Luanda/Dortmund. Em dezembro de 2012, a Igreja Nova Apostólica da Renânia do Norte-Vestefália deu o sinal de partida para a construção de uma nova igreja central em Luanda, a capital de Angola. Neste país da África Ocidental existem por volta de 400 000 cristãos novos-apostólicos, dos quais 50 000 vivem na capital. A igreja terá capacidade para acomodar 1000 fiéis.
A primeira pedra para a nova igreja foi colocada no dia 7 de dezembro de 2012. Centenas de crentes reuniram-se para assistir ao evento no terreno situado no município de Kilamba Kiaxi (Palanca). Na presença de numerosos representantes da imprensa, tanto da rádio como da televisão, o apóstolo responsável, Manuel Eduardo Mbuta, colocou a tradicional “primeira pedra” para a nova casa de Deus. O apóstolo de distrito Armin Brinkmann enviou, da Alemanha, uma palavra de saudação para a cerimónia.
Agradecimento por todo o apoio
No seu discurso, o apóstolo Mbuta expressou a sua gratidão, em particular, aos representantes das entidades administrativas do governo da província de Luanda, ao município de Kilamba Kiaxi, ao diretor nacional dos assuntos religiosos e ao chefe da polícia do município. Mas também dirigiu o seu agradecimento aos cristãos novos-apostólicos que deram todo o seu apoio nos preparativos.
O arquiteto e projetista Hélder António Ferreira (Portugal), que irá coordenar os trabalhos de construção no local, também participou nas festividades. A nova casa de Deus deverá ser inaugurada no princípio de 2014.
Administração integrada
Na sala de culto com tribuna, a nova igreja oferece lugar para 1000 devotos e ainda dispõe de salas para pais com crianças com uma janela grande que lhes permite estar ligados à sala de culto. O espaço junto ao altar é bastante amplo de forma a poder ser usado para concertos e apresentações corais. Integrado no edifício, mas, no entanto, com acesso separado, serão concebidos escritórios e salas de reuniões para a administração da Igreja Nova Apostólica em Angola.
O terreno será completamente aproveitado para o edifício da igreja. O espaço livre será utilizado para um parque de estacionamento. Este edifício, situado num terreno de esquina, junto a um cruzamento e em frente a uma grande clínica médica, irá destacar-se com a sua arquitetura distinta e moderna na paisagem urbana de Luanda.
Fachada em branco luminoso
A estrutura do edifício será feita, segundo a construção típica do país, em aço, betão e alvenaria. As janelas, integradas nas fachadas em branco luminoso, estão concebidas e posicionadas de forma a absorverem muita luz e calor e, no entanto, assegurarem uma boa ventilação e climatização por via natural.
Um dia antes da cerimónia para a colocação da primeira pedra, ainda não estava bem certo se o evento se iria ou não realizar. No âmbito dos preparativos do terreno, foi encontrada um dispositivo explosivo. O envio de uma equipa de desminagem, por parte das autoridades responsáveis, só estava previsto para a semana seguinte. Só depois da intervenção do apóstolo Mbuta, perante as autoridades estaduais, é que foi possível organizar um grupo de desminagem, para o próprio dia, que desativou o explosivo encontrado.
Contrato assinado no outono
No verão de 2012, realizou-se a última reunião com o arquiteto Hélder António Ferreira de Portugal na administração da Igreja, em Dortmund, na qual foram discutidos os últimos pormenores.
No dia 1 de outubro de 2012, o apóstolo de distrito Armin Brinkmann, na sua função de presidente da Igreja da RNV, pôde, finalmente, assinar o contrato geral de empreitada. A Igreja trabalha com uma empresa de construção portuguesa, também sediada em Luanda. O conselho de administração aprovou, no verão de 2012, a construção da igreja central.
© Igreja Nova Apostólica Portugal