Bielefeld. Hermann Engelauf nasceu a 19 de dezembro de 1924 em Bielefeld. Os seus pais, Ernst e Martha Engelauf, já eram novos-apostólicos. E já nessa altura os pais diziam constantemente aos filhos: “se permanecerdes pela mão do apóstolo maior, alcançareis a meta da fé.” Este princípio marcou sempre a vida do futuro apóstolo de distrito.
O pai exerceu o ministério de evangelista de distrito ao lado do ancião de distrito Hermann Niehaus júnior, filho do antigo apóstolo maior Hermann Niehaus. Isso fez com que Hermann Engelauf e o seu irmão Friedel pudessem muitas vezes conviver de perto com o apóstolo maior na sua propriedade, em Steinhagen-Quelle, ou quando ele visitava os seus pais.
Formação em optometria
Em 1934, por motivos profissionais, Ernst Engelauf mudou-se com a sua família para Dortmund, onde se desenvolveu um contacto de profunda amizade com o apóstolo de distrito Hermann Magney. Em 1939, voltou para Bielefeld, onde Hermann Engelauf iniciou a sua formação de optometrista.
Três anos mais tarde teve de fazer o exame antes do tempo previsto, uma vez que fora convocado para o serviço militar juntamente com o seu irmão Friedel. Após uma curta formação em Cottbus, Friedel Engelauf foi transferido, em janeiro de 1943, para a frente russa, onde morreu em outubro do mesmo ano.
Prisioneiro de guerra na Inglaterra e na América
Uma vez que Hermann Engelauf, com 17 anos, não tinha a condição física necessária, não foi enviado diretamente para os campos de guerra. Foi enviado primeiro para uma divisão recém-criada e só mais tarde para a Rússia. Após ter sido ferido regressou à pátria onde, em Aachen, na frente ocidental, foi ferido novamente. Em 1944, foi preso pelos americanos. Passando por vários hospitais de campo, foi transportado primeiro para a Inglaterra e, mais tarde, graças a um companheiro de prisão novo-apostólico que ali conheceu, foi então para Louisiana, nos Estados Unidos da América.
Em 1946, Hermann Engelauf regressou à Alemanha. Voltou para a empresa na qual tinha feito a formação, onde se preparou para o exame de mestrado em optometria. Três anos mais tarde, começou a trabalhar por conta própria com uma loja de optometria.
Casamento em Bielefeld em 1946
A 25 de maio de 1946, casou com a sua esposa Ruth, filha de Theodor Wiedemann, que mais tarde viria a ser ancião de distrito em Hannover. Os dois já se conheciam desde a infância e encontraram-se novamente depois de ele ter regressado dos EUA.
O apóstolo de distrito Hermann Knigge deu aos noivos uma palavra do livro do profeta Josué, capítulo 24, parte do versículo 15: “Porém, eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. Uns anos mais tarde nasceu a filha Heidi.
O primeiro ministério em 1947
A 19 de janeiro de 1947, Hermann Engelauf recebeu o ministério de sub-diácono. Dois anos mais tarde, foi ordenado sacerdote pelo apóstolo de distrito Walter Schmidt, de quem recebeu todos os ministérios seguintes. Por fim, a 26 de outubro de 1980, recebeu do apóstolo maior Hans Urwyler o ministério de apóstolo de distrito, ficando responsável pela região da Renânia do Norte-Vestefália.
Numa viagem missionária à Nigéria enquanto apóstolo conheceu Erwin Wagner, que mais tarde viria a ser apóstolo de distrito. Desde então, existia uma profunda amizade entre ambos. O apóstolo Wagner passou a ser como um irmão para ele.
Colocação em descanso devido a problemas cardíacos
Em 1981, começou para a Renânia do Norte-Vestefália o trabalho missionário pelo mundo – em primeiro lugar, a pedido do apóstolo maior Urwyler, em Portugal. A primeira viagem que o apóstolo de distrito Engelauf fez à Lituânia e à Letónia, em 1991, foi também a última. Nessa altura ele sofreu um forte ataque cardíaco e pediu ao apóstolo maior Richard Fehr que o aposentasse. O seu sucessor no ministério de apóstolo de distrito foi o apóstolo Horst Ehlebracht, falecido em 2004.
Durante o seu tempo ativo como apóstolo de distrito (1980-1991) o número de apóstolos, na sua área de trabalho, subiu de 2 para 13. Após ter reestruturado e dividido alguns distritos o número dos distritos passou de 22 para 32 e o dos anciães de distrito de 14 para 30. Quando terminou o seu tempo ativo, a Igreja Regional da Renânia do Norte-Vestefália prestava assistência a 18 países missionários. Enquanto exerceu o seu ministério, o apóstolo de distrito visitou dez deles.
Aposentadoria em Bielefeld
Depois de estar aposentado, o apóstolo de distrito Engelauf ficou a viver em Bielefeld, juntamente com a sua esposa Ruth. Frequentavam os serviços divinos na comunidade de Bielefeld-Sul (antes Bielefeld-Brackwede).
E foi lá que o apóstolo de distrito aposentado Hermann Engelauf faleceu, a 15 de outubro de 2011, com 86 anos de idade.
© Igreja Nova Apostólica Portugal