Zurique. A Igreja Nova Apostólica Internacional está a planear um Dia Internacional da Igreja, para o Pentecostes de 2014. Foi o que ficou acordado, pelo apóstolo maior e pelos apóstolos de distrito da Europa, na Assembleia de Apóstolos de Distrito, que se realizou na primavera, em Zurique. “Não se trata de um Dia da Igreja Intercontinental, mas deverão, sim, participar, pelo menos, todas as Igrejas Regionais da Europa “,foi esta a opinião unânime dos dirigentes da Igreja. O evento deverá realizar-se no antigo Estádio Olímpico de Munique.
O projeto ficou ao encargo da Igreja Regional Sul da Alemanha. O apóstolo de distrito Michael Ehrich já tinha tido a ideia de realizar um evento destes, no entanto, na última Assembleia de Apóstolos de Distrito da Europa, foi decidido dar preferência às preparações para o aniversário de jubileu da Igreja Nova Apostólica, a realizar-se em 2013. Por outro lado, já foi organizado um grupo de trabalho e os preparativos iniciais já estão decorrer. Isto é, para os apóstolos de distrito da Europa, uma verdadeira dádiva divina e eles estão confiantes de que, até junho de 2014, poderão ser preparados temas interessantes com conteúdos de orientação para o futuro. Os pormenores estão a ser desenvolvidos.
Sistema de consultoria e formação
A formação fundamental dos ministros é também um tema muito importante para a Igreja Nova Apostólica. Os apóstolos de distrito da Europa aprovaram um conceito detalhado para um sistema de consultoria. O intuito é criar uma interligação, nas Igrejas Regionais, no que diz respeito às ofertas de ensino. Já está a ser concebida uma coordenação centralizada de todas as ações de formação. Os primeiros módulos de formação serão utilizados, primeiro, nas áreas germanófonas da Europa, mas também estão a ser preparados para outras áreas linguísticas. O objetivo desta conceção é promover a competência dos ministros através do reconhecimento e da formação comportamental. Estas ofertas deverão contribuir para que a identificação com os ensinamentos de fé e o ministério recebido sejam aprofundados e a motivação para o trabalho voluntário seja incentivada.
Diálogo ecuménico
O apóstolo Volker Kühnle, presidente do grupo de trabalho para contactos entre as confissões e religiões, recebeu o encargo de fazer uma breve descrição, ao presidente europeu da Igreja, acerca das conversações da Delegação do Conselho Executivo Federal das Igrejas Cristãs na Alemanha. Entre a Delegação do Conselho das Igrejas Cristãs e a Delegação da Igreja Nova Apostólica ficou acordado que se iria realizar um debate confidencial com os órgãos diretivos, na primavera deste ano. Dos primeiros debates constou o seguinte: “A Delegação do Conselho Executivo das Igrejas continuará a informar a Assembleia Geral do Conselho Executivo das Igrejas na Alemanha (ACK), para quem ela trabalha, acerca do conteúdo dos debates. A Delegação Nova Apostólica, por sua vez, informará o presidente da Igreja.” Foi com agrado que o apóstolo maior e os apóstolos de distrito tomaram conhecimento, de que as conversações fundamentais teológicas terão decorrido de forma construtiva e terão sido caracterizadas por uma elevada estima mutua.
© Igreja Nova Apostólica Portugal