Timor-Leste/Dortmund. No início de julho, o apóstolo maior Wilhelm Leber visitou Kuala Lumpur (Malásia) e Rangum (Myanmar). O apóstolo maior fez-se acompanhar, entre outros, pelo apóstolo de distrito Armin Brinkmann, dirigente da Igreja Nova Apostólica de Renânia do Norte-Vestefália. Na sequência da viagem, o apóstolo de distrito seguiu, via Singapura, para Timor-Leste, onde visitou algumas comunidades e realizou seminários com os assistentes pastorais.
14 comunidades novas-apostólicas em Timor-Leste
Enquanto o apóstolo maior regressava à Alemanha, a viagem do apóstolo de distrito Armin Brinkmann continuou para Timor-Leste. Este país é um dos mais de 20 países assistidos pela Igreja Nova Apostólica da Renânia do Norte-Vestefália.
“Apesar de algumas resistências e dificuldades, desenvolveram-se, nos últimos anos, em Timor-Leste, algumas comunidades muito bonitas, as quais são assistidas por um círculo cada vez maior de assistentes pastorais“, escreve o apóstolo de distrito no seu relatório de viagem.
Seminário sobre o catecismo
No sábado, dia 14 de julho de 2012, o apóstolo de distrito oficiou um serviço divino em Behau. Uns dias antes, tinha servido os cristãos novos-apostólicos em Díli, a capital da ilha. Estiveram presentes mais de 250 crentes em cada um dos serviços divinos. Alguns convidados receberam o sacramento do Espírito Santo e passaram, assim, a pertencer à comunidade.
Na segunda-feira, dia 16 de julho de 2012, realizou-se um seminário, de um dia, em Díli, no qual participaram quase todos os ministros das diversas comunidades. A eclesiologia e a sacramentologia do novo catecismo foram o tema principal do seminário.
Regresso a casa apesar de instabilidade
Apesar da instabilidade política e dos conflitos existentes depois das eleições parlamentares, o apóstolo Manuel Luiz, que tinha preparado a viagem, e o apóstolo de distrito Brinkmann conseguiram regressar a casa, na terça-feira.
Timor-Leste é parte de uma ilha situada entre a Indonésia e a Austrália e foi uma colónia portuguesa durante cerca de 400 anos. Depois da retirada dos portugueses, em 1974, a Indonésia ocupou este país vizinho. Seguiu-se uma guerra sangrenta de 24 anos. Num referendo da ONU, em 1999, a maioria manifestou-se pela independência.
A Igreja Nova Apostólica conta com 591 membros neste país, distribuídos por 14 comunidades e assistidos por 37 assistentes pastorais.
© Igreja Nova Apostólica Portugal