No fim-de-semana passado, dia 1 e 2 de setembro de 2012, foi realizado o Dia Nacional da Juventude da Igreja Nova Apostólica em Portugal. Às 12:30 horas de sábado, Aldeia de Palheiros, uma pequena localidade perto de Ourique, no Alentejo, foi o ponto de encontro de 30 jovens vindos de norte a sul do país.
Já no Dia da Juventude do ano anterior, o apóstolo Manuel Luiz, responsável pelo território português, prometera aos jovens que haviam de fazer em breve um evento diferente, de mais duração do que apenas um dia. Este ano, essa promessa foi concretizada.
Um evento preparado por jovens para jovens
Depois de a família do pastor Dieter Sennewald, dirigente da comunidade de Aldeia de Palheiros, ter sugerido a utilização gratuita da sua quinta “Monte Compromisso” como local para realizar o Dia Nacional da Juventude de 2012, e após a aprovação por parte do apóstolo Luiz, era preciso por mãos à obra. Em trabalho de equipa, a família Sennewald e um grupo de jovens começaram a planear o evento, sempre acompanhados e assistidos pelo bispo Dimitrios Diniz. Os preparativos tanto envolveram as infraestruturas no local, pois foi necessário criar as condições necessárias para fazer dois acampamentos para os jovens, já que o programa previa um dia de comunhão na bela natureza alentejana, o pernoitamento em tendas e o serviço divino festivo no dia seguinte.
Criatividade, dedicação e amor à obra de Deus
Seja a construção dos WCs ecológicos em madeira, ou das cabinas de duche literalmente artesanais, a adaptação de um barril de cerveja em inox, para servir como tacho suficientemente grande para cozinhar para tanta gente, e os muitos outros pequenos detalhes do foro logístico, ou a invenção e preparação de jogos para os jovens, peças de música coral e toda a elaboração do programa desse fim-de-semana, tudo sempre foi caracterizado por grande criatividade, dedicação e amor à obra de Deus.
Um dia de boa disposição para todos
Depois das boas-vindas dadas a todos os jovens, pelo bispo Diniz, na igreja de Aldeia de Palheiros, e após a entrega do programa e explicação de algumas regras e pormenores, a caravana pôs-se a caminho do Monte Compromisso. Acompanhados por uma cortina de pó genuinamente alentejano, a coluna de carros chegou ao seu destino, onde foram recebidos com carinho e boa disposição pela família anfitriã e alguns amigos vindos da Alemanha que também participaram ativamente em alguns dos preparativos no local.
Após um pequeno jogo “para aquecer” e conhecer os nomes de todos, já era hora de almoço. Um belo esparguete bolonhês foi a fonte de energia necessária para a continuação do dia. Nas imediações da quinta existe uma barragem, o ponto seguinte no programa. Face ao calor do dia, foi uma maneira ótima de refrescar os ânimos. Embora inicialmente só os mais corajosos entrassem nas águas desconhecidas, não tardou muito e os outros os seguiram.
Depois de refrescados, seguiram-se vários jogos de habilidade, como apanhada com objetos, estafeta de água e teste à pontaria, preparados pela irmã Marlene e o irmão Manuel José, tudo acompanhado por muitas risadas, um espírito de fraternidade e boa disposição entre os jovens e os poucos ministros acompanhantes.
No fim da tarde, depois de terem passado mais algum tempo com futebol, vólei e mergulhos, era hora de regressar à quinta para participar nos workshops previstos.
Teatro, Gospel, Fotografia Criativa, Poesia, Tiro ao Alvo e Lançamento do “Peso Pesado”
O programa continuou com um grande número de workshops, preparados pelos jovens, que satisfez todos os gostos. Os jovens escolheram um dos temas propostos, formando pequenos grupos. Os resultados, como uma pequena peça de teatro, uma apresentação musical de música espiritual moderna (Gospels), um momento de poesia apresentado por vários jovens e a premiação das competições dos workshops, foram apresentados mais tarde, depois do jantar.
Sem montar as tendas não há jantar
Depois de o calor ter abrandado, por volta das 19 horas, era hora de montar as tendas. Foi a hora da verdade. Havia jovens que já tinham acampado antes e tinham experiência. Outros estrearam-se naquele dia. Foi bonito ver que os jovens com experiência, não ficaram de braços cruzados a observar os mais inexperientes, ajudaram aqueles que lutavam com algumas dificuldades. Até mesmo o bispo Diniz não ficou para trás, provou ser um ótimo campista.
Apostle Time
Enquanto os jovens montavam as tendas, chegou o apóstolo Manuel Luiz, que se prontificou a responder às perguntas dos jovens no âmbito de uma entrevista. Pacientemente e com dedicação, respondeu às perguntas do círculo dos jovens, contando também algumas vivências de fé. Os jovens tanto se interessaram por saber como era a sensação de ser apóstolo, como também colocaram algumas questões. Entre elas surgiu a questão de se algum dia não seria possível haver também “ministras” na Igreja Nova Apostólica. Particularmente esta última causou algumas controvérsias interessantes entre os próprios jovens.
Apresentação dos resultados dos workshops
Depois do jantar, composto por três pratos diferentes, sendo um deles um ensopado de um borrego de criação própria da família anfitriã, os diversos grupos apresentaram o resultado do trabalho em grupo. Tanto a peça de teatro, que tematizou a maneira correta de oferendar a Deus, como também o poema que tocou todos os presentes e as restantes apresentações, vieram completar um dia perfeito. Particularmente os gospels deram ainda um grande impulso e sentimento de comunhão e fraternidade antes de chegar a hora de dormir.
Depois de uma noite mais ou menos descansada e depois de todos terem desmontado as tendas e tomado o pequeno-almoço, os jovens partiram novamente em direção à igreja de Aldeia de Palheiros para participar no serviço divino.
Serviço divino de domingo
O apóstolo Manuel Luiz serviu com a palavra de Marcos 11,22: Tende fé em Deus! Na sua prédica o apóstolo transmitiu aos jovens segurança para o seu caminho de fé e de vida. Ele frisou que a juventude nova-apostólica deve manter o seu rumo em direção à meta, sem se desviar do caminho e não temendo nada, pois Deus está sempre ao seu lado. Como co-oficiantes, o apóstolo ainda chamou o bispo Dimitrios Diniz e os dois sacerdotes ainda pertencentes ao grupo dos jovens: o sacerdote Sebastian e Manuel José que sublinharam as palavras do apóstolo Luiz e expressaram a grande gratidão para com todos, pela realização do Dia da Juventude.
Após o serviço divino, todos se juntaram à frente da igreja para uma última fotografia em grupo. As caras radiantes e felizes mostraram como todos adoraram esta vivência de comunhão nova-apostólica.
Qual será o programa para o próximo ano? A ver vamos...
Mais fotografias aqui.
© Igreja Nova Apostólica Portugal
Mit Hilfe einiger zusätzlicher Dienste können wir mehr Funktionen (z.B. YouTube-Video-Vorschau) anbieten. Sie können Ihre Zustimmung später jederzeit ändern oder zurückziehen.
Diese Internetseite verwendet notwendige Cookies, um die ordnungsgemäße Funktion sicherzustellen. Jeder Nutzer entscheidet selbst, welche zusätzlichen Dienste genutzt werden sollen. Die Zustimmung kann jederzeit zurückgezogen werden.
Nachfolgend lassen sich Dienste anpassen, die auf dieser Website angeboten werden. Jeder Dienst kann nach eigenem Ermessen aktiviert oder deaktiviert werden. Mehr Informationen finden sich in der Datenschutzerklärung.