Aachen. Muitos dos habitantes da ilha de São Tomé sabem onde se dirigir quando têm problemas com os dentes: à Clínica Dentária da NAK-karitativ, junto à Igreja Nova Apostólica, em Santana. A Clínica é assistida, entre outros, por cristãos novos-apostólicos de Aachen, na Alemanha. Um membro da equipa, Xaver Klinkenberg, dedicou um artigo completo ao canal televisivo alemão “WDR” no programa “Lokalzeit”.
Tudo começou, mais ou menos, há cinco anos: Por sugestão do sacerdote Rüdiger Dietz de Aachen, que por encargo do apóstolo de distrito Armin Brinkmann viajou durante muitos anos para a África, o sacerdote Xaver Klinkenberg (59 anos) viajou pela primeira vez para São Tomé. Levou consigo uma mala cheia de materiais e equipamento. “Na altura, foi muito difícil, porque para além de mesas e cadeiras, não havia lá mais nada”, relembra o sacerdote Klinkenberg.
Demasiada cana-de-açúcar
O problema da ilha, é as pessoas consumirem muita cana-de-açúcar e frutas ácidas, o que as leva a perder os dentes. A higiene dentária ainda é, em determinadas regiões do país, uma palavra desconhecida. Muitas pessoas perdem os dentes ainda em tenra idade. Muitas vezes apodrecem os dentes e ficam só as raízes. “Muitos jovens, com apenas 20 anos, já têm falta de alguns dentes frontais e não têm molares”, relatou o técnico dentário, Klinkenberg.
Resultados após a primeira visita: foram substituídos mais de 120 dentes – em média, sete próteses por dia. “Naquela altura, a televisão local esteve presente, o que ocasionou que houvesse uma maior afluência”, relata o técnico dentário.
Apoio diversificado
Há dois anos, surgiu o plano de criar um laboratório dentário. Para o efeito, o sacerdote Xaver Klinkenberg recebe apoio de amigos e colegas da região de Colónia/Aachen, na Alemanha, e também da Igreja Nova Apostólica e da NAK-karitativ, a associação caritativa da Igreja Nova Apostólica na Alemanha.
Em São Tomé, a Igreja Nova Apostólica põe à disposição as instalações necessárias para os tratamentos e para a estadia dos técnicos dentários. Além disso, ainda emprega na clínica alguns paramédicos assistentes e, temporariamente, alguns médicos. Da clínica, faz parte ainda uma pequena farmácia. Muitos cristãos novos-apostólicos, da localidade, colaboram voluntariamente no posto médico, por exemplo, fazendo reparações.
Formação de técnicos no local
Entretanto já existe uma equipa de nove pessoas, composta por auxiliares de dentista, dentistas e técnicos dentários, os quais se deslocam a São Tomé, regularmente, à sua custa e usando os seus dias de férias, para ali tratarem dos pacientes. A médio prazo, os empregados locais deverão assumir o tratamento dos pacientes. Desde 2010 que especialistas alemães formam, no local, técnicos dentários e auxiliares de técnicos dentários.
Na próxima visita de Xaver Klinkenberg, em abril, haverá novamente formação. “A partir da próxima semana, vamos fazer aulas de formação adaptadas a São Tomé – é claro que será algo para além das atividades principais”, relata-nos Klinkenberg. “Eu quero que os nossos futuros técnicos dentários saibam perfeitamente o que têm a fazer, desde a autonomia ao material aos equipamentos, que saibam de tudo.” A meta é conseguir que a clínica dentária se torne auto-suficiente.
Uma “doação dental”
A meta de Xaver Klinkenbergs é que a oficina dentária em breve possa trabalhar com metais. “Por vezes temos um espaço tão reduzido nas bocas dos pacientes que seria preferível produzir próteses dentárias mais duráveis “, continuou ele a contar. Nos últimos anos, também recebemos ajuda de algumas empresas odontológicas, que nos doaram várias dezenas de milhares de dentes e ainda plásticos, silicone e outros materiais.
“Recebi há pouco a confirmação oficial para dois fornos, que aquecem a 1200 graus as formas para modelos fundidos. Agora “já só” nos falta uma máquina de fundição e uma máquina a laser“, afirma Xaver Klinkenberg. “Com a doação dos dentes, ficámos servidos de materiais dentários a longo prazo”.
Reportagem no canal televisivo WDR da Alemanha
Ao contrário do que acontece na Alemanha, em São Tomé, os técnicos dentários estão muito perto dos pacientes o que lhes permite ter muitas vivências. “As vivências enriquecem-nos – sem ser preciso dinheiro “, assim o descreve Xaver Klinkenberg e acrescentou alguns exemplos numa entrevista que deu no canal televisivo WDR, na quarta-feira, dia 30 de março de 2011 e que foi transmitida no programa “Aktuelle Stunde”.
Uma equipa da WDR irá acompanhá-lo, na próxima semana, na viagem a São Tomé e documentar o trabalho de todos no local. As próximas edições serão transmitidas no dia 20, 21 e 23 de abril. “Eu aconselho todas as pessoas a dedicarem uma atividade da sua vida para o bem de outras”, assim diz Klinkenberg.
© Igreja Nova Apostólica Portugal
Mit Hilfe einiger zusätzlicher Dienste können wir mehr Funktionen (z.B. YouTube-Video-Vorschau) anbieten. Sie können Ihre Zustimmung später jederzeit ändern oder zurückziehen.
Diese Internetseite verwendet notwendige Cookies, um die ordnungsgemäße Funktion sicherzustellen. Jeder Nutzer entscheidet selbst, welche zusätzlichen Dienste genutzt werden sollen. Die Zustimmung kann jederzeit zurückgezogen werden.
Nachfolgend lassen sich Dienste anpassen, die auf dieser Website angeboten werden. Jeder Dienst kann nach eigenem Ermessen aktiviert oder deaktiviert werden. Mehr Informationen finden sich in der Datenschutzerklärung.