Bissau/Dortmund. A Guiné-Bissau fica situada na costa atlântica na África Ocidental. A Guiné-Bissau tem por volta de 1,4 milhões de habitantes e é assistida pela Igreja Nova Apostólica da Renânia do Norte-Vestefália desde o princípio de 2008.
Por ocasião da visita do apóstolo maior Wilhelm Leber a este país, foi publicada uma crónica sobre o desenvolvimento da Igreja Nova Apostólica neste país da África Ocidental.
Em 1446, os portugueses ocuparam esta região e fundaram a Guiné portuguesa. 150 anos mais tarde, esta região já se tinha tornado num dos mercados de tráfico de escravos lusitano mais importante. O período colonial durou mais de 500 anos. Durou até Amilcar Lopes Cabral fundar, em 1955, o PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde) e, em 1963, começar a guerra da independência contra os ditadores coloniais. Em 1972, os lutadores pela liberdade já tinham uma grande parte do país, inclusive o Arquipélago de Cabo Verde, debaixo do seu controlo.
A independência da Guiné-Bissau foi proclamada a 24 de Setembro de 1973 e reconhecida por Portugal em 10 de Setembro do ano seguinte. Até hoje, o dia 24 de Setembro continua a ser o feriado nacional do país.
A Igreja Nova Apostólica em Guiné-Bissau
O primeiro assistente espiritual novo-apostólico, foi o evangelista Willi Fischer, que em 1978 veio para a Guiné-Bissau. Na sua primeira visita, conheceu o actual ancião de distrito Augusto da Costa. Através deste primeiro contacto, foi possível baptizar e selar as primeiras almas pouco tempo depois. Augusto da Costa foi ordenado diácono.
Quatro anos mais tarde, a comunidade de Guiné-Bissau já tinha 36 membros. O diácono Augusto da Costa recebeu o ministério de sacerdote.
O apóstolo Schneider assume a responsabilidade
Em 1984, o apóstolo de distrito Klaus Saur ficou responsável pelo distrito de Hessen e pelas áreas missionárias pertencentes ao mesmo distrito. No ano seguinte, ele viajou pela região do noroeste africano. Em nove serviços divinos, administrou a dádiva do Espírito Santo a mais de 400 crentes.
Ao lado do apóstolo de distrito Saur trabalhou, mais tarde, no noroeste africano, o apóstolo Herbert Schneider, o qual recebeu o ministério de apóstolo em 1984. Depois de, em 1988, o ancião de distrito Willi Fischer ter sido aposentado, o bispo Karl Teufel e outros assistentes espirituais de Baden passaram a dar apoio ao apóstolo.
Primeiro apóstolo residente
Em 1989, a Guiné-Bissau teve o seu primeiro apóstolo residente, Abubacar Mané. Depois do falecimento do apóstolo, em 1992, trabalhou na Guiné-Bissau o apóstolo Fernando Mendes até à sua aposentadoria antecipada a 24 de Novembro de 1997. Em 1998, Alfredo Angaré ocupou o seu lugar. A 25 de Janeiro, Alfredo Angaré recebeu da mão do apóstolo maior Fehr o ministério de apóstolo.
Depois do apóstolo Herbert Schneider ter sido aposentado, por motivos de doença, no ano de 1994, a Guiné-Bissau passou a ser assistida pelo apóstolo Wolfgang Eckhardt. No final de 1999, o apóstolo Wolfgang Eckhardt foi sucedido pelo apóstolo Gert Opdenplatz, que tinha acabado de ser ordenado como apóstolo e que já antes tinha trabalhado nos países da África Ocidental.
O número de membros aumenta para 25 000
No início da actividade do apóstolo de distrito Saur, no final de 1984, havia 222 cristãos novos-apostólicos na Guiné-Bissau. Em 1995, a responsabilidade pelo país passou para a igreja regional de Hessen/Renânia-Palatinado/Sarre, debaixo da direcção do apóstolo de distrito Hagen Wend. Nessa data, já mais de 26 500 cristãos tinham adoptado a fé nova-apostólica.
