Bielefeld/Dortmund. Foi colocado em descanso um dos pioneiros do trabalho da INA em Portugal.
No dia 6 de Dezembro de 2009, o apóstolo de distrito Armin Brinkmann ordenou o evangelista de distrito de longa data, Peter Johanning, como ancião de distrito. Antes de o fazer, o presidente da Igreja Nova Apostólica da Renânia do Norte-Vestefália colocou em descanso o antigo dirigente distrital, o ancião de distrito Dieter Kruse, após mais de 30 anos de actividade como assistente espiritual. “Sempre fizeste tudo com todo o teu coração”, afirmou o apóstolo de distrito Brinkmann.
Mais de 1700 cristãos novos-apostólicos de Bielefeld e muitos convidados de toda a Renânia do Norte-Vestefália assistiram no dia 6 de Dezembro de 2009 ao serviço divino no pavilhão Oetker em Bielefeld. Entre os convidados estavam ministros distritais e encarregados de juventude de toda a Igreja Regional. Durante muitos anos, Dieter Kruse dirigiu o trabalho com a juventude desta Igreja Regional e deu imensos impulsos que ainda hoje se reflectem no trabalho com os jovens.
Empregou todo o coração
O texto bíblico para este serviço divino foi do segundo livro das Crónicas, 31:21: «Em tudo o que empreendeu [...] pondo na sua acção todo o seu coração. E foi bem sucedido.»
Na sua prédica, o apóstolo de distrito frisou que o ancião de distrito Dieter Kruse terá sido sempre uma pessoa que tudo fez com todo o seu coração. Pôr na sua acção todo o seu coração significa, entre outras coisas, ter um coração humilde, temente a Deus, satisfeito e obediente.
«Confia no Senhor»
Depois da absolvição e da celebração da Santa Ceia, o apóstolo de distrito colocou em descanso o antigo ancião de distrito e exonerou-o da sua função como dirigente distrital de Bielefeld.
A seguir, ordenou como ancião de distrito outro colaborador dos primórdios da INA em Portugal: o evangelista de distrito Peter Johanning. E incumbiu-o de dirigir o distrito. “Não tentes copiar o teu antecessor no ministério”, assim o conselho do apóstolo de distrito Brinkmann. “Tenta ser Peter Johanning, o Primeiro.” Dedicou-lhe este texto bíblico: «Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te fies na tua própria inteligência” (Provérbios 3:5).
Despedida emocional com muitos corações
Num acto muito emocional, 130 jovens e encarregados de juventude do distrito de Bielefeld despediram-se, depois do serviço divino, do seu ancião de distrito que tinha acabado de sair da activa, cantando para o seu “Dieter” uma canção da autoria dos próprios jovens intitulada “Obrigado”, com corações vermelhos nas mãos.
E também lhe ofereceram prendas: uma barra de chocolate gigante “Merci”, uma árvore da vida verde e um coração vermelho com mãos em gesso. Estas mãos em gesso tinham sido preparadas ao longo das últimas semanas no refeitório da universidade. A música e a letra são da autoria de Roland Scholz. O refrão é assim: “Muito obrigado e muitas felicidades, obrigado pelo tempo que nos dedicaste, obrigado por teres sido sempre bom ouvinte e teres tido sempre um coração cheio de amor.”
O ancião de distrito Dieter Kruse tinha sido ordenado como dirigente distrital do distrito de Bielefeld em 12 de Setembro de 1993. Tendo alcançado os 65 anos de vida, foi aposentado a nível profissional e também a nível da igreja.
Professor catedrático para psicologia e psicologia criminal
Uma semana antes, no dia 27 de Novembro de 2009, já tinha sido festejada a sua despedida a nível profissional no auditório da Universidade de Bielefeld, no âmbito de uma cerimónia de despedida, realizou-se a sua emeritação como professor catedrático. Dieter Kruse, graduado em pedagogia e psicologia, foi, durante muitos anos, professor catedrático para psicologia e psicologia criminal na faculdade de serviços administrativos comunais ciências sociais da Universidade para Administração Pública da Renânia do Norte-Vestefália, dependência de Bielefeld.
No seu discurso, o Dr. Dieprand von Richthofen, antigo reitor da universidade FHöV,, também sublinhou as funções eclesiásticas de Dieter Kruse: “o Senhor Kruse sempre conseguiu dar sentido a muitos aspectos através da sua profunda fé cristã e do seu empenho nas actividades da igreja.”
© Igreja Nova Apostólica Portugal