São Tomé. Nos últimos três anos, o abastecimento de água em São Tomé e Príncipe tem-se tornado cada vez mais difícil. A Igreja Nova Apostólica da Renânia do Norte-Vestefália acabou de prestar ajuda com a abertura de um poço, no distrito de Correia. O novo poço foi entregue à cidade no final de agosto.
A falta de água deve-se aos períodos de seca cada vez mais longos o que, por sua vez, faz com que o lençol freático desça. Muitas pessoas têm de andar quilómetros e quilómetros para se abastecerem de água. Para algumas regiões, o abastecimento de água é feito, com grande dificuldade, por um camião.
Planeamento de um novo poço
Em 2010, muitas plantações morreram devido à escassez de água. Isso levou a que muitos pequenos agricultores, este ano, não tivessem semeado para não perderem as sementes. Por sua vez, isso vai trazer problemas alimentares.
A Igreja Nova Apostólica, tal como outras instituições, também quer ajudar a população. No início do ano, o apóstolo de distrito Armin Brinkmann aprovou a construção de um poço no distrito de Correia, em São Tomé. O poço foi inaugurado no dia 29 de agosto de 2011.
Doação
Na presença do presidente da câmara de Água Grande, o Dr. Ekeneide Lima dos Santos, o evangelista Hermann Bethke (Renânia do Norte-Vestefália/Chefe do Departamento Estrangeiro) entregou o novo poço à população. Esteve também presente o apóstolo Massamba Tuku, responsável pela ilha. À noite, a televisão nacional transmitiu a notícia da cerimónia de doação.
Uma empresa local fez o furo de 80 metros para o poço e instalou a bomba e os respetivos acessórios. Agora, a água corre todos os dias. As despesas de construção rondaram os 12 500 euros. Mais de 300 pessoas podem agora usufruir desta água potável. A manutenção e tratamento do sistema ficam ao cargo da administração local, em colaboração com a população.
Estado Insular do Golfo da Guiné
O estado insular de São Tomé e Príncipe fica situado no Golfo da Guiné, a cerca de 200 quilómetros da costa africana, a oeste da Guiné Equatorial e do Gabão. Dos cerca de 200 000 habitantes deste estado insular, quase dez por cento são novos-apostólicos. O apóstolo de distrito Armin Brinkmann é responsável pela assistência pastoral e visitou as ilhas de São Tomé e Príncipe em janeiro de 2010. Em 1983, iniciou o seu trabalho missionário neste país.
São Tomé e Príncipe é, depois das ilhas Seicheles, o segundo país mais pequeno de África. Mais de 90 por cento dos habitantes vivem no sul, na maior ilha que é São Tomé. Ambas as ilhas fazem parte de uma cordilheira de origem vulcânica.
© Igreja Nova Apostólica Portugal
Mit Hilfe einiger zusätzlicher Dienste können wir mehr Funktionen (z.B. YouTube-Video-Vorschau) anbieten. Sie können Ihre Zustimmung später jederzeit ändern oder zurückziehen.
Diese Internetseite verwendet notwendige Cookies, um die ordnungsgemäße Funktion sicherzustellen. Jeder Nutzer entscheidet selbst, welche zusätzlichen Dienste genutzt werden sollen. Die Zustimmung kann jederzeit zurückgezogen werden.
Nachfolgend lassen sich Dienste anpassen, die auf dieser Website angeboten werden. Jeder Dienst kann nach eigenem Ermessen aktiviert oder deaktiviert werden. Mehr Informationen finden sich in der Datenschutzerklärung.