A 4 de Dezembro de 2000, estava planeada uma visita do apóstolo maior Richard Fehr à Guiné-Bissau. Mas o voo foi cancelado por problemas de ordem técnica no avião que fazia a ligação de Mali para o país vizinho. Por esse motivo, o serviço divino em Bissau, no qual estiveram presentes 1500 almas, foi oficiado pelo apóstolo Opdenplatz.
Primeira visita do apóstolo maior Fehr
A 4 de Novembro de 2002 o apóstolo maior Fehr acabou por fazer a sua visita. Foi a primeira visita de um apóstolo maior a este país do noroeste africano. Ele serviu os 1200 participantes com o texto bíblico da Epístola Aos Romanos 8:14: “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.” Participaram neste serviço divino o apóstolo de distrito Horst Ehlebracht e o apóstolo Armin Brinkmann da igreja distrital da Renânia do Norte-Vestefália.
Quando, em 2008, esta área missionária passou a ser assistida pela Igreja Nova Apostólica da Renânia do Norte-Vestefália, já viviam 35 000 cristãos novos-apostólicos neste país. Eram servidos pelo apóstolo Alfredo Angaré, 30 ministros distritais e por mais cerca de 2100 assistentes espirituais.
Igreja Regional da RNV passa a ser responsável pela assistência a este país
A 9 de Novembro de 2007, o apóstolo maior Wilhelm Leber ordenou, como segundo apóstolo para a Guiné-Bissau, o ancião de distrito Agostinho Indami. Os dois apóstolos são assistidos pelo bispo Sanha N'Dami.
Em Janeiro de 2008, pouco depois da Guiné-Bissau ter passado a ser assistida pela igreja regional da Renânia do Norte-Vestefália, o apóstolo Manuel Luiz (Portugal) viajou para este país e visitou os distritos e as comunidades, para poder fazer o ponto da situação.
Primeira visita do apóstolo de distrito Brinkmann
Em Fevereiro, o apóstolo de distrito Armin Brinkmann pretendia visitar o país, mas teve de adiar a viagem devido ao falecimento do apóstolo Reinhold Skielka. Em Junho, encontrou-se em Bissau com o apóstolo Manuel Luiz, que já tinha preparado os serviços divinos e as ordenações. Entre outros preparativos, também teve de ser preparada a visita planeada do apóstolo maior Wilhelm Leber em Outubro de 2009.
Num dos serviços divinos, o apóstolo de distrito ordenou 8 anciães de distrito, 14 evangelistas de distrito, 24 pastores, e 66 evangelistas. Participaram neste serviço divino mais de 1000 cristãos novos-apostólicos.
Hoje, os 37 000 cristãos novos-apostólicos reúnem-se em 605 comunidades e são assistidos por 2300 assistentes espirituais. Entre eles, 24 anciães de distrito e 47 evangelistas de distrito.
Brochura para descarregar
A brochura “Bem-vindos à Guiné-Bissau” pode ser descarregada aqui.
© Igreja Nova Apostólica Portugal
Mit Hilfe einiger zusätzlicher Dienste können wir mehr Funktionen (z.B. YouTube-Video-Vorschau) anbieten. Sie können Ihre Zustimmung später jederzeit ändern oder zurückziehen.
Diese Internetseite verwendet notwendige Cookies, um die ordnungsgemäße Funktion sicherzustellen. Jeder Nutzer entscheidet selbst, welche zusätzlichen Dienste genutzt werden sollen. Die Zustimmung kann jederzeit zurückgezogen werden.
Nachfolgend lassen sich Dienste anpassen, die auf dieser Website angeboten werden. Jeder Dienst kann nach eigenem Ermessen aktiviert oder deaktiviert werden. Mehr Informationen finden sich in der Datenschutzerklärung.