Lisboa. Por ocasião da sua visita a Portugal, no final de junho, o apóstolo maior Wilhelm Leber participou, como convidado de honra, na cerimónia de fim de ano do Ensino Básico da Escola Nova Apostólica em Carcavelos-Sassoeiros. O apóstolo maior descerrou a lápide comemorativa em memória do apóstolo de distrito Hermann Engelauf, fundador desta escola privada. Mais de 500 convidados felicitaram os alunos do primeiro ciclo pelo sucesso que alcançaram nesta primeira etapa da sua formação escolar.
Todos tinham sido convidados, pela “Escola Nova Apostólica”, para a festa de finalistas a realizar-se no dia 23 de junho de 2012, o sábado que antecedeu as férias de verão em Portugal. Reuniram-se, na Igreja Nova Apostólica, mais de 500 pais, os alunos do 4.º ano e ainda os alunos aos quais foi atribuído um certificado de mérito.
Alunos com capa e chapéu
No seu discurso, a diretora, Fátima Jerónimo Monteiro, deu as cordiais boas-vindas ao apóstolo maior Wilhelm Leber, dirigente da Igreja Nova Apostólica Internacional, e aos seus acompanhantes. Para além do apóstolo de distrito Armin Brinkmann, estiveram também presentes os apóstolos da Renânia do Norte-Vestefália e dos países lusófonos por ela assistidos.
A seguir, sob os aplausos dos pais e dos convidados, os alunos das três turmas finalistas entraram na sala, vestidos com capas e chapéus de formatura. Muitas das escolas privadas em Portugal festejam o final do primeiro ciclo do ensino básico desta forma. O apóstolo maior entregou 23 medalhas aos melhores alunos da escola. Para além disso, foram ainda entregues 57 certificados de mérito. A parte musical do evento esteve a cargo de um coro também composto por alunos.
“Nós transmitimos valores cristãos”
Na palavra de saudação, o apóstolo maior Leber felicitou os finalistas por este primeiro passo da sua carreira escolar. “Os principais responsáveis pela educação são os pais, mas a escola e a Igreja também colaboram. Na nossa Escola Nova Apostólica não só transmitimos conhecimentos como também valores cristãos“, afirmou o apóstolo maior, realçando a função especial desta escola privada, que goza de uma boa reputação em Lisboa e arredores.
O apóstolo maior elogiou também o bom desempenho dos professores e funcionários, os quais aplicam com grande dedicação o lema da escola: “aprendem com alegria, porque ensinamos com amor”. Esta ligação especial que os professores têm com os alunos fez-se sentir na entrega dos certificados: os professores abraçaram os seus alunos e alegraram-se com eles.
Escolta junto ao portão da entrada
Antes do evento, as crianças receberam o apóstolo maior e os outros convidados, junto ao portão, formando duas filas que conduziam até ao terreno da escola. Na entrada do edifício principal, o apóstolo maior descerrou a lápide comemorativa em memória ao fundador da Escola, Hermann Engelauf. Foi ele que teve a ideia de fundar uma Escola Nova Apostólica em Portugal e a 29 de setembro de 1985 a escola abriu. “As crianças são o nosso futuro, temos de zelar bem por elas”, disse, na altura, o dirigente da Igreja Regional da Renânia do Norte-Vestefália.
Na lápide encontra-se gravado o texto bíblico do 2.º Livro das Crónicas 31,21: «E em toda a obra que começou, no serviço da casa de Deus, e na lei, e nos mandamentos, para buscar a seu Deus, com todo o seu coração o fez, e prosperou.»
500 alunos e 60 funcionários
A Escola Nova Apostólica em Carcavelos-Sassoeiros, nos subúrbios de Lisboa, começou a funcionar em 1985 com 40 alunos e sete funcionários. Hoje, 60 funcionários prestam ali assistência e ensinam mais de 500 crianças. Em outubro de 2010, a Escola primária comemorou o jubileu dos 25 anos. O logótipo da escola mostra o emblema da Igreja Nova Apostólica em branco sobre um fundo verde.
No início, foi a Igreja que deu apoio financeiro à escola. Hoje, a escola financia-se a si própria com as propinas dos alunos. No mesmo terreno da escola encontra-se também a administração da Igreja em Portugal, assim como a igreja da comunidade de Carcavelos-Sassoeiros.
© Igreja Nova Apostólica Portugal