Velbert/Dortmund. O apóstolo maior Wilhelm Leber ordenou, no domingo, dia 1 de Maio de 2011, em Velbert, dois novos bispos. O serviço divino foi transmitido para as comunidades da Renânia do Norte-Vestefália e para as comunidades por ela assistidas no estrangeiro.
Na sua prédica, o líder espiritual da Igreja Nova Apostólica, apelou para que os crentes cressem, amassem e tivessem esperança com um coração perfeito.
Ralf Flore e Peter Johanning, são estes os nomes dos dois novos bispos ordenados para a Igreja Nova Apostólica da Renânia do Norte-Vestefália. Neste serviço divino em Velbert, o apóstolo maior Wilhelm Leber, dirigente da Igreja Nova Apostólica Internacional, ordenou no novo ministério os até então anciães de distrito. Peter Johanning irá exercer o seu ministério na região norte da Renânia do Norte-Vestefália, prestando assim apoio ao apóstolo Walter Schorr. Ralf Flore exercerá o seu ministério na região sul da Renânia do Norte-Vestefália apoiando o apóstolo Franz-Wilhelm Otten.
“Ensinar com sabedoria”
“Servi ao Senhor com um coração perfeito!” Estas foram as palavras que o apóstolo maior colocou no coração dos dois novos bispos, fazendo também alusão ao conteúdo da sua prédica. «Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho» (cf. Actos 20,28), foi a palavra bíblica que dedicou aos dois bispos. “Como bispos, devereis ensinar com sabedoria e trabalhar com convicção para conseguirdes ganhar os corações das pessoas.” Para além disso, o apóstolo maior ainda incentivou os dois bispos a resolverem os assuntos das comunidades com muita humildade e sabedoria.
Antes da ordenação dos dois bispos o apóstolo maior Leber tinha aposentado os bispos Horst Krebs (região sul da RNV) e Gerhard Blöß (região norte da RNV). Os dois ministros perfazem, em conjunto, um total de 80 anos de ministério na Igreja Nova Apostólica.
“Vós servistes ao Senhor com um coração perfeito e tudo o que fizestes veio do fundo da vossa alma”, assim dignificou o apóstolo maior o trabalho dos dois bispos. Horst Krebs serviu cerca de 18 anos como bispo e Gerhard Blöß cerca de 15 anos.
Crer, amar e ter esperança com um coração perfeito
Para o serviço divino, em Velbert-Centro, o apóstolo maior escolheu o texto bíblico retirado de II Crónicas 16, parte do versículo 9: «Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele.»
“Queremos, hoje, deixar-nos reorientar e passar a fazer tudo com um coração perfeito”, assim iniciou o apóstolo maior a sua prédica. Noutras traduções bíblicas fala-se de «coração totalmente fiel». Isso significa para os cristãos: crer, amar e ter esperança com um coração totalmente fiel, assim continuou o apóstolo maior Leber.
Deus dá força aos que creem
Para os cristãos, crer inclui especialmente o crer na ressurreição de Jesus. O apóstolo maior lembrou a Páscoa e o facto de muitas revistas conhecidas, na Alemanha, terem abordado, nas páginas principais, a história da vida de Jesus. “Eu li algumas e cheguei à conclusão: acerca da ressurreição escreveram relativamente pouco. O mais foi realçado é a vida de Jesus, mas vista de um prisma político. Aqui e acolá, até punham em dúvida se será tudo mesmo assim como a Bíblia o relata”.
“Nós, cristãos, queremos continuar a crer de todo o coração: sim, o Filho de Deus ressuscitou! Ele sacrificou-se por nós. Em relação a isso, não queremos ter qualquer dúvida, caso contrário perdemos as forças”, assim continuou o apóstolo maior. Com base no texto bíblico pode dizer-se: Deus dá força aos quem creem em Jesus Cristo com um coração perfeito.
Deus revela-se hoje na prédica
O apóstolo maior Leber ainda abordou o tema da fé nos serviços divinos. E afirmou que, mesmo que por vezes digamos alguma palavra crítica acerca do serviço divino ou a prédica não seja muito ao nosso agrado, temos, no entanto, de sentir no fundo do nosso coração que é a palavra de Deus. ”É o Senhor que nos serve, hoje, no serviço divino, mesmo contendo algumas imperfeições humanas.” É esta a fé à qual nos devemos agarrar nos dias de hoje.
Como segundo ponto da fé, o apóstolo maior nomeou a filiação divina. “Ao renascer da água e do espírito, através do sacramento do Santo Selamento, tornámo-nos filhos de Deus. Em função disso, ficámos orientados para a meta da nossa fé, que é ficarmos eternamente com o Senhor e sermos aceites quando Ele voltar.”
A filiação divina determina as ações. “Se fizermos concessões, tudo é trivializado.” A filiação divina, no sentido estrito, não exclui outras pessoas da salvação.
Amar com um coração perfeito
Amar a Deus com um coração perfeito – significa procurar a sua proximidade, manter uma ligação estreita na oração, servi-Lo e nunca chegar à indiferença. Este amor para com Deus tem também repercussões no convívio na comunidade. “Se não quisermos entristecer o Senhor, teremos de viver em harmonia uns com os outros. Disputas e discórdias na família ou na comunidade não agradam a Deus”, assim o disse o apóstolo maior.
Como terceiro ponto, depois da fé e do amor, o apóstolo maior citou a esperança: “Temos um coração perfeito no que diz respeito à esperança no retorno de Jesus Cristo?” Especialmente no que diz respeito aos jovens esta ansiedade não será, para alguns, assim tão forte, em função da situação de vida e das metas que ainda pretendem alcançar. “Eu tenho a certeza que Deus vê e compreende a situação dos nossos irmãos e irmãs jovens”, disse o apóstolo maior. No entanto, será necessário atear esta ansiedade, sempre de novo, e não cair no descuido ou na indiferença.
“Queremos esperar com um coração perfeito. Quem assim procede é abençoado, recebe força, torna-se digno e está preparado para o dia do Senhor; mas a palavra-chave é: ter um coração perfeito para com o Senhor”, assim terminou o apóstolo maior.
Transmissão para muitos países
Para alegria dos participantes longínquos de língua lusófona, o apóstolo maior Leber pediu ao apóstolo Manuel Luiz para co-oficiar. O apóstolo Hans-Jürgen Bauer do sul da Alemanha também foi chamado para co-oficiar, antes de o apóstolo maior festejar a Santa Ceia com a comunidade e de, por fim, fazer as ordenações.
O serviço divino foi transmitido, de Velbert, por satélite, para muitas comunidades da Europa assistidas pela Renânia do Norte-Vestefália, entre outras, Portugal. Em Angola e Cabo Verde, as comunidades estiveram ligadas pela Internet.
© Igreja Nova Apostólica Portugal