Luanda/Lubango/Dortmund. De 15 a 24 de Agosto de 2010, o apóstolo de distrito Armin Brinkmann esteve de visita a Angola que é assistida desde 1983 pela Renânia do Norte-Vestefália. Entretanto, vivem neste país da África Ocidental mais de 200 000 cristãos novos-apostólicos.
Às 6 horas da manhã de segunda-feira, dia 16 de Agosto de 2010, o apóstolo de distrito Armin Brinkmann chegou a Luanda, a capital angolana. Três horas mais tarde, o voo seguiu para Ondjiva, na província de Cunene, passando por Namibe. Primeira etapa: uma igreja nova-apostólica em construção que irá ser inaugurada no dia seguinte. “O estaleiro ainda se encontrava em grande confusão", escreve o apóstolo de distrito no seu relatório da viagem. Supostamente teria de estar tudo pronto. Mas em África é assim.
Serviço divino de inauguração com 450 participantes
E na manhã seguinte a grande surpresa: tudo pronto! Os membros da comunidade estão contentes e orgulhosos com a sua igreja nova. Em Fevereiro de 1994, o evangelista José Maria Dala oficiou nesta localidade o primeiro serviço divino, no qual estiveram presentes 18 convidados. No ano de 1999 começou a ser construída a igreja. Mas devido a dificuldades que surgiram, a construção ficou parada. Em 2008, tornou-se possível continuar com os trabalhos e agora foram finalmente terminados. Na província de Cunene existem actualmente 14 comunidades.
O apóstolo de distrito oficiou o serviço divino de inauguração com 454 participantes, usando o texto bíblico tirado de Habacuc 2,20: «Mas o Senhor está no seu santo templo: cale-se diante dele toda a terra.» Entre os convidados encontrava-se também o vice-governador da Província, que no final do serviço divino ainda dirigiu algumas palavras à comunidade.
Para Lubango por estradas enlameadas
Após o serviço divino, o apóstolo de distrito seguiu para Xangongo onde 188 cristãos novos-apostólicos participaram no serviço divino. Depois seguiu mais de 100 quilómetros por estradas enlameadas e 200 quilómetros por estradas alcatroadas até chegar a Lubango (Província de Huíla). O grupo de viajantes foi recompensado com um pôr-do-sol espectacular sobre a imensidão infinita de África.
Na quarta-feira, dia 18 de Agosto de 2010, a viagem continuou, logo de manhã cedo, para Namibe, que fica na província e no deserto com o mesmo nome. Nesta localidade, o apóstolo de distrito oficiou um serviço divino num cineteatro, no qual participaram 229 cristãos novos-apostólicos. O evangelista de distrito Paulo Chipala foi colocado em descanso antecipado por motivos de saúde. O texto bíblico que serviu de base à prédica foi tirada de Mateus 25,8.
Dezoito ministros ordenados
Por fim, o grupo regressou a Lubango, viajando, desta vez, 170 quilómetros por estradas boas. No entanto, tiveram de subir a Serra da Leba, pelas muitas estradas em serpentina, para chegar ao planalto, a 2000 metros de altitude, onde se encontra a cidade. O apóstolo de distrito oficiou ali, no dia seguinte, um serviço divino para os ministros da região e esposas. O apóstolo de distrito serviu os 230 participantes do serviço divino com a palavra de Aos Hebreus 13,15-16.
Do programa de sexta-feira, dia 20 de Agosto de 2010, constava de um seminário com todos os ministérios sacerdotais. O tema principal foram os novos artigos de fé e a ampliação da liturgia. O ponto culminante coincidiu com o final da visita a Lubango, um serviço divino que contou com a presença de 850 participantes e no qual foram aposentados quatro assistentes pastorais de longa data. O apóstolo de distrito ordenou um ancião de distrito, quatro evangelistas de distrito, cinco pastores e oito evangelistas. A tarde foi dedicada à música: coros de Lubango e de Matala cantaram diversas peças musicais.
Visita a Luanda Sul
No domingo, o apóstolo de distrito Brinkmann regressou de avião a Luanda, onde, à tarde, se reuniram em Cassenda, para assistir a um serviço divino, 100 ministros com as respectivas esposas. A seguir, o apóstolo de distrito visitou ainda alguns terrenos em Luanda Sul, onde está a ser construída uma nova cidade e onde serão também construídas, nos próximos anos, novas igrejas.
No último dia da viagem, segunda-feira, dia 23 de Agosto de 2010, antes do voo de regresso, que partiu à noite em direcção à Europa, ainda houve uma reunião com os apóstolos angolanos que durou o dia inteiro.
© Igreja Nova Apostólica Portugal