São Tomé e Príncipe. O apóstolo de distrito Armin Brinkmann celebrou o serviço divino de Ação de Graças, no dia 2 de outubro de 2011, em Santana (São Tomé und Príncipe), com mais de mil cristãos novos-apostólicos. O altar foi festivamente decorado segundo as condições são-tomenses. Na igreja, recentemente remodelada e renovada, sentia-se o bem-estar de todos os participantes do serviço divino.
O apóstolo de distrito Armin Brinkmann serviu com um texto bíblico retirado de Aos Hebreus 10,23: «Retenhamos, firmes, a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu.»
No final da prédica e da celebração da Santa Ceia, o apóstolo de distrito ordenou dois evangelistas de distrito, sete pastores e vinte e um evangelistas. “São Tomé continua a ser uma área nova-apostólica com grande crescimento e necessita, por conseguinte, de mais ministros”, assim relatou o apóstolo de distrito sobre a sua viagem a São Tomé e Príncipe. A visita ao estado insular no Golfo da Guiné, junto à costa ocidental africana, teve lugar entre os dias 30 de setembro e 7 de outubro.
Conversa com o presidente
A segunda-feira, dia 3 de outubro, começou com um encontro agradável com o novo presidente, Manuel Pinto da Costa. Durante o seu primeiro mandato como presidente (1975 a 1991), a Igreja Nova Apostólica tinha sido registada oficialmente.
Na conversa amigável com o presidente, o qual tem uma simpatia pela Igreja, abordaram-se muitos temas dos países lusófonos africanos e do desenvolvimento económico de São Tomé e Príncipe. A Igreja Nova Apostólica, para além das atividades na comunidade e no distrito, esforça-se também por colaborar a nível social para reduzir o desemprego entre os jovens e para criar as condições para a prestação de cuidados médicos aos doentes.
Seminários com os ministros responsáveis
Na terça-feira, dia 4 de outubro, realizou-se uma reunião com os, entretanto, 53 ministros distritais ativos nas ilhas. Na quarta-feira, reuniram-se 15 anciães de distrito, 38 evangelistas de distrito e cerca de 180 dirigentes oriundos das mais de 200 comunidades existentes na ilha.
Os temas do seminário foram a Igreja e a interpretação da Santa Ceia na Igreja Nova Apostólica, informações acerca do desenvolvimento exterior e interior, desenvolvimento das comunidades e distritos e ainda outros temas teológicos. “Foi bonito ver como os ministros ali reunidos compreenderam o conteúdo do Catecismo”, relatou o apóstolo de distrito Brinkmann.
E continua: “Isso deve-se, certamente, ao facto de o apóstolo Massamba Diambu Tuku, responsável pela grande mas controlável ilha, ter criado seminários profundos e transmitir regularmente e com precisão os conteúdos teológicos.”
A Igreja Nova Apostólica em São Tomé e Príncipe
O arquipélago de São Tomé e Príncipe situa-se no Golfo da Guiné, a aproximadamente 200 quilómetros da costa africana – a oeste da Guiné Equatorial e do Gabão. Dos mais de 200 000 habitantes da ilha, cerca de dez por cento são novos-apostólicos. O responsável pela assistência pastoral é o apóstolo de distrito Armin Brinkmann, que visitou o arquipélago, pela primeira vez, em 1983, como evangelista.
São Tomé e Príncipe é o segundo país mais pequeno de África, a seguir às Seicheles. Mais de 90 por cento dos habitantes vivem no sul, na maior ilha, que é São Tomé. Ambas as ilhas fazem parte de uma cordilheira de origem vulcânica.
© Igreja Nova Apostólica Portugal