Bielefeld/Dortmund: despedida de um fiel homem de Deus: “O apóstolo de distrito Hermann Engelauf foi, para todos nós, um exemplo maravilhoso”. Foi com estas palavras que o apóstolo maior Wilhelm Leber prestou homenagem ao falecido. Na quinta-feira à tarde, dia 27 de outubro de 2011, o líder da Igreja Nova Apostólica Internacional, oficiou o serviço fúnebre na comunidade de Bielefeld-Sul.
Para além da grande comunidade enlutada, estiveram presentes muitos apóstolos de distrito e apóstolos (ativos e aposentados), entre eles esteve também o apóstolo maior e. d. Richard Fehr.
Um grande apóstolo do Senhor
O texto bíblico que serviu de base para o serviço fúnebre foi retirado dos Salmos 84,5-7: «Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados. O qual, passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques. Vão indo de força em força; cada um deles em Sião aparece perante Deus.»
O apóstolo maior Wilhelm Leber homenageou o falecido como “grande apóstolo do Senhor”. Disse que a sua grandeza tinha origem na sua humildade de coração. Que estava muito agradecido a Deus, por o apóstolo de distrito Hermann Engelauf ter sido para ele um exemplo maravilhoso, que qualquer um pode seguir.
Atuou durante 25 anos como apóstolo
Hermann Engelauf atuou durante quase 25 anos numa posição de chefia: 14 anos como apóstolo e 11 como apóstolo de distrito. Nesta função dirigiu a Igreja Nova Apostólica da Renânia do Norte-Vestefália de 1980 a 1991.
O apóstolo maior falou do seu primeiro encontro com Hermann Engelauf. Na altura, o apóstolo maior tinha sido ordenado apóstolo há pouco tempo. O apóstolo de distrito Engelauf abraçou-o espontaneamente e assim se quebrou o gelo. “Ele tinha esse dom especial de fazer com que as pessoas se sentissem aceites”, disse o apóstolo maior Leber.
Descreveu o apóstolo de distrito Engelauf como uma pessoa cheia de calor humano no trato com os irmãos de fé. Na base disso estava não apenas um dom, mas também e sobretudo a sua devoção a Deus. Da última vez que o apóstolo maior o visitara, no verão, todo ele irradiava alegria, apesar das dores que o afligiam, em virtude do seu debilitado estado de saúde.
Unicidade com o apóstolo maior
Um dos atributos do apóstolo de distrito Engelauf era a unicidade que sempre demonstrou para com o apóstolo maior. “Ele apoiou incondicionalmente e sem restrições o apóstolo maior Hans Urwyler e Richard Fehr”, disse o apóstolo maior Leber. Foi este testemunho que o apóstolo maior Fehr deu acerca dele quando o colocou em descanso, em 1991.
O referido atributo não é um dado adquirido, como disse o apóstolo maior Leber. “Para se alcançar a unicidade é preciso lutar incessantemente, pois ela não surge assim do nada”, prosseguiu ele. Para uns, alcançar a unicidade é tarefa fácil; para outros, essa é uma tarefa difícil. Depende do caráter de cada um.
Um grande orador e missionário
O apóstolo de distrito Hermann Engelauf foi também um grande orador e zeloso no trabalho missionário em Portugal e noutros países. O apóstolo maior Leber elogiou ainda o poder de reconciliação do apóstolo de distrito Engelauf. “Hermann Engelauf estava sempre aberto à reconciliação, porque ele conhecia os erros que todos cometemos como seres humanos”, acrescentou o apóstolo maior.
“Mesmo nos tempos difíceis da separação, Hermann Engelauf manteve a ligação à família Kuhlen, algo que, na altura, não terá sido nada fácil”, disse o apóstolo maior, referindo-se aos acontecimentos de 1955. Ele também expressou o seu contentamento pelo facto de o filho do ex-apóstolo de distrito Kuhlen também estar presente no funeral. Werner Kuhlen era um amigo íntimo do apóstolo de distrito Hermann Engelauf.
Pouco antes do serviço fúnebre, o apóstolo de distrito Brinkmann deu as cordiais boas-vindas ao convidado da comunidade apostólica “Apostolischen Gemeinschaft”, tratando-o por fiel irmão, bom amigo e verdadeiro cristão apostólico.
Despertou o distrito de apóstolo
O apóstolo de distrito Armin Brinkmann, que fora ordenado pelo ap. d. Hermann Engelauf e que é hoje o seu sucessor na função de dirigente da Igreja Nova Apostólica da Renânia do Norte-Vestefália, homenageou igualmente o falecido como sendo uma pessoa que influenciou de forma marcante a Igreja Regional: “Quando se tornou apóstolo de distrito, foi como se o distrito de apóstolo tivesse sido despertado.” Entre outras coisas, ele fez com que acabassem os serviços divinos demasiado longos, como era hábito daquela altura.
O apóstolo de distrito Engelauf sempre colocou Jesus Cristo no centro. Em relação a isso, o apóstolo de distrito Brinkmann citou uma afirmação do ap. d. Engelauf: “Se tu pregares de ti próprio, vais ter um problema quando estiveres aposentado.”
A três últimas palavras de Hermann Engelauf, na última visita, foram “obrigado, obrigado, obrigado”, relatou a apóstolo de distrito Brinkmann. Uma atitude destas, no final da vida, é admirável.
“Ele estará sempre entre nós.”
No final do serviço fúnebre, o apóstolo maior Wilhelm Leber dedicou ao falecido uma palavra de Isaías 32,8: «O nobre, porém, só tem pensamentos nobres, e é nobre o seu proceder». “O apóstolo de distrito Hermann Engelauf foi um nobre”, assim se dirigiu o apóstolo maior, antes da oração final, à família enlutada, “ele estará sempre entre nós.”
O serviço fúnebre, oficiado em Bielefeld-Sul, foi transmitido por satélite para mais de 110 comunidades novas-apostólicas da Renânia do Norte-Vestefália e das áreas por ela assistidas na Europa. No total, dois apóstolos maiores, dez apóstolos de distrito e 28 apóstolos estiveram presentes, em Bielefeld, para se despedirem do apóstolo de distrito Hermann Engelauf – metade deles já aposentados e outra metade ativos. Em toda a Renânia do Norte-Vestefália, mais de 6000 pessoas participaram no serviço fúnebre por satélite.
Encontra-se à disposição uma apresentação de fotos com impressões do tempo ativo no ministério do apóstolo de distrito Hermann Engelauf e uma brochura do serviço fúnebre.
Download: Brochura publicada por ocasião do serviço fúnebre para Hermann Engelauf
© Igreja Nova Apostólica Portugal