O apóstolo Manuel Luiz escreve: «A obra de Deus está efetivamente a crescer na Guiné Bissau, não só em quantidade mas sobretudo em qualidade. A prová-lo está a minha ultima viagem no mês de Janeiro de 2012.»
Esta viagem tinha vários objetivos:
Todas as viagens foram muito abençoadas. No entanto, uma viajem me tocou de forma muito particular, nomeadamente, a minha primeira visita a uma zona do distrito de Cufar, na floresta de Cantanhêz, área protegida no Sudoeste da Guiné onde, apesar do isolamento, temos algumas comunidades. Segundo o meu plano, tinha de visitar duas dessas comunidades e, no regresso, oficiar ainda um terceiro serviço divino em Buba, onde teria de pernoitar.
Desconhecendo as dificuldades do caminho para percorrer (45 km) levei 2h45 e cheguei com cerca de três horas de atraso ao primeiro serviço divino. Qual não foi o meu espanto quando, na comunidade de Cadique-Yala, encontrei 324 almas, sentadas em troncos de árvore, à sombra de duas enormes árvores (mangueiras) e que estavam à minha espera, cantando bem alto o cântico Nº 104: “Que alegria neste dia”.
Depois continuei a viagem para Darsalan, onde cheguei, sempre com as quase três horas de atraso. Mais 228 almas me esperavam na mata, cantando alegremente.
Após estes dois serviços divinos, prossegui viagem para Buba, a mais de 120 km de distância.
Estava previsto que oficiasse lá às 17h00. Cheguei ás 20h00. Naqueles lugares, não há luz eléctrica. Apesar de ser uma pequena capela e de eu pensar: É tão tarde que certamente ninguém me espera e sem luz, decerto que não haverá serviço divino. No fundo, devido ao cansaço, era o que eu desejava. Tudo estava escuro. Não se via nem ouvia ninguém. Quando me aproximei, eis que, de repente, apareceu à porta o AD Cletche, e logo, tudo ganhou vida. A igreja estava repleta (195 almas). Ouvi um coro de jovens e um coro de crianças a cantar maravilhosamente o cântico : “O noivo Vem”. As paredes e o altar estavam decorado com velas. Os 450 km até ali percorridos e o meu cansaço, logo foram esquecidos. Vivi um dos mais belos serviços divinos na Guiné-Bissau.
Esta bela imagem de perseverança e paciência que me transmitiram estas comunidades, ficarão para sempre gravadas no meu coração. Nestes serviços divinos, selei 87 almas e ordenei 1 sacerdote e 8 diáconos.
Manuel Luiz
© Igreja Nova Apostólica Portugal