Hamm. No domingo, dia 26 de fevereiro de 2012, o apóstolo maior Wilhelm Leber visitou o distrito de Hamm. No serviço divino que oficiou no pavilhão “Alfred-Fischer-Halle”, ordenou um bispo, Ulrich Götte, para a Igreja Regional da Renânia do Norte-Vestefália e aposentou o apóstolo Dewan Chowdhury.
“Um coração rico tem muitas vivências em pouco tempo”, assim começou o apóstolo maior a prédica no antiga parque de máquinas da mina da Saxónia em Hamm-Heessen. Mais de 1500 crentes participaram neste serviço divino. O apóstolo maior desejou aos irmãos que tivessem muitas vivências de fé com o amado Deus no decorrer do ano. “O mais importante para nós, cristãos, não é apenas a teoria da fé, mas, sobretudo, a experiência pessoal com Deus”, disse o apóstolo maior.
Nova motivação
Para a continuação da prédica, o apóstolo maior escolheu o texto bíblico retirado de Neemias 2,18: «Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como, também, as palavras do rei, que ele me tinha dito. Então disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem.»
“O profeta Neemias viu a destruição de cidade de Jerusalém como uma indicação para o futuro”, explicou o apóstolo maior fazendo uma retrospetiva dos acontecimentos bíblicos. “O profeta incentivou os representantes do povo de Israel. Também eu vos quero motivar, hoje de novo, para que vos levanteis e edifiqueis!”
Caminhar em direção ao futuro com coragem na fé
Como projeto de edificação o apóstolo maior nomeou, concretamente, a própria alma e a própria comunidade. “Eu apelo a todos para que continuem a ocupar-se com a palavra de Deus e para que deixem atuar o Espírito Santo. Ainda deve haver outras áreas que cada um pode reedificar.”
“Talvez aqui e acolá falte a convicção na fé. Isso reflete-se na pergunta ‘Será que…?’ Edifiquemos nova segurança na fé”, apelou o apóstolo maior.
“Por vezes, talvez falte, aqui e acolá, a serenidade na fé, por exemplo, quando nos aborrecemos. Todos nós somos seres humanos. Por isso, existem imperfeições nas comunidades – também existem na Igreja Regional da Renânia do Norte-Vestefália – ou erros por parte dos ministros. Também aqui se aplica, não olhar para os destroços, mas antes, construir nova serenidade na fé e caminhar em direção ao futuro com coragem na fé.”
A perseverança é indispensável
A próxima área que o apóstolo maior nomeou foi a própria comunidade. “Será que falta, por vezes, a harmonia ou o espírito de equipa? Ou a amabilidade e o calor?”, perguntou o apóstolo maior. “Aqui, em particular, é necessário ser perseverante para conseguir reconstruir. E não é possível fazê-lo com meia dúzia de frases.”
O apóstolo Dieter Böttcher (Igreja Nova Apostólica do Norte da Alemanha) apelou, na sua prédica, para que nos ocupássemos principalmente com o bem.
O apóstolo Achim Burchard (Igreja Nova Apostólica da Baixa Saxónia) comparou a Igreja de Jesus Cristo com uma obra de construção onde se trabalha muito e por isso se produz pó e resíduos. “Isso é inevitável”, fazendo assim alusão a um pensamento que o apóstolo maior usou no serviço divino, em Paderborn, no verão de 2011 (nós relatámos). “Esta obra de edificação dá a todos a possibilidade de ajudar a edificar a obra de Deus e a Sua Igreja” – e apelou aos participantes que o fizessem.
Aposentação e ordenação
O apóstolo Dewan Golam Chowdhury trabalhou 18 anos como apóstolo da Igreja Nova Apostólica. Sobretudo, nas áreas pertencentes à Índia. Por motivos de doença estava suspenso do ministério. Uma vez que o seu estado de saúde não lhe permite fazer mais viagens à Índia, nem a curto nem a longo prazo, e ainda por outros motivos pessoais, pediu ao apóstolo maior que o aposentasse antecipadamente.
O apóstolo maior Wilhelm Leber homenageou o apóstolo (61 anos) pelas suas boas obras nas áreas por ele assistidas, no estrangeiro, e agradeceu-lhe pelo seu trabalho. Depois colocou-o em descanso e desejou, tanto ao apóstolo como à sua esposa, principalmente, força e saúde.
Novo bispo para a área da RNV-Leste
Para a Igreja Nova Apostólica da Renânia do Norte-Vestefália, o apóstolo maior ordenou, como bispo, o antigo ancião de distrito (53 anos) de Wuppertal. “O ministério de bispo tem uma missão de ensinamento na Igreja de Cristo”, disse o apóstolo maior na alocução.
“Especialmente nos tempos de hoje existem muitas perguntas em relação à Igreja e aos seus ensinamentos. Que seja para si uma necessidade, assumir esta missão de ensinamento nas comunidades, dedicando-se especialmente aos jovens”, acrescentou o apóstolo maior.
O bispo Ulrich Götte irá apoiar o apóstolo Wolfgang Schug em conjunto com o bispo Karl-Erich Makulla, prestando assistência aos distritos de Hagen, Velbert e Wuppertal. O bispo Manfred Bruns, até agora responsável por esses distritos, continuará a apoiar o apóstolo Rainer Storck e prestará também assistência aos distritos da área de trabalho do apóstolo Wilhelm Hoyer.
Transmissão por satélite, telefone e internet
O serviço divino do apóstolo maior foi transmitido por satélite para as comunidades da Renânia do Norte-Vestefália. Estiveram ligados por telefone mais de 800 cristãos novos-apostólicos acamados. Como teste, o serviço divino foi ainda transmitido por imagem e som através da internet para algumas localidades em Angola, para testar a capacidade desta via de transmissão.
O serviço divino foi celebrado no pavilhão “Alfred-Fischer-Halle” em Hamm. O antigo parque de máquinas da mina da Saxónia é conhecido como catedral da cultura industrial. Em 2003, o pavilhão foi tecnicamente modernizado e, desde então, é usado para eventos a nível nacional.
Música de boas-vindas
Antes do serviço divino, o coro juvenil do distrito de Hamm deu as boas-vindas ao apóstolo maior e aos seus acompanhantes, à entrada da igreja. A atuação musical esteve a cargo do coro distrital, do coro juvenil e de um quarteto de cordas.
© Igreja Nova Apostólica Portugal