Foi com grande alegria que os servos de Deus do leste de Angola participaram num evento de cinco dias na cidade do Dundo. Para além dos seminários para os ministros, foi também oficiado um serviço divino que trouxe grande bênção para todos os filhos de Deus daquela região.
De 14 a 19 de fevereiro de 2012, realizou-se na cidade do Dundo, Província de Lunda-Norte, um seminário regional orientado pelo Apóstolo João Uanuque Misselo, onde participaram dois apóstolos, seis bispos e trinta e dois anciães de distrito de todos os distritos da região Leste de Angola que abrangem as Províncias do Moxico e Lunda Sul e Norte.
O texto bíblico, que serviu de lema para este evento, foi dado pelo apóstolo de distrito Armin Brinkmann e encontra-se em Salmos 100, 2: «SERVI AO SENHOR COM ALEGRIA».
Os temas deste seminário foram, entre outros, a introdução da nova liturgia, o Santo Batismo, o credo novo-apostólico e muitos outros temas relacionados com a assistência pastoral.
“Apesar das dificuldades, devido ao mau estado das estradas e das distâncias a percorrer, a emoção e o movimento registados na cidade do Dundo, não só nos atingiram a nós, como também à maioria da população daquela cidade”, comenta o apóstolo Misselo.
O ponto culminante deste encontro foi o serviço divino de domingo, dia 19 de fevereiro de 2012, no qual participaram cerca de 3220 irmãos e irmãs e convidados. Entre os convidados estiveram os representantes do governador provincial e todos os órgãos da comunicação social. “Todos ficaram com muito boa impressão da nossa Igreja”, diz o apóstolo.
O apóstolo João Uanuque Misselo oficiou o serviço divino com uma palavra dada pelo apóstolo de distrito Armin Brikmann, retirada de I Cor 10, 24: «Ninguém busque o proveito próprio, antes, cada um o que é de outrem».
Depois da celebração da Santa Ceia e por incumbência do apóstolo de distrito, o apóstolo João Uanuque Misselo ordenou treze ministros distritais, entre eles, três anciães de distrito e dez evangelistas de distrito.
Feed back de alguns ministros participantes:
“Sinto-me muito agradecido ao amado Deus por nos ter transmitido tanta sabedoria neste maravilhoso encontro com o nosso apóstolo responsável e especialmente pela comunhão que tivemos neste monte. Fez-me lembrar as palavras de Êxodo 19,3-5: «E subiu Moisés a Deus, e o Senhor o chamou do monte, dizendo: Assim falarás à casa de Jacob, e anunciarás aos filhos de Israel: Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim; Agora, pois, se, diligentemente, ouvirdes a minha voz, e guardardes o meu concerto, então sereis a minha propriedade peculiar de entre todos os povos: porque toda a terra é minha». Assim também nós, hoje, queremos levar tudo o que nos foi ensinado para as comunidades para que possa servir de bênção para todos.” - D. C. Kapitia
“Este seminário marcou um símbolo inapagável nos nossos corações, serviu de ensinamento, uniu os corações e fortaleceu a comunhão entre os irmãos.” – C. Muangongo
“Na verdade, vivemos um momento emocional, construtivo e maravilhoso. A presença do nosso apóstolo responsável fez-nos sentir a presença do Deus vivo e levou-nos a um monte alto de crescimento na nossa vida ministerial. Transfigurou-nos, como outrora, no tempo de Jesus, aconteceu com os três discípulos no monte da transfiguração. Estou agradecido por este seminário ter tido lugar logo no princípio do ano, pois poderá influenciar o desenvolvimento da obra de Deus, aqui na nossa área de trabalho, e levará também o brilho da obra do Senhor a todas as regiões. É de todo o coração que irei seguir todas as orientações na minha área de trabalho, seguindo a palavra do Apóstolo Paulo «De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência.» - Lufungula
“O seminário decorreu sob a guia do Espírito Santo. A explicação foi excelente, sensível e profunda e tirou muitas inquietações e duvidas aos participantes. O método prático ilustrativo utilizado ajudou-nos a compreender os temas. Serviu-nos de ajuda para conseguirmos uma melhor assistência espiritual nas áreas de trabalho e, sobretudo, para conseguir intensificar a comunhão entre os servos e filhos de Deus. Predominou uma profunda alegria no seio dos ministros.” - A.Q. Mupila
“O seminário transmitiu-nos ensinamentos valiosos e adquirimos maturidade que irá trazer frutos nas nossas áreas missionárias.” - F. D. Filomão
O diácono Chibalabala Pedro Calenga, que tinha sido convidado para registar os conteúdos em ata, também expressou, em seu nome e em nome daquela província do leste de Angola, a sua grande alegria e gratidão pelos dias inesquecíveis de bênção que pôde viver.
© Igreja Nova Apostólica Portugal