhecer, os anjos apertaram com Loth, dizendo: Levanta-te, toma a tua mulher, e as tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade.» (Génesis 19,15).
Regresso à Alemanha
À tarde, depois de uma despedida calorosa, o apóstolo de distrito partiu para a cidade Praia, de onde seguiu, ainda na mesma noite, via Lisboa para a Alemanha.
© Igreja Nova Apostólica Portugal