São Tomé. Nos últimos três anos, o abastecimento de água em São Tomé e Príncipe tem-se tornado cada vez mais difícil. A Igreja Nova Apostólica da Renânia do Norte-Vestefália acabou de prestar ajuda com a abertura de um poço, no distrito de Correia. O novo poço foi entregue à cidade no final de agosto.
A falta de água deve-se aos períodos de seca cada vez mais longos o que, por sua vez, faz com que o lençol freático desça. Muitas pessoas têm de andar quilómetros e quilómetros para se abastecerem de água. Para algumas regiões, o abastecimento de água é feito, com grande dificuldade, por um camião.
Planeamento de um novo poço
Em 2010, muitas plantações morreram devido à escassez de água. Isso levou a que muitos pequenos agricultores, este ano, não tivessem semeado para não perderem as sementes. Por sua vez, isso vai trazer problemas alimentares.
A Igreja Nova Apostólica, tal como outras instituições, também quer ajudar a população. No início do ano, o apóstolo de distrito Armin Brinkmann aprovou a construção de um poço no distrito de Correia, em São Tomé. O poço foi inaugurado no dia 29 de agosto de 2011.
Doação
Na presença do presidente da câmara de Água Grande, o Dr. Ekeneide Lima dos Santos, o evangelista Hermann Bethke (Renânia do Norte-Vestefália/Chefe do Departamento Estrangeiro) entregou o novo poço à população. Esteve também presente o apóstolo Massamba Tuku, responsável pela ilha. À noite, a televisão nacional transmitiu a notícia da cerimónia de doação.
Uma empresa local fez o furo de 80 metros para o poço e instalou a bomba e os respetivos acessórios. Agora, a água corre todos os dias. As despesas de construção rondaram os 12 500 euros. Mais de 300 pessoas podem agora usufruir desta água potável. A manutenção e tratamento do sistema ficam ao cargo da administração local, em colaboração com a população.
Estado Insular do Golfo da Guiné
O estado insular de São Tomé e Príncipe fica situado no Golfo da Guiné, a cerca de 200 quilómetros da costa africana, a oeste da Guiné Equatorial e do Gabão. Dos cerca de 200 000 habitantes deste estado insular, quase dez por cento são novos-apostólicos. O apóstolo de distrito Armin Brinkmann é responsável pela assistência pastoral e visitou as ilhas de São Tomé e Príncipe em janeiro de 2010. Em 1983, iniciou o seu trabalho missionário neste país.
São Tomé e Príncipe é, depois das ilhas Seicheles, o segundo país mais pequeno de África. Mais de 90 por cento dos habitantes vivem no sul, na maior ilha que é São Tomé. Ambas as ilhas fazem parte de uma cordilheira de origem vulcânica.
© Igreja Nova Apostólica Portugal