Cidade do Cabo/Frankfurt/Dortmund. Por ocasião do Pentecostes de 2010, o mundo novo-apostólico está de olhos postos na Cidade do Cabo (África do Sul). O apóstolo maior Wilhelm Leber, o principal dirigente espiritual dos cristãos novos-apostólicos no mundo inteiro, irá oficiar um serviço divino no domingo, dia 23 de Maio de 2010, em Tafelsig, na maior Igreja Nova Apostólica do mundo.
O serviço divino vai ser transmitido via satélite e pela Internet para as muitas comunidades novas-apostólicas do mundo, ao todo, quase 100 países. No Pentecostes de 2010, estão convidados para a Cidade do Cabo para participar numa assembleia de apóstolos, todos os 356 apóstolos activos no mundo.
Em mais de 5000 igrejas, mais de 1,2 milhões de crentes irão assistir à prédica do apóstolo maior Wilhelm Leber. Em África e na Europa, o serviço divino será transmitido em directo. Devido à diferença horária, para a América do Norte e do Sul, o serviço divino será gravado e transmitido mais tarde. A prédica do apóstolo maior será traduzida ao altar para o inglês e do inglês para mais de 20 línguas e transmitida por uma cadeia de satélites.
Concerto na véspera
No dia 22 de Maio, às 17:00 horas, hora local (15:00 horas em Portugal), a Igreja Nova Apostólica da Cidade do Cabo irá transmitir um concerto a partir do auditório de Silvertown, via satélite, para o mundo inteiro. Para mais informações, ver aqui.
Um desafio técnico
Ambos os eventos serão filmados por uma empresa de produção local e transmitidos para a estação terrestre em Joanesburgo. A partir daí, o sinal será distribuído via satélite para alguns países africanos e para a Alemanha, para a estação terrestre em Usingen, e daí, será reencaminhado por fibra para a editora da igreja em Frankfurt.
Na editora Bischoff, nas cabines destinadas à tradução, irão estar intérpretes a traduzir a prédica do dirigente espiritual em mais de 20 línguas. O sinal digital é complementado por canais áudio adicionais e distribuído, por um “uplink” instalado na editora Bischoff, para um satélite pertencente ao grupo Eutelsat, que, por sua vez, o distribuirá para a Europa e o Norte de África, bem como para partes de Ásia.
A conversão dos sinais
O sinal convertido para a tradução de francês, português e espanhol, será redireccionado por fibra pela editora Bischoff para a estação terrestre de Usingen. A partir daí, será enviado via satélite para uma outra estação terrestre e depois por fibra ou via satélite para outros continentes. As estações terrestres recebem a emissão e facultam-na às estações receptoras via satélite ou por rádio.
Na América do Norte e do Sul, o sinal vai ser gravado e transmitido mais tarde para as comunidades. Para a Austrália e Nova Zelândia, o sinal será direccionado, por fibra, de Londres para Sidney e distribuído a partir daí.
Transmissão pela Internet
Os cristãos novos-apostólicos que não tenham acesso à ligação via satélite, têm a possibilidade de acompanhar os acontecimentos pela Internet. Uma vez que a frequência está limitada a alguns utilizadores, os participantes recebem antecipadamente das suas igrejas regionais uma autorização de acesso.
A partir da editora Bischoff em Frankfurt, o sinal recebido da Cidade do Cabo, é conduzido através de um encoder para um provedor em Dresden, que, por sua vez, transmite o streaming para a Internet.
A história da transmissão
A primeira transmissão efectuou-se em 1946 por uma linha de som, a partir de Reutlingen, através da rede telefónica. A 5 de Agosto de 1951, segue-se a primeira transmissão de som em maior escala através dos cabos do correio. Nessa altura, mais de 40 000 ouvintes em diferentes localidades na Alemanha, puderam assistir à transmissão. O sistema continua a desenvolver-se nos anos seguintes.
A partir do início dos anos oitenta, passou a transmitir-se cada vez mais por radiodifusão em imagem e som. Com esta tecnologia, apenas se conseguia alcançar um pequeno grupo. Por esse motivo, a Igreja Nova Apostólica, decidiu passar a transmitir imagem e som via satélite. A editora da igreja, a editora Bischoff em Frankfurt sobre o Meno, foi incumbida de realizar este projecto
Transmissão via satélite desde há 20 anos
Após alguns testes de transmissão e após ter sido concluída a primeira fase de instalação, pôde ser transmitido pela primeira vez, via satélite, no Pentecostes de 1990, um serviço divino a partir do “Austria-Center” em Viena, por via satélite, para mais de 80 postos de recepção na Europa Ocidental.
Desde meados dos anos 90 do séc. XX, o serviço divino anual do Pentecostes é transmitido também para os EUA e para o Canadá, para a África do Sul e, mais tarde, também para a América do Sul. A partir de 2005, passam a poder participar alguns países do Sudeste Asiático e a Austrália. Desde então, cinco continentes passam a ser alcançados pela transmissão. A partir de 2007, os crentes que nalgumas partes da terra não podem receber a transmissão via satélite, têm a possibilidade de assistir através da Internet.
Lugares de recepção na Europa
De momento, em mais de 40 países da Europa e parte da Ásia, mais de 1600 casas de Deus da Igreja Nova Apostólica, estão equipadas para poderem receber os serviços divinos via satélite e, em parte, pela Internet. A área abrangida vai da Escandinávia à Madeira, passando por Malta, Chipre e Israel, e desde os Açores até para além dos Urais. Precisamente por esse motivo, é necessário traduzir a prédica em simultâneo, para 20 línguas.
© Igreja Nova Apostólica Portugal