Bielefeld/Dortmund. Nas primeiras horas do dia 15 de outubro de 2011, faleceu o apóstolo de distrito aposentado Hermann Engelauf com 86 anos de idade. Trabalhou quase 25 anos como apóstolo da Igreja Regional da Renânia do Norte-Vestefália a qual dirigiu de 1980 até 1991.
Profunda confiança em Deus e um zelo incansável
O apóstolo de distrito ainda escreve: ”É impossível descrever aqui o quanto ele fez, durante esse tempo, para a nossa Igreja Regional e para as áreas no estrangeiro. Com profunda confiança em Deus, um empenho incansável e grande dedicação serviu, fortificou e consolou sempre aqueles que lhe eram confiados.”
Hermann Engelauf nasceu a 19 de dezembro de 1924 como segundo filho da família, em Bielefeld. “Já os meus avós eram novos-apostólicos há muitos anos“, escreve ele na sua retrospetiva. O pai serviu como evangelista de distrito até à data da sua morte, em 1962.
Bispo na área do norte da Renânia do Norte-Vestefália
Hermann Engelauf formou-se em optometria e continuou a exercer essa profissão quando já era apóstolo. Só depois de ser ordenado apóstolo de distrito, em 1980, passou para o quadro efetivo da Igreja.
Depois dos anos da guerra e do tempo que passou como prisioneiro de guerra, casou, em 1947, com a sua esposa Ruth. Alguns anos mais tarde, nasceu a sua filha Heidi.
Na Igreja, Hermann Engelauf começou a trabalhar como sub-diácono em 1947. Em 1949, recebeu o ministério de diácono, ainda nesse ano tornou-se sacerdote e, em 1953, foi ordenado evangelista. No dia 10 de junho de 1962, o apóstolo maior Walter Schmidt incumbiu-o de servir como evangelista de distrito em Bielefeld. Em janeiro de 1966, recebeu o ministério de bispo e trabalhou ao lado do apóstolo Wilhelm Knaupmeier, sendo responsável, por apenas poucos meses, pela área do Norte da RNV.
Ordenação como apóstolo
Quando o estado de saúde do apóstolo Knaupmeier continuou a piorar, o apóstolo maior Walter Schmidt ordenou, em Estugarda, no dia 23 de outubro de 1966, Hermann Engelauf como apóstolo para a Renânia do Norte-Vestefália, . Na época, a sua área de trabalho estendia-se desde a região do Ruhr até Minden, no norte.
Em 1968, o apóstolo Knaupmeier faleceu. A partir daí, o apóstolo Engelauf passou a assistir aos irmãos e irmãs da área norte da RNV. Até 1973, o sul da RNV era da responsabilidade do apóstolo Rudolf Dicke. Em 1976, esta situação foi aliviada com a ordenação do apóstolo Hermann Magney, que passou a servir às comunidades na região do Ruhr e do sul da RNV.
Uma nova era
No dia 26 de outubro de 1980, o apóstolo maior Hans Urwyler visitou o distrito de Minden e oficiou um serviço divino no qual aposentou o então apóstolo de distrito Emil Schiwy e ordenou Hermann Engelauf enquanto novo apóstolo de distrito. Com esta mudança na direção da Igreja da RNV, começou uma nova era. “Foi como um tremor que se fez sentir nos distritos“, assim o relembra o apóstolo de distrito Armin Brinkmann, que foi ordenado apóstolo durante o tempo do apóstolo de distrito Engelauf.
Passado pouco tempo, o novo apóstolo de distrito reestruturou os distritos, que em parte eram demasiado grandes, dando-lhes dimensões mais apropriadas, e ordenou um grande número de anciães de distrito e evangelistas de distrito. O facto de esta reforma estrutural ter prevalecido até 2005, prova a excelente visão que o apóstolo de distrito Engelauf teve na altura.
Início da atividade missionária
O apóstolo de distrito Hermann Engelauf foi quem deu início ao trabalho missionário da Igreja Regional da Renânia do Norte-Vestefália. Em 1983, foi ele próprio quem fez as primeiras viagens a Portugal. Muito rapidamente foram acrescentados outros países, como Cabo Verde, Angola, São Tomé e Príncipe, Brasil, Singapura, Macau, Vietnam e uma parte da China. Muitas das bonitas comunidades ainda hoje ativas foram fundadas naquela época.
“Para além do seu trabalho estratégico na Renânia do Norte-Vestefália e nas áreas missionárias, o apóstolo de distrito Hermann Engelauf também se dedicou a todos os irmãos e irmãs, reestruturou o trabalho com a juventude e com a terceira idade, e tudo isso sempre com o seu característico amor fraterno e grande empatia”, assim afirma o apóstolo de distrito Brinkmann.
Aposentado na sua comunidade de origem
No dia 13 de outubro de 1991, o apóstolo de distrito Engelauf foi aposentado pelo apóstolo maior Richard Fehr por motivos de saúde. Passou a frequentar os serviços divinos na sua comunidade natal de Bielefeld-Brackwede, atualmente chamada Bielefeld-Sul.
No dia 3 de junho de 2007, Ruth e Hermann Engelauf celebraram as suas bodas de diamante. O apóstolo maior Wilhelm Leber aproveitou a ocasião para celebrar um serviço divino na comunidade Quelle-Steinhagen. Muitos dos que o acompanharam na sua viagem de vida e de luta , entre eles o apóstolo maior aposentado Richard Fehr e outros apóstolos de distrito aposentados, marcaram presença no evento. O serviço divino foi transmitido via satélite para as comunidades da Igreja Regional da Renânia do Norte-Vestefália.
Jubileu ministerial e aniversário
No dia 26 de outubro de 2010, fez 30 anos que o apóstolo de distrito aposentado Hermann Engelauf tinha sido ordenado apóstolo de distrito, assumindo a direção da Igreja Nova Apostólica da Renânia do Norte-Vestefália. Na terra natal de Hermann Engelauf, em Bielefeld, celebrou-se um evento festivo para o qual o apóstolo de distrito Armin Brinkmann também convidou os apóstolos e bispos aposentados.
Dois meses mais tarde, no quarto domingo de advento, o apóstolo de distrito Brinkmann visitou a comunidade de Bielefeld-Centro, para dar ao apóstolo de distrito aposentado Hermann Engelauf os parabéns pelo seu 86.º aniversário. Depois do serviço divino, o apóstolo de distrito Brinkmann dirigiu algumas palavras pessoais ao seu antecessor ministerial. Disse que sempre lhe fora um exemplo no exercício do seu ministério e que sempre desempenhara o seu ministério com grande alegria e com um zelo e empenho infindáveis.
“A mão do Senhor sempre esteve perto”
Mesmo que por vezes tenha tido de passar por horas de escuridão, a mão do Senhor sempre esteve perto” assim o escreve o apóstolo de distrito Hermann Engelauf na retrospetiva da sua vida. Principalmente os últimos anos de vida foram bastante difíceis para ele. Durante muitos anos sofreu de diversas doenças graves. “Agora, foi libertado pelo Senhor deste sofrimento que com tanta coragem superou”, escreve o apóstolo de distrito Brinkmann.
O serviço fúnebre será celebrado pelo apóstolo maior Wilhelm Leber na quinta-feira, dia 27 de outubro de 2011, às 15 horas, na igreja nova-apostólica de Bielefeld-Sul. Está prevista a transmissão para uma comunidade de cada distrito, para que todos tenham oportunidade de ver e ouvir o servir do nosso apóstolo maior.
© Igreja Nova Apostólica Portugal