Angola. O apóstolo maior Wilhelm Leber esteve de visita a Angola de 23 a 28 de junho de 2011. Foi a quinta vez que um apóstolo maior visitou a Igreja Regional da África Ocidental que é assistida pela Igreja Nova Apostólica da Renânia do Norte-Vestefália. O apóstolo maior ordenou, em dois serviços divinos, dois apóstolos e quatro bispos para aquele país.
Às cinco em ponto da manhã de sexta-feira, dia 24 de junho de 2011, o avião em que viajava o apóstolo maior Wilhelm Leber e o apóstolo de distrito Armin Brinkmann aterrou em Luanda, a capital de Angola. “A estação do ano que existe em Angola quando na Europa é verão chama-se Gravana. O tempo é seco e fresco e amanhece mais tarde e escurece mais cedo“, escreve o apóstolo de distrito Armin Brinkmann no seu relatório da viagem. Apesar de ainda ser muito cedo, um coro juvenil já estava no aeroporto, à espera das visitas da Alemanha.
Agradecimento ao apóstolo e ao bispo
O primeiro ponto do programa estava previsto para as onze horas: o apóstolo maior Leber encontrou-se com o apóstolo de distrito Johann Kitching (Joanesburgo, África do Sul) e com os apóstolos Acácio Munguambe (Maputo, Moçambique) e Bonifácio Semba (Mocuba, Moçambique), que já tinham chegado na véspera.
Numa hora festiva, o apóstolo maior homenageou a colaboração do apóstolo Victor Makiadi e do bispo Viekasi Kiasisua. Ambos foram aposentados nesse fim-de-semana. Foi ainda aposentado o bispo Samuel Bele que, por motivos de doença, não pode estar presente no serviço divino. O apóstolo maior agradeceu a todos calorosamente pelo trabalho prestado.
Serviço divino na Cidadela
Foram ordenados, neste fim-de-semana, os apóstolos Augusto Romeu Cassanga e Mário Martins Tchinvul. Nesta hora festiva os novos apóstolos deram o seu voto para a futura responsabilidade. O ancião de distrito Katusevanako Matos de Almeida também participou no evento e recebeu do apóstolo maior o ministério de bispo.
À tarde, reuniram-se na Cidadela de Luanda cerca de cinco mil cristãos novos-apostólicos. O apóstolo maior Leber escolheu para o serviço divino o texto bíblico tirado de Efésios 5,8: «Porque, noutro tempo, éreis trevas mas, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz.» No final do serviço divino, o apóstolo maior realizou as colocações em descanso e as ordenações.
Voo para Luena
No sábado, dia 25 de junho, depois de uma noite curta, o apóstolo maior e os seus acompanhantes viajaram, num voo chárter, para Luena, que fica no leste do país, na Província de Moxico. Desde 1985 que existe em Luena uma comunidade nova-apostólica. Há dois anos foi ali, finalmente, inaugurada uma igreja grande e impressionante.
Do aeroporto, foram logo diretos para o serviço divino, que se realizou numa sala de cinema onde estavam reunidos quatro mil cristãos novos-apostólicos. O apóstolo maior oficiou com um texto bíblico tirado de Salmos 14,2 e apelou para que os filhos de Deus procurassem o Senhor em todas as situações da vida. O apóstolo de distrito Brinkmann escreve: „a comunidade ouviu as indicações que o apóstolo maior deu com um silêncio impressionante e uma atenção profunda.”
O voo continua para Lunda Sul
À tarde, os músicos das comunidades apresentaram um concerto impressionante. “Notou-se logo que esta região está muito perto da vizinha Igreja Regional da Zâmbia, pela qualidade das vozes“, assim descreve o apóstolo de distrito Brinkmann as suas impressões.
A seguir, tiveram de voltar para o aeroporto. Depois de meia hora de viagem, aterraram em Saurimo (Província de Lunda Sul). No aeroporto, um coro infantil e muitos assistentes pastorais das comunidades locais deram as boas-vindas ao apóstolo maior.
Recebidos pela governadora
Do aeroporto, seguiram para a igreja nova-apostólica local, onde se encontravam reunidos cerca de 700 irmãos e irmãs de fé. O apóstolo maior cumprimentou os presentes e orou. Logo a seguir, a viagem continuou em direção ao palácio do governador, onde a delegação foi recebida pela governadora de Lunda Sul. Depois de alguma troca de impressões, os representantes da Igreja entregaram à governadora uma doação no valor de 10 000 euros para apoiar o trabalho social em Lunda Sul.
Depois de uma estadia curta no hotel, seguiram para o jantar na residência da governadora. O convite tinha sido feito em coletivo pela Governadora, pelo Diretor da Cultura e pela Diretora da Família.
Serviço divino em Saurimo
No domingo, dia 26 de junho de 2011, realizou-se um serviço divino no Cine Chicapa em Saurimo. Para além da governadora, e de muitos outros convidados de honra, assistiram ao serviço divino mais de três mil cristãos novos-apostólicos. O apóstolo maior serviu com o texto bíblico do Salmo 11,4 e parte do versículo 5, e referiu que Deus põe todas as pessoas à prova. Neste serviço divino o apóstolo maior aposentou o bispo Natanael Prata e ordenou três novos bispos. O apóstolo de distrito Brinkmann escreve: “as maravilhosas participações musicais e a excelente organização fizeram com que o serviço divino se tornasse, para todos os participantes, numa vivência inesquecível.”
Os convidados ficaram impressionados com a grande alegria que se fez sentir. Todas as despesas para a visita do apóstolo maior foram cobertas pelos cristãos novos-apostólicos, escreve o apóstolo de distrito no seu relatório: “nem transportes nem estadia ou alimentação causaram qualquer despesa.”
Depois do almoço, seguiram para o aeroporto. Um voo chárter levou o grupo novamente para Luanda.
Regresso à Alemanha
Na segunda-feira, estava planeada uma reunião de apóstolo e bispos na qual participaram os doze apóstolos angolanos, os quinze bispos e ainda alguns ministros aposentados. Depois de um almoço com todos os apóstolos e bispos, chegou a hora de, à noite, regressarem à Alemanha.
Por último, o apóstolo Brinkmann escreve: “é quase impossível descrever o que a alma sente, quando estamos num país onde sentimos uma fé pura, uma grande expetativa e uma profunda devoção a Deus. Se pensarmos que só há relativamente poucos anos a Igreja Nova Apostólica começou a atuar nesta região, então a alma tem de se sentir extremamente agradecida pelo que o nosso Pai celestial conseguiu fazer, em tão pouco tempo, através da cooperação voluntária e de verdadeiros sacrifícios.”
© Igreja Nova Apostólica Portugal