Dortmund. A primeira grande viagem do apóstolo de distrito Armin Brinkmann, dirigente da Igreja Nova Apostólica da Renânia do Norte-Vestefália, em 2010, levou-o até às ilhas de São Tomé e Príncipe.
No sábado, dia 30 de Janeiro de 2010, o apóstolo de distrito Armin Brinkmann inaugurou uma igreja nova em Picão, na ilha de Príncipe. “Reuniram-se no local, para participar na inauguração, mais de duzentos cristão novos-apostólicos cheios de gratidão e de alegria”, escreve o apóstolo de distrito Armin Brinkmann no seu relatório da viagem.
Uma igreja nova em Santa Cruz
Depois de um serviço divino na igreja principal em Santo António, no domingo dia 31 de Janeiro de 2010, o apóstolo de distrito Armin Brinkmann regressou à ilha principal, São Tomé, onde inaugurou uma igreja nova na comunidade de Santa Cruz. “Também aqui se pôde sentir grande alegria e gratidão”, afirma o apóstolo de distrito.
Quarta-feira, dia 3 de Fevereiro de 2010, foi feriado nacional em São Tomé e Príncipe. Isso deu oportunidade de oficiar um serviço divino na Igreja Nova Apostólica em Santana, onde se reuniram por volta de mil cristãos novos-apostólicos. Após um encontro com os ministros e esposas, o apóstolo de distrito Armin Brinkmann regressou do calor tropical para o frio glaciar da Alemanha.
A Igreja Nova Apostólica em São Tomé e Príncipe
O estado insular de São Tomé e Príncipe fica situado no Golfo da Guiné, aproximadamente a 200 quilómetros da costa africana – a ocidente da Guiné Equatorial e do Gabão. Dos mais ou menos 19 000 habitantes das ilhas, aproximadamente dez porcento são novos-apostólicos. O apóstolo de distrito Armin Brinkmann é o responsável pela sua assistência pastoral. Em 1983 visitou as lhas pela primeira vez, como evangelista.
Com menos de 200 000 habitantes, São Tomé e Príncipe é o segundo país menos populoso de África, logo a seguir às ilhas Seicheles. Mais de noventa porcento dos habitantes, vivem no sul, na maior das duas ilhas, em São Tomé. Ambas as ilhas fazem parte de uma cordilheira de origem vulcânica.
Dia da Juventude com 1200 participantes
A última vez que o dirigente da Igreja Nova Apostólica da Renânia do Norte-Vestefália visitou as ilhas de São Tomé e Príncipe foi em Maio de 2009. Na altura, ele oficiou um serviço divino para a juventude, que contou com mais de 1200 participantes.
Para além disso, ainda visitou um projecto de beneficência da Igreja Nova Apostólica. Nas montanhas da ilha, a igreja tem um terreno enorme com aproximadamente 100 hectares, o qual está a ser utilizado para criação de animais e para a agricultura. O projecto oferece trabalho aos jovens e deverá vir a autofinanciar-se.
© Igreja Nova Apostólica Portugal