Colónia. Um ponto alto, no ano eclesiástico, para os cristãos novos-apostólicos no mundo inteiro: No dia 27 de maio de 2012, o apóstolo maior Wilhelm Leber oficiou, em Colónia, o serviço divino de Pentecostes. «As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus.» – foi este o apelo que o líder espiritual dos cristão novos apostólicos fez aos crentes. A prédica rodou em torno da questão de como os filhos de Deus devem viver a sua vida neste tempo. O apóstolo maior disse que é preciso preservar a fé, manter a paz, entregar-se a Deus e tirar da ressurreição de Cristo as forças para o dia-a-dia.
Estiveram presentes no serviço divino de Pentecostes de 2012, em Colónia, os apóstolos de distrito do mundo inteiro e os apóstolos da Europa. No início do serviço divino, tal como é tradição, o apóstolo maior Wilhelm Leber dirigiu uma palavra de saudação a todas as comunidades do mundo: «As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus.» (Lucas 18,27).
A força proveniente do Espírito
“As pessoas têm barreiras, mas com Deus não existem fronteiras”, acrescentou o apóstolo maior. Ele apelou aos crentes para que aproveitassem a força do Espírito Santo, para resolver arrelias e conflitos e para que ultrapassassem as situações difíceis com Deus.
Neste contexto, o apóstolo maior também se referiu à situação global: “a cristandade está a diminuir no mundo inteiro e nas comunidades existem, aqui e acolá, verdadeiros desafios. E surge a pergunta: como vamos continuar? Não contemplemos a situação apenas do ponto de vista humano, pois sabemos que, para Deus, todas as coisas são possíveis. Ao confiarmos na ajuda de Deus não significa que, de repente, todas as dificuldades desapareçam. Mas, com a ajuda de Deus, é possível ultrapassar fronteiras. Para isso, precisamos de usar a Sua força” disse o apóstolo maior.
Viver como filhos de Deus
A base para a continuação da prédica foi o texto bíblico tirado de Romanos 8,16: «O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito, que somos filhos de Deus.» “O Espírito Santo motiva-nos a viver como verdadeiros filhos de Deus “, assim explicou o apóstolo maior o texto bíblico.
“O Espírito Santo motiva-nos sempre a permanecer na fé, mesmo em situações difíceis. Os filhos de Deus devem estar sempre dispostos a preservar a paz “, foi este o segundo pensamento do apóstolo maior, e continuou: “Eles dedicam-se a Deus e integram a ressurreição de Jesus Cristo nas suas vidas.“
Deixar-se estimular pelo Espírito
“O Homem só pode alcançar a bem-aventurança com Deus e através de Deus, ou seja, precisa de viver em comunhão com Deus”, foi com estes pensamentos que o apóstolo de distrito Jean-Luc Schneider (França) continuou a co oficiar. “Bem-aventurança significa, neste contexto, salvação e comunhão com Deus. Se seguirmos os conselhos do Espírito, então, também poderemos ser, já hoje, bem-aventurados,“ deu como conselho o apóstolo maior adjunto.
O apóstolo de distrito Noel Barnes disse, ao servir, que a agenda dos dirigentes da Igreja no ultramar se terá alterado repentinamente e que isso se deve à nomeação do novo apóstolo maior adjunto. “Mas eu estou feliz por poder estar aqui convosco e por poder partilhar desta comunhão Pentecostal,” acrescentou.
Leitura bíblica retirada dos Actos dos Apóstolos
No início do serviço divino, foi lida uma passagem bíblica retirada de Actos 2,1-4: «E cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas, por eles, línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.»
Transmissão para o mundo inteiro
1600 cristãos novos-apostólicos, de Colónia, assistiram ao serviço divino, no grande salão do Hotel Maritim. Mais de 1,5 milhões de crentes, em mais de 100 países, estiveram ligados por satélite e internet. Segundo o feedback inicial, a transmissão decorreu sem qualquer falha ou problema técnico.
Os arranjos musicais do serviço divino estiveram a cargo de uma orquestra e de um coro de jovens, criado por jovens. A orquestra de jovens tocou diversas peças espirituais modernas, entre elas: “Ó vem, tu, Espírito da verdade” e “I sing with the spirit” (eu canto com o Espírito). No início da transmissão foi mostrado um filme que apresentou os cristãos novos-apostólicos da Renânia do Norte-Vestefália e as instalações do anfitrião, a Igreja Regional da Renânia do Norte-Vestefália.
© Igreja Nova Apostólica Portugal