Dortmund. Em Janeiro de 2011, o apóstolo Manuel Luiz foi incumbido, pelo apóstolo de distrito Armin Brinkmann, de viajar para São Tomé e Príncipe, para dar apoio ao apóstolo Massamba Diambu Tuku.
A sua curta visita, de 6 a 14 de Janeiro, deu grande alegria aos cristãos novos-apostólicos daquele país, logo no início do novo ano.
“Obrigado pelas tuas orações”, escreve o apóstolo Manuel Luiz no relatório que enviou ao apóstolo de distrito Armin Brinkmann. “As tuas orações foram sentidas tanto por mim como por todos os outros irmãos e irmãs. Toda a viagem foi repleta de grande alegria. Graças às tuas orações.”
Novas estruturas distritais
O apóstolo oficiou seis serviços divinos, nos quais participaram, no total, 1856 cristãos. No serviço divino central, no dia 9 de Janeiro, na igreja de Santana, o apóstolo ordenou seis anciães de distrito e catorze evangelistas de distrito.
Como o número de membros da Igreja Nova Apostólica tem crescido consideravelmente, tornou-se necessário a ordenação destes ministros distritais. Depois das ordenações, passaram a existir 15 distritos. Distribuídos por 224 comunidades e por diversos locais de reuniões, são 18 315 os cristãos novos-apostólicos que neste país visitam os serviços divinos.
Selamentos e casamentos
Noutros serviços divinos, em Santa Catarina, Porto Alegre, Guadalupe e Monte Café, 67 crentes receberam o Espírito Santo através do sacramento do Santo Selamento. O apóstolo ainda aposentou três ministros e deu a bênção de casamento a dois casais.
“Fiquei muito contente com a ressonância positiva que, durante a minha viagem, pude constatar nas comunidades “, relatou o apóstolo Luiz. Elogiou ainda a boa organização, a pontualidade, o silêncio nos serviços divinos e também a qualidade dos coros, os quais contribuem para uma atmosfera especial nos serviços divinos e impressionam tanto os irmãos e irmãs como os ministros.
Um Estado Insular no Golfo da Guiné
O Estado Peninsular de São Tomé e Príncipe fica situado no golfo da Guiné, aproximadamente a 200 quilómetros da costa africana, a Oeste da Guiné Equatorial e do Gabão.
Dos aproximadamente 200 000 habitantes do Estado Peninsular, quase dez por cento são novos-apostólicos. O apóstolo de distrito Armin Brinkmann é responsável pela assistência pastoral e a sua última visita a este país foi em Fevereiro de 2010. O trabalho missionário neste arquipélago começou em 1983.
São Tomé e Príncipe é, depois das Seicheles, o segundo país mais pequeno da África. Mais de 90 por cento dos habitantes vivem na maior ilha, situada a Sul, que é São Tomé. Ambas as ilhas são de origem vulcânica e formam um arquipélago.
© Igreja Nova Apostólica Portugal