Portugal/Dortmund. No Sábado, 2 de Outubro de 2010, a Escola Nova Apostólica (Portugal) festejou 25 anos de actividade. Presidiu ao evento o apóstolo de distrito Brinkmann, Presidente da Igreja Nova Apostólica da Renânia do Norte-Vestefália. O jubileu decorreu ao longo do dia com diversas actividades.
De manhã, no auditório da Escola Superior de Hotelaria do Estoril, repleto de participantes, o apóstolo de distrito iniciou a sessão solene com um discurso alusivo à ocasião, lembrando o fundador da escola, o apóstolo de distrito em descanso Hermann Engelauf, que, a 29 de Setembro de 1985, inaugurou esta escola.
De 40 alunos passou para 500
Em seguida, discursou a directora da escola, Fátima Jerónimo Monteiro, que também evocou o início com 40 alunos e 7 funcionários. Hoje, a escola conta com quase 500 alunos e 60 professores, que se encarregam de leccionar e de dar apoio às crianças.
“A escola tendo vindo a tornar-se um estabelecimento de ensino de referência na zona da Grande Lisboa.” Sublinhou a directora. E acrescentou que este resultado se deve à bênção de Deus e à ligação estreita que tem havido entre a Igreja e a escola.
Programa organizado pelos alunos
Depois, várias turmas de alunos apresentaram um espectáculo cheio de humor, cor e alegria, costumes, danças e musicas dos países de língua oficial portuguesa.
Seguiu-se um almoço festivo com os alunos e todos os funcionários da escola, preparado e servido pelos alunos da Escola Superior de Hotelaria.
À tarde teve lugar o chamado dia de portas abertas. Pais e alunos prepararam, para as centenas de participantes, especialidades culinárias dos países de expressão oficial portuguesa e apresentaram ainda algum artesanato típico desses países. Por fim, o apóstolo de distrito descerrou uma lápide comemorativa dos 25 anos da igreja.
Parabéns pelo jubileu
Em 1985 a Igreja Nova Apostólica fundou a escola e colocou à disposição as instalações necessárias. O apóstolo de distrito em descanso, Hermann Engelauf, descreve numa palavra de saudação para a brochura do jubileu os motivos da sua decisão:
“Em finais de 1981, empreendemos, por encargo da Igreja Nova Apostólica, a primeira viagem a Portugal. Conhecemos o país de norte a sul e fizemos muitos amigos, que trouxemos para a nossa Igreja. Na altura, pensámos muito em formas futuras de ajudar as pessoas, sobretudo as lindas crianças portuguesas. Como sabemos, as nossas crianças são o futuro do país e, como tal, são também o futuro da Igreja. Depressa surgiu a ideia de fundar uma escola com o intuito de oferecer às crianças uma formação escolar de qualidade. Foi-nos possível comprar o terreno ao lado da nossa igreja em Sassoeiros. O conhecido arquitecto Hélder António Ferreira tinha acabado de planear e de construir a nossa igreja. De forma admirável, pôs as nossas ideias no papel e fez um projecto para a escola, que se integrava de forma harmoniosa no ambiente já existente.
(...) Passados 25 anos, quero dar os parabéns por uma grandiosa instituição pedagógica, gerida com um empenho extraordinário, com grande competência e com um esforço incansável. Convosco, não só olho para trás, para 25 anos de história, como também para um futuro promissor. Hoje, mais de 480 crianças, frequentam a nossa Escola Nova Apostólica. Sete salas são ocupadas por crianças dos três aos cinco anos e as crianças do primeiro ciclo estão distribuídas por doze salas, sendo todas elas assistidas por um total de 32 professores e professoras.
Ensinar com amor
O lema da "Escola Nova Apostólica" é: “aqui aprende-se com alegria, porque se ensina com amor”. No início, a escola foi apoiada financeiramente pela Igreja, mas hoje em dia, as propinas das crianças são suficientes para que a escola seja autónoma.
© Igreja Nova Apostólica Portugal
Mit Hilfe einiger zusätzlicher Dienste können wir mehr Funktionen (z.B. YouTube-Video-Vorschau) anbieten. Sie können Ihre Zustimmung später jederzeit ändern oder zurückziehen.
Diese Internetseite verwendet notwendige Cookies, um die ordnungsgemäße Funktion sicherzustellen. Jeder Nutzer entscheidet selbst, welche zusätzlichen Dienste genutzt werden sollen. Die Zustimmung kann jederzeit zurückgezogen werden.
Nachfolgend lassen sich Dienste anpassen, die auf dieser Website angeboten werden. Jeder Dienst kann nach eigenem Ermessen aktiviert oder deaktiviert werden. Mehr Informationen finden sich in der Datenschutzerklärung